Navegando por Assunto "MST"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Assentamento Quintino Lira (2007-2015): conflito, resistência e luta(2018-12-15) OLIVEIRA, Antônio Jefferson Paiva; SACRAMENTO, Elias Diniz; http://lattes.cnpq.br/2677018539774842O presente trabalho tem por objetivo analisar de forma teórica e metodológica as ações conjunturais do Assentamento Quintino Lira no município de Santa Luzia do Pará, nordeste paraense desde o ano de 2007, onde aproximadamente 90 famílias ocupam uma fazenda chamada “Cambará” com extensão de aproximadamente trezentos mil hectares, e, que tinham como supostamente donos o então deputado federal Josué Bengtson e seus filhos Paulo Bengtson e Marcos Bengtson. As analises seguintes tem por objetivo descrever o processo histórico passado/presente da fazenda Cambará, e investigar de forma documental as ações litigiosas que ocorrem dentro Assentamento Quintino Lira. Será perceptível na pesquisa proposta as ações dos movimentos sociais e como, por exemplo, o MST e a participação crucial como força para que os colonos pudessem se firmar no assentamento. Também será apresentado um debate teórico dos conflitos pela posse da terra na Amazônia e mais especificamente no Estado do Pará, e ainda um dos personagens emblemático, que leva o nome do assentamento, Armando Alves Lira ou Quintino Lira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres(2017-10-05) PAIXÃO, Inara Maria Monteiro da; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473O presente trabalho compreende-se na temática da Educação do Campo, a qual sua delimitação se deu no espaço do Assentamento João Batista II, localizado no município de Castanhal-Pa, onde se investigou sobre os protagonismos das mulheres nas conquistas educacionais do referido local, tendo em vista ser indispensável pesquisar sobre a realidade de mulheres que foram historicamente invisibilizadas, ressaltando suas vivências e conquistas tendo como finalidade obter novas aprendizagens. No estudo primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo esta a base teórica do estudo, onde auxiliou no decorrer da análise dos dados, estes que foram coletados através da observação e entrevista com as mulheres lideranças do assentamento. Os resultados apontam para o significativo papel desempenhado pela militância das mulheres na organização e concretização da escola Roberto Remigi, pois as mesmas participaram de forma efetiva nesta conquista. Cabe ressaltar a educação como um importante meio para o processo de emancipação dos sujeitos, visto que no decorrer da consolidação da educação no interior do assentamento, é necessário, destacar que as mulheres revelam seu protagonismo em todas as lutas históricas do MST, sobretudo no que tange a educação.