Navegando por Assunto "Mathematical games"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino da matemática mediado pelos jogos: interrelações entre o conteúdo ensinado e a aprendizagem desenvolvida por estudantes do ensino fundamental na percepção de professores de matemática(2022-02-24) NEVES, Samara Corrêa; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O trabalho tem a finalidade de tratar das relações surgidas entre o conteúdo ensinado e a aprendizagem desenvolvida por estudantes na percepção dos professores. Levando os docentes a terem a possibilidade de analisar os alunos dentro do contexto escolar utilizando a inserção dos jogos em aulas de Matemática, conhecendo e podendo melhorar suas habilidades. Cuja pesquisa foi feita com Professores de Matemática da Rede Pública de Ensino, do município de São Domingos do Capim- PA, Com o intuito de que os jogos auxiliem o conteúdo matemático ministrado em sala, seguindo mediante a nova organização da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, onde esses jogos são criados com o intuito de melhoria não só do ensino, mas também do comportamento cognitivo e raciocínio lógico do aluno. Utilizando a sala de aula e também fora do ambiente escolar como meio de pesquisa, elevando seus conhecimentos matemáticos para além da escola, e estabelecendo uma educação que seja facilitadora para as crianças em series iniciais. No entanto os jogos precisam ser inseridos de forma eficaz, necessitando-se que os professores tenham um breve conhecimento de algumas práticas que Piaget e Vygotsky, e dentre outros teóricos estabelecem como sendo importantes para o desenvolvimento do aluno mediante a essa estratégia de ensino que será previamente inserida. Tendo como ambiente de pesquisa a sala de aula e seus arredores, o instrumento usado será o jogo, e a investigação é gerada devido as relações que surgem depois que o conteúdo é inserido em sala e colocado em pratica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental(2024-02-29) LIMA, Geovana Costa; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho destaca o uso de jogos matemáticos, em particular a Torre de Hanói, como uma ferramenta educacional eficaz para ensinar Matemática no ensino básico. Ele explora como os jogos podem tornar o aprendizado da matemática acessível e divertido, incentivando os alunos a se envolverem e a desenvolverem habilidades lógicas. O jogo Torre de Hanói é apresentado como uma situação problema que pode ser aplicada em sala de aula, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico dos alunos. Além disso, o texto discute a Modelagem Matemática como uma abordagem que combina teoria matemática e prática, incentivando os alunos a pensar de forma abstrata e a colaborar na resolução de problemas. Ao final, são apresentadas propostas de atividades de Modelagem Matemática usando a Torre de Hanói como base, destacando como essa abordagem pode ser implementada de forma eficaz no ensino da matemática. Destaca-se que o referido trabalho não traz resultados de aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA(2021-05-18) OLIVEIRA, Gildson Gomes de; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384Estudos e pesquisas comprovam a dura realidade de muitas crianças do Brasil e de vários outros países do mundo, quando se fala em dificuldade no ensino aprendizagem. Vários motivos contribuem para que o educando tenha dificuldades em relação ao aprendizado, muitos não conseguem aprender a ler, escrever, contar e quando essas crianças ingressam na escola e essa situação se torna uma realidade entre professores, esses alunos são considerados como atrasados e de pouco desenvolvimento intelectual. Quando esse não aprendizado é relacionado com a disciplina de matemática, aí o problema se torna muito mais complexo, pois a matemática é tida como detentora de conhecimento e que na maioria das vezes o aluno não está preparado para o seu ensino. Pensando-se em uma proposta de ensino que possa mudar, ou criar possibilidades de mudanças a essa situação, apresenta-se neste trabalho uma proposta metodológica que mostra, de que forma materiais concretos como os jogos proporcionam compreensão de conceitos matemáticos. O emprego de jogos na sala de aula, além de ser uma atividade lúdica e agradável ao aluno, auxilia na aprendizagem de conceitos matemáticos envolvidos nas situações geradas através dos jogos, em que o aluno é instigado a tomar decisões e controlar as respostas de seus colegas, permitindo ao professor atuar como orientador entre as distintas ações deles. Procurou-se buscar as origens dos jogos no aprendizado da matemática, tornando as aulas de matemática menos metódicas, auxiliando o aluno a construir seu conhecimento através de um material concreto, buscando metodologias lúdicas que contribuam para uma aprendizagem eficaz por parte dos alunos na matemática.