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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Adsorção do chumbo na Manihot Esculenta (mandioca) exposta ao rio cateté-pa contaminado por metais pesados
    (2022-02-11) COSTA, Juliana Socorro Barbosa da; NEVES, Alacid do Socorro Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4480788820987458; PAIVA, Reginaldo Sabóia de; http://lattes.cnpq.br/9461672108039581
    Neste trabalho, aborda-se um caso real de contaminação pelo metal pesado chumbo, devido o lançamento de efluentes do empreendimento minerário localizado próximo ao Rio Cateté, que pertence a região de Carajás, Sudeste do Estado do Pará. Ao longo deste rio foram escolhido dois pontos para serem estudados, o porto da Aldeia Indígena Cateté e o porto da Aldeia Indígena Djudjeko. Com isso, investigando a rotina da população que habita essa aréa e se utiliza desse porto, percebeu-se que é uma característica dos índios da região utilizarem o rio para produção de farinha de mandioca (manihot esculenta), alimento muito consumido por eles. No entanto, as análises químicas da água do Rio Cateté, do lodo das margens do rio e da própria mandioca, apontaram que estes se encontram contaminados por chumbo. O estudo em questão aborda o fenômeno da adsorção que ocorre na etapa de produção da farinha exercida com o auxílio do rio, onde a mandioca é imersa nas águas do rio, por um determinado período, para o seu amolecimento. Diante disso, este trabalho propõe-se a traduzir este fenômeno através do desenvolvimento de um modelo matemático que descreve numericamente o processo de adsorção de chumbo pela mandioca exposta ao Rio Cateté. Para as análises químicas, foram preparadas amostras da água do rio, mandioca, farinha de mandioca e do lodo formado na margem do rio. Em seguida, após a identificação dos teores de chumbo nessas amostras, foi criado um modelo algébrico em que foi aplicado a união do modelo sigmoidal e o da transformada de Laplace para resolver o balanço de carga iônica. Com isso, foram realizadas simulações para ambos os modelos, inclusive a simulação de extrapolação, em que é possível observar o ponto máximo de adsorção. Por fim, o modelo obtido atendeu ao objetivo proposto neste trabalho, sendo capaz de caracterizar e representar o fenômeno de adsorção do chumbo na contaminação da mandioca (manihot esculenta) exposta a água do Rio Cateté, concluindo que a contaminação do tubérculo ocorre pela concentração de chumbo depositado no lodo das margens do rio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modegalem matemática do transporte da soja do polo Paragominas-PA: um estudo da viabilidade logística da hidrovia Guamá - Capim
    (2023-07-04) GOMES, Emerson Batista; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de
    Este trabalho se situa no campo dos estudos do Transporte e tem por objetivo construir um modelo matemático do transporte de soja do Polo Paragominas-PA ao complexo portuário de Vila do Conde no município de Barcarena-PA, avaliando a viabilidade de utilização da rota da Hidrovia Guamá-Capim. Para atender a este objetivo foram identificados e caracterizados: o polo produtor através de revisão bibliográfica e pesquisa de dados, as rotas alternativas que servem ao escoamento da produção e o seu destino portuário e os custos de frete e transbordo da produção. O trabalho orienta-se pela abordagem qualitativa, configurando um estudo de caso com suporte na multirreferencialidade dada a complexidade das informações envolvidas. Empregou-se referenciais como Cruz (2019) e Fajardo (2001) para o suporte da dinâmica de transporte da temática da soja e Oliveira (2021) e Passos (2008) para a elaboração do modelo de transporte. O modelo proposto atende aos critérios da Programação Linear considerando as distâncias e custos de transporte comparando o modal rodoviário ao intermodal hidroviáriorodoviário. Os resultados evidenciam que investimentos privados e estatais, com fins a melhoria da infraestrutura hidroviária do corredor logístico do Polo Paragominas, o transporte fluvial interior pela Hidrovia Guamá-Capim pode ser considerada uma alternativa viável para o escoamento da produção de soja da região.
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