Navegando por Assunto "Ludopedagogia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ludopedagogia na prática pedagógica da educação infantil: contributos e significados(2023-09-18) CARRERO, Antonia Crisiana Silva; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182A presente pesquisa objetiva compreender as contribuições e significados da ludopedagogia nas práticas pedagógicas voltadas para a educação infantil, partindo do princípio que estas práticas são significativas na aprendizagem, desmistificando que ela é apenas a inserção de brincadeiras durante as aulas sem nenhuma sistematização. A pesquisa estruturou-se dentro de uma abordagem qualitativa, subsidiada por uma revisão sistemática da literatura (RSL). A coleta de dados foi realizada em junho e julho do ano de 2023 a partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Liberary Online (SCIELO). Os descritores utilizados foram: ludopedagogia, Educação Infantil, lúdico. Selecionou-se no universo de 30 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos. Os resultados identificaram que a ludicidade agregada às práticas pedagógicas torna a aprendizagem significativa, pois desenvolve a socialização, coordenação motora grossa, e aprimora as habilidades. Conclui-se, que, a ludopedagogia enquanto práticas pedagógicas auxilia na construção da aprendizagem da criança, e também na construção de valores sociais; desenvolvendo a afetividade, e ajudando a cooperação e conviver com seu semelhante de forma mais bem humanizada e social.