Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Lugares de memória em Abaetetuba"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A “rua da macacada” como lugar de memória de vidas negras na cidade de Abaetetuba e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-09-16) FERREIRA, Nalanda Gomes; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    Este trabalho foi composto a partir dos estudos desenvolvidos na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História, do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Abaetetuba-UFPA. O objetivo geral consiste em compreender a Rua da Macacada como lugar de memória de vidas negras na cidade de Abaetetuba e as potencialidades da história local para o ensino de história nos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada é a abordagem qualitativa, utilizando a História Oral e a pesquisa bibliográfica como instrumento de coleta de dados. O aporte teórico dialoga com Silva (2016), Azevedo e Stamatto (2010), Barros (2013), Barros (1989), Fonseca (2003), Gonçalves (2015), Haley e Faria (2021), Nora (1993), Pereira (2016), Silva e Silva (2009). Concluo que a “Rua da Macacada” constitui um espaço carregado de significados afetivos, políticos e culturais. Desse modo, buscar suas memórias faz-se necessário para o reconhecimento e valorização de identidades negras na cidade de Abaetetuba. Além disso, a pesquisa reforça a importância de incorporar temas de história local nessas discussões para dinamizar o ensino de História, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob uma perspectiva mais crítica e que dialogue com as experiências dos estudantes. Tal abordagem permite não apenas o enfrentamento das lacunas historiográficas, mas também a promoção de uma educação antirracista, que valoriza saberes e memórias de vidas muitas vezes invisibilizadas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA