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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Processo de gestão, orientação e supervisão escolar: uma análise do trabalho pedagógico no Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba
    (2018-07-07) CAMÕES, Josiane Sena; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662
    O estudo em questão tem por objetivo analisar a ação pedagógica de gestão, orientação e supervisão escolar no Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAb), evidenciando as contribuições do pedagogo dentro do sistema penitenciário. A análise foi norteada pelos aspectos legais e pela reconstrução do contexto histórico, mostrando o surgimento e a necessidade de profissionais da educação no sistema penitenciário. No referencial teórico analisamos o campo de atuação dos pedagogos e as políticas públicas da educação prisional. Foram aplicadas entrevista com perguntas abertas para a professora pedagoga do CRRAb e uma entrevista com a coordenadora pedagógica. A pesquisa norteou-se através de análises bibliográficas, seguindo a ideia de alguns autores que defendem a educação penitenciária como necessária para uma possível reeducação do detento e assim, devolvê-lo a sociedade. Através desta pesquisa podemos realçar a importância do trabalho pedagógico na direção e coordenação dos aspectos educacionais no CRRAb. A pesquisa evidenciou a falta de materiais e estrutura física adequada para realização das atividades educacionais e carência na oferta de capacitação e formação continuada dos professores. Pode-se considerar que a educação prisional ainda caminha a passos lentos e que políticas públicas para o setor são deficitárias.
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