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Navegando por Assunto "Marketing de bibliotecas"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Marketing da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará: a divulgação de produtos e serviços por via das mídias digitais
    (2018-01-30) ALVES, Thiago de Brito; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859
    Aborda a importância do marketing aplicado na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, como método de divulgação dos produtos e serviços por meio das vias digitais, revelando como a implementação do marketing tem efeitos consideráveis para a promoção da unidade de informação e como a interação dos usuários por meio das redes sociais e do site da Biblioteca vem crescendo durante o período de 2016 a 2018, apresentando dados que mostram como a tecnologia pode ser usada para que a Biblioteca dissemine a informação de um modo mais prático, não apenas presencial, como também por vias digitais, também analisa o melhor meio de divulgação digital para que a Biblioteca possa proporcionar uma disseminação da informação de qualidade e melhor cada vez mais como unidade de informação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O marketing na biblioteca escolar: aplicação na Biblioteca George T. Colman (CCBEU)
    (2017-04-03) NASCIMENTO, Ariane Nazaré Cardoso do; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Evidencia as atividades de marketing em bibliotecas escolares, destacando ações e atitudes organizacionais que podem fazer a diferença,de maneira positiva, nesses ambientes, por meio de um estudo de caso na Biblioteca George T. Colman, do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). Visa, de maneira geral, a incentivar análises e estudos sobre o marketing em bibliotecas escolares por meio de sua aplicação na Biblioteca do CCBEU. Especificamente, objetiva identificar as principais tendências do marketing da informação; investigar como o marketing tem sido planejado e executado nas bibliotecas escolares brasileiras; e analisar como a Biblioteca do CCBEU aplica o marketing, quais estratégias utiliza e quais resultados tem obtido. Apresenta-se como uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, tendo como lócus a Biblioteca George T. Colman, da escola de idiomas CCBEU, unidade Padre Eutíquio, em Belém (PA). Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada com a gerente da Biblioteca. Analisa os dados a partir do modelo proposto por Honorato (2004) e Kotler e Keller (2006), identificando os principais elementos do planejamento de marketing e examinando sua aplicação à Biblioteca do CCBEU. Discute os resultados a partir da teoria levantada, destacando os principais aspectos relacionados ao ambiente interno e externo, segmentação, posicionamento, planejamento estratégico e tático e ao composto de marketing, tendo como principais resultados a maior visibilidade da Biblioteca dentro e fora do CCBEU e uma participação mais ativa da unidade de informação no planejamento geral da instituição mantenedora.Conclui que a unidade de informação opera em consonância com o planejamento estratégico do CCBEU e que, embora o marketing possa ser aplicado de forma subconsciente em alguns aspectos, os resultados advindos da busca pela oferta de valor têm sido positivos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Planejamento de marketing em bibliotecas universitárias: aplicação na biblioteca do ICED/UFPA
    (2017-09-05) SANTOS, Karoline Grasielly Fernandes dos; NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do; http://lattes.cnpq.br/6520837741612534; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859
    As discussões a respeito da aplicação do marketing em bibliotecas universitárias têm se popularizado, à medida que as instituições buscam maneiras de se renovar e alcançar seus objetivos de forma a satisfazer o cliente final. Nesse contexto, a partir das experiências de estágio e de discussões promovidas em atividades de extensão realizadas no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), surgiu a proposta desta pesquisa, a qual objetiva descrever o planejamento de marketing na Biblioteca do ICED. Tem como objetivos específicos subsidiar o planejamento estratégico e acompanhar e identificar as etapas do planejamento de marketing. Utiliza a observação participante como método de coleta de dados e analisa os dados através da análise de conteúdo. Descreve também a metodologia utilizada pela Biblioteca do ICED/UFPA para o planejamento de marketing, que consiste em triangulação como método de coleta e análise de dados, aplicando variadas técnicas (pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada, benchmarking e grupo de foco). Resulta em uma descrição metodológica da construção do plano de marketing e de seus elementos constituintes: a análise ambiental, a segmentação do público, a definição do posicionamento, das estratégias e composto de marketing (Produtos e serviços, Praça, Preço e custos, Promoção e comunicação) e do plano de ação. Conclui que o planejamento de marketing em bibliotecas universitárias possibilita um diagnóstico mais preciso da visão que os usuários têm sobre a unidade de informação, a identificação das necessidades de cada grupo distinto de usuários e a definição de um posicionamento que norteie as atividades e ações desenvolvidas a cada período planejado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prática do buzz marketing: um estudo de caso na biblioteca do IEMCI/UFPA
    (2016) MOURA, Michelle Suellen do Espírito Santo; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859
    Analisa a utilização do buzz marketing feito pelos usuários da Biblioteca do Instituto de Educação Matemática Científica (IEMCI). Tem como objetivo geral: analisar o tratamento dos serviços oferecidos na Biblioteca do IEMCI através da prática do buzz marketing disseminado pelos usuários, promovendo o crescimento de usuário real e serve como modelo e ponto de partida para outras bibliotecas; e objetivos específicos: identificar como é feita a disseminação da informação; avaliar a divulgação da biblioteca perante a sociedade e o grau de satisfação do usuário. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem quantitativa na modalidade estudo de caso sobre a aplicação do buzz marketing na Biblioteca do IEMCI. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. O resultado da análise proposta nessa pesquisa mostra, de modo geral, que a prática do buzz marketing tem causado o crescimento de usuário real da Biblioteca do IEMCI, pois o nível de atratividade tem motivado o usuário a disseminar o nome da biblioteca. Por isso, conclui-se que para um bom desempenho da biblioteca, o usuário precisa encontrar os produtos e serviços que o satisfaz.
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