Navegando por Assunto "Marcenaria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro(2023-12-21) SILVA, Yana Carolina Negrão da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este trabalho de conclusão curso, objetiva identificar nas práticas da marcenaria sob o olhar da Etnomatemática, com o objetivo de identificar elementos matemáticos presentes nesse processo, que possam ser vistos como mediadores no ensino da Geometria na Educação Básica, partindo dessa perspectiva, buscando conhecer os conhecimentos matemáticos que se manifestam na fabricação de móveis, tendo com isso alternativas para que se possa introduzir esse conhecimento informal na sala de aula. Quanto a caracterização desta pesquisa, é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória, na modalidade de um Estudo de Caso, realizada no município de Maracanã/ PA. Participaram como colaboradores, dois marceneiros, que desempenham suas funções em marcenarias distintas. As informações foram obtidas por meio de observação in loco, conversas informais e entrevista, com perguntas direcionadas as práticas na confecção de móveis, na perspectiva de compreender os conhecimentos usados em suas práticas profissionais. Os resultados apontam que os conhecimentos informais desses marceneiros, podem ser vistos como mediadores no ensino na Geometria na Educação Básica. Apontam ainda, que todo professor deveria se permitir conhecer para aprender e dela fazer uso na sala de aula, no ensino dessa área do conhecimento.