Navegando por Assunto "Male education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel dos missionários Xaverianos na educação masculina do colégio São Francisco Xavier, em Abaetetuba – Pará (1966-1975)(2019-07-17) FERREIRA, Evem Neuily Barbosa; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Esta pesquisa propõe reconstruir uma historiografia da educação masculina do Colégio São Francisco Xavier (1966-1975), fundado e mantido pela Diocese de Abaetetuba – Pará. Visa também entender a sua influência perante a vida dos meninos que estudaram no estabelecimento no referido período. Com efeito, este estudo aborda de que forma os Missionários Xaverianos contribuíram para o desenvolvimento social e educacional do município abaetetubense, exumando minuciosamente o histórico e funcionamento de um dos seus mais grandiosos feitos para a sociedade local: a implementação do Colégio São Francisco Xavier, em 1966, com frequência exclusivamente masculina, como forma de suprir às necessidades educacionais da região, na época. Também, foi objetivado identificar a proposta pedagógica da instituição; verificar o acesso de alunos na escola; enturmação de classes e séries e verificar as disciplinas do currículo escolar. Metodologicamente, a pesquisa está pautada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural, por esta nos permitir realizar o entrecruzamento de fontes. Dessa forma, utilizamos de técnicas documentais e bibliográficas para a realização de levantamento de dados, a fim de alcançar resultados mais expressivos. Para análise documental, foram explorados os documentos disponíveis no acervo do CSFX, tais como: relatórios de diretores, decretos, entre outros. Para a análise bibliográfica foram utilizadas principalmente as obras de Machado (1986), Rocha (2010) e Araújo (2012). As análises confirmam que a ação educacional masculina dos Missionários Xaverianos, buscou junto de seus pressupostos educacionais o aprofundamento da aprendizagem da maneira de ser, tentando manter um controle sobre alunos do sexo masculino, por meio da prática do civismo, da moral cristã e bons costumes, para assim cumprir suas metas de formação do “homem perfeito”.