Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Math games"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação de jogos matemáticos no 1º ano do ensino médio
    (2022-07-08) QUARESMA, Mário Antonio Mata; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568
    Apesar da evolução do ensino que se tem nos dias atuais a disciplina de matemática continua sendo um dos motivos do grande número de reprovação dos alunos, não importa o nível de escolarização: fundamental, médio ou superior. Os motivos alegados para tal fato são diversos, mas há um consenso geral de que quando os professores utilizam métodos diferenciados, saindo daquela postura tradicional de lecionar, o resultado final melhora bastante. Por exemplo, a utilização de jogos matemáticos é uma das alternativas que diversos educadores usam para melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina, mas ainda são poucos os professores que utilizam os jogos em sala de aula e quando utilizam é mais para o ensino fundamental do que para o ensino médio. O presente trabalho objetivou mostrar, através de experiência realizada em sala de aula, com uma turma do 1º ano do ensino médio, que pudesse aplicar jogos matemáticos para o ensino médio e que faz com que o rendimento na aprendizagem aumente. Neste trabalho apresenta-se cinco jogos já existentes na literatura, que podem ser aplicados no ensino médio, mas na aplicação que ocorreu em uma escola do município de Abaetetuba, utilizouse apenas um devido ao tempo disponibilizado pelo professor. Durante a atividade foi possível perceber um interesse maior em aprender o conteúdo matemático para participar do jogo. Apresentou-se citações diversas dando um crédito à utilização desses jogos, então entende-se que é válido fazer essas experiências em sala de aula. Os jogos aqui propostos são sugestões simples que poderão ser utilizados nas escolas, com praticamente custo zero. Com a aplicação do jogo concluiu-se que a tentativa realmente é válida para melhorar a “imagem” desta disciplina temida por muitos, às vezes tão odiada e também muito amada por seu fascínio quando se cria estratégias de ensino diferenciadas e dinâmicas (“animadas”). E principalmente fazer com que os alunos não venham mais abandonar as salas de aula, desperdiçando a oportunidade de um futuro melhor, que na maioria das vezes só se pode alcançar através da educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização de materiais manipuláveis como metodologia de ensino das quatro operações com números naturais no ensino fundamental
    (2021-12-21) GONÇALVES, Neyse Nayla Brandão; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384
    Essa pesquisa teve como objetivo analisar de que forma materiais manipuláveis proporcionam compreensão no ensino das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) do Ensino Fundamental e assim, mostrar a importância da utilização desses recursos didáticos no desenvolvimento da aprendizagem do discente no ensino matemático em uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I da Escola Centro Educacional Maria Madalena, localizada no município de Terra Alta/PA. A investigação consistiu em verificar como os materiais manipuláveis podem auxiliar no ensino das quatro operações básicas. Durante a apresentação do material manipulável em sala de aula foi possível observar o interesse, entusiasmo e alegria dos alunos ao manusear o recurso didático Material Dourado, que foi o recurso escolhido para o trabalho dessa pesquisa. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos do 4° ano do Fundamental I, adotou- se uma abordagem de caráter quantitativo, qualitativo e bibliográfico, partindo para um estudo a partir de perguntas objetivas e subjetivas referentes ao recurso Material Dourado e ao conteúdo das operações básicas. Verificaram-se a importância da utilização de matérias manipuláveis no ensino das quatro operações, pois conclui-se com esta pesquisa que os sujeitos que responderam ao questionário compreenderam de forma satisfatória o conteúdo das quatro operações, como foi mostrado nos resultados dos gráficos realizados no terceiro do momento da pesquisa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA