Navegando por Assunto "Mathematical language"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental(2022-11-30) GONSAGA, Suelen Sacramento; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A linguagem matemática é uma ferramenta muito importante na construção do conhecimento matemático. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes diante da complexidade no processo de escrita e entendimento podem prejudicar sua relação com a disciplina de matemática. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma os professores compreendem a função da linguagem no ensino e na aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. A fundamentação teórica que sustenta este estudo está embasada nas teorias de diferentes teóricos que discutem a temática. Para o desenvolvimento adequado da pesquisa de enfoque qualitativo foi realizada a pesquisa de campo utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico aplicado a docentes atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em linhas gerais, entende-se que a comunicação e linguagem são essenciais para o ser humano e que a linguagem matemática é elemento primordial para a compreensão dessa importante área do conhecimento assim como é importante educadores cientes do papel de mediadores no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos, façam intervenções e discutam com os estudantes possíveis equívocos na linguagem contribuindo eficazmente para a melhoria da compreensão dos conceitos matemáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os reflexos da linguagem matemática na aprendizagem de equação do 1° grau por estudantes do ensino fundamental(2018-09-27) RIBEIRO, Dilcilene do Nascimento; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este trabalho constitui-se de uma pesquisa que teve como objetivo, encontrar as possíveis dificuldades na aprendizagem de equações do 1ºgrau, buscando conhecer aspectos da Linguagem Matemática que refletem na aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental sobre conhecimentos algébricos. Desse modo, trata-se da Álgebra como uma Linguagem Matemática; discute-se a relação existente entre a Língua Portuguesa com Linguagem Matemática; e ainda a complexidade que há na passagem da Linguagem Aritmética para a linguagem algébrica. Para alcançar este objetivo, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula por meio de uma roda de conversa, uma entrevista feita com os alunos e questionário por meio de um exercício. Partindo dos elementos apontados nesses registros, com base em referenciais teóricos tecemos a análise final, da qual emergem os resultados apresentados nas considerações finais. O resultado da pesquisa evidencia as dificuldades que os alunos apresentam em usar uma incógnita ou variável, o que deixa claro a complexidade que há entre a linguagem natural e a linguagem matemática. E ainda dificuldades na leitura e interpretação das questões, o que acentua a incompreensão da álgebra, principalmente quando se trata de resolução de problemas. Assim, longe de chegarmos a um manual para o ensino da álgebra, é importante que nós professores busquemos ampliar nossos conhecimentos e fiquemos atentos aos erros de nossos alunos, para auxiliá-los no momento exato e de forma adequada.