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Navegando por Assunto "Marketing"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Meta-startup: uma metodologia para o desenvolvimento de startups
    (2017-09-26) FERREIRA, Paulo Weskley de Almeida; FURTADO, Alfredo Braga; http://lattes.cnpq.br/3834872074006666
    Com o advento da computação móvel, criou-se uma infinidade de possibilidades de inovação nos negócios. Esse avanço permitiu aos novos empreendedores criar negócios com menores quantias de investimento inicial e até certo ponto democratizou o mercado. A consequente intensificação da criação de novas empresas gerou um aumento nas possibilidades de ocorrência de inovações. Porém, empreender no Brasil não é uma tarefa tão fácil, por conta de problemas gerados pela alta burocracia, carga tributária e escassez de mão de obra qualificada e especializada e na maior parte dos casos, a falta de experiência ou norteamento ao iniciar um empreendimento. Esses fatores acabam afetando a qualidade na produção de um bem ou prestação do serviço oferecido. Este trabalho apresenta uma metodologia voltada para a criação de startups em um contexto inicialmente regional. Trata-se da agregação de técnicas de Consultoria, Desenvolvimento e Marketing, aplicadas em um ambiente de trabalho de uma startup na cidade de Belém do Pará. A proposta também apresenta a ferramenta denominada Ulha, que permite aos clientes o acompanhamento de todo andamento do projeto por meio da interface web. Todo o suporte necessário para embasar a proposta foi descrito, assim como a citação de alguns empreendimentos que colaboraram para inspiração deste modelo. O resultado desta proposta consiste em apresentar dados coletados acerca da usabilidade da ferramenta Ulha.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As Mídias sociais como estratégia de marketing na difusão documental do Arquivo Nacional
    (2018) GRANGEIRO, Gilead; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    O uso das mídias sociais como estratégia de marketing para a difusão documental é o objeto de estudo deste Trabalho de conclusão de curso, ressaltando a sua importância no contexto social onde cada vez mais as pessoas utilizam essas ferramentas para satisfazer as suas necessidades informacionais, por estarem sempre disponíveis no momento que precisam. A tecnologia possibilitou aos profissionais da informação utilizarem essas ferramentas para trabalhar o marketing das instituições custodiadora de documentos de arquivo e dar visibilidade as ações desenvolvidas para disponibilizar a informação a todo tipo de usuário que delas necessitam. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com o auxílio de questionário aplicado aos profissionais do Arquivo Nacional que trabalham com difusão e acesso e a partir da análise dos dados foi possível constatar que as mídias sociais aliadas ao processo de difusão trouxeram, resultados satisfatórios para o marketing da instituição.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing
    (2016-04-30) NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Alberto Souza do; SILVA, Vanilda Goldinho Corrêa da
    O marketing tem se mostrado uma importante ferramenta para que as bibliotecas universitárias atinjam seus objetivos institucionais e sociais. Este plano de marketing objetiva propor o reposicionamento do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pela Biblioteca Central, o qual se constitui na maior rede de bibliotecas da Amazônia brasileira. Como objetivos específicos, busca analisar o ambiente de marketing, assim como definir objetivos e metas de marketing e definir estratégias de posicionamento por meio do composto de marketing do SIBI/UFPA. Como metodologia, aplica entrevista com grupo focal, brainstorm e filtragem informacional sistematizado Por meio da análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, assim como da segmentação dos mercados atendidos pelo SIBI, propõe ações estratégicas, de marketing institucional, de endomarketing e de promoção, a fim de se consolidar na mente de seus usuários finais, de seu público técnico e dos colaboradores da instituição como um ambiente de trabalho estimulante e propício ao desenvolvimento pessoal e e profissional; como referência técnica e tecnológica e ponte entre as grandes instituições nacionais e internacionais e as unidades de informação locais; e como uma rede de serviços de informação para toda a comunidade acadêmica, cuja atuação tenha como base a praticidade, rapidez e relevância da informação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do marketing pelo personal trainer e suas estrategias de mercado
    (2019-03-07) MARQUES, Tiago Machado; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784
    O Personal Trainer, se desdobra para suprir as demandas de sua carreira, tais como: propaganda, fidelização e investimentos. O estudo tem por objetivo compreender a utilização de estratégias de marketing na captação e retenção de clientes por Personal Trainers atuantes em academia de médio porte da cidade de Belém. Bem como: a) definir como se dá a relação Personal Trainer e cliente dentro do contexto das estratégias; b) identificar as ferramentas mais eficientes quanto ao custo-benefício; c) pontuar o atual cenário acerca do esclarecimento sobre marketing. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise qualitativa dos dados obtidos através do questionário contendo 33 questões pertinentes ao perfil, atendimento, precificação, estratégias e conhecimentos acerca do marketing. Constatou-se que os Personal Trainers se valem de estratégias como: a) diversificação dos espaços na realização do atendimento, embora a maioria atue em academias; b) realizam promoções para alunos antigos ou quando há adição de alunos; c) uso de banco de dados para agregar valor e responsabilidade ao serviço; d) estimula e participa junto ao aluno de eventos esportivos. A divulgação de seu serviço se dá de maneira mais eficiente em redes sociais (Instagram e Facebook), onde apresentam resultados mais satisfatórios em relação ao custo-benefício. Registrou-se que uma boa parcela da amostra diz ter referências sobre marketing, mas esses dados deixam a desejar quanto referentes a boas noções de marketing tidas pelos Personal Trainers. Conclui-se que é preciso ter mais propriedade do uso das estratégias de marketing pelo Personal Trainers para que obtenham resultados mais satisfatórios dentro da complexidade que é a sua atuação.
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