Navegando por Assunto "Magnetismo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Interações magnéticas de impurezas embebidas em Fe bulk(2023-06-29) BARROS, Madllyn Nayara de Oliveira; SILVA, Jhonatan dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0370754365757487; KLAUTAU, Ângela Burlamaqui; http://lattes.cnpq.br/4323567432559309Existe uma riqueza de informações experimentais disponíveis sobre as propriedades eletrônicas e magnéticas de ligas `a base de Fe. Compreender as origens microscópicas dessas propriedades, particularmente as interações magnéticas correlacionadas, é crucial para descrever a estabilidade dessas ligas e contribuir para avanços no campo da Física de Materiais, como magnetocalórica e dinâmica de magnetização ultrarrápida. Neste estudo, realizamos cálculos de primeiros princípios usando o método Real Space - Linear Mun-Tin Orbital – Atomic Sphere Approximation (RS-LMTO-ASA) para investigar a natureza do acoplamento de troca (Jij) em ligas diluídas de Fe. Assim, calculamos a estrutura eletrônica e interação de troca de impurezas de Sc, V, Ta, Cr, Mn, Fe, Co, Ni e Pd embebidas em matriz de Fe bcc. Adicionalmente, analisamos a contribuição dos orbitais Eg e T2g desta interação para os primeiros vizinhos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia ativa: aprendizagem baseada em problemas para o ensino de física no âmbito do campo magnético(2023-12-19) SILVA, Izabelle do Socorro Silva da; DILES, Saulo de Mesquita; http://lattes.cnpq.br/5621442844404415Este trabalho descreve uma proposta de ensino de Física que faz uso da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando uma história fictícia como contexto. O objetivo é envolver os alunos em uma experiência significativa de aprendizagem, na qual eles serão desafiados a construir uma bússola de baixo custo para sobreviver em uma ilha misteriosa. A história se inicia com um grupo de alunos e seu professor em uma excursão marítima que resulta em um naufrágio em uma ilha remota. Sem acesso a recursos externos, os estudantes se veem desorientados e precisam encontrar uma solução para se locomover e localizar recursos essenciais. Os alunos serão organizados em grupos e incentivados a aplicar os princípios do magnetismo para projetar e construir suas próprias bússolas utilizando materiais que irão ser disponibilizados na aula, como: agulha, tampinha de garrafa pet, ima. Essa abordagem ativa promove não apenas a compreensão dos conceitos de magnetismo, mas também o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. A necessidade de sobreviver na ilha misteriosa estimula os alunos a se engajarem ativamente na aprendizagem, aplicando o conhecimento de forma prática e significativa. Ao final da atividade, os grupos apresentam suas bússolas, compartilhando o processo de construção, os desafios enfrentados e os resultados obtidos. Embora este trabalho ainda esteja em andamento, acredita-se que a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas, aliada ao contexto da história fictícia da ilha misteriosa, oferece uma abordagem envolvente e significativa para o ensino de Física. Recomenda-se a adoção dessa metodologia em outros contextos de ensino, visando despertar o interesse dos alunos e promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A prática será aplicada na turma do PIBID do 3 ano do ensino médio, com supervisão do professor que leciona a componente curricular de física na escola.