Navegando por Assunto "Ludicity"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção da prática pedagógica mediada pela ludicidade: reflexos da BNCC na U.M.E.I creche Iracy de Souza Teixeira, em Moju-PA(2023-06-22) VIANA, Ana Carolina Fagundes; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O presente artigo tem como objetivo principal analisar como se dá a construção da pratica pedagógica na Educação Infantil mediada pela ludicidade, e quais os reflexos da BNCC neste processo. Tratou-se de uma pesquisa documental e de campo, realizada no município de Moju, em uma Unidade de Educação Infantil, tendo como colaboradoras seis professoras, que responderam à perguntas contidas em entrevistas semiestruturadas. A base teórica do trabalho está fundamentada a partir de autores como Kramer (2003), Kishimoto (1995), Luckesi (2014, 2015), Oliveira; Teixeira; Costa (2022), além de documentos normativos da educação básica como a BNCC (2017). Quanto aos resultados da pesquisa, estes indicaram que as docentes possuem um bom entendimento a respeito da ludicidade na Educação Infantil, compreendendo esta como uma forma rica de ensinar a criança e propicia-la um ensino significativo por meio das interações, brincadeiras e jogos, porém, embora a BNCC contribua de forma norteadora com as práticas lúdico-pedagógicas, dando suporte para as etapas de planejamento até a efetivação das atividades, ainda sim identificou-se por meio dos relatos que este documento não abrange como deveria as necessidades existentes nas diversas unidades de educação infantil para que os docentes ensinem ludicamente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância da ludicidade na educação infantil: o desenvolvimento infantil por meio do lúdico(2019-07-08) SOUZA, Eliane Azevedo de; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345O presente artigo aborda a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil, pois esta desponta como ferramenta facilitadora da aprendizagem, tendo como objetivo discutir de que forma as ferramentas lúdicas contribuem no processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza empírica de abordagem qualitativa, sendo exploratória e descritiva. Analisando o resultado das entrevistas percebe-se que as participantes compreendem a importância do lúdico no processo de ensinoaprendizagem na Educação Infantil, mas ainda encontram dificuldade na utilização dessas ferramentas, principalmente pela pouca disponibilidade de materiais lúdicos. Pode-se concluir que a criança se desenvolve integralmente por meio da ludicidade, pois a mesma possibilita o desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos acerca do ensino de parasitologia: o uso dos três momentos pedagógicos(2023-02-28) VIANA, Maria da Silva; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995As doenças parasitárias estão associadas a um complexo de determinantes sociais e ambientais, que acometem crianças e adolescentes em idade escolar, sendo assim, educação em saúde contribui para a prevenção, principalmente nas crianças nesta faixa etária, O objetivo deste trabalho foi de analisar as contribuições da utilização de jogos didáticos, em sala de aula para o ensino de parasitologia na educação básica. A pesquisa foi desenvolvida dentro do projeto de extensão intitulado “Educação em Saúde: estratégias de ensino e aprendizagem para educadores e educandos acerca de Parasitologia’’ executado no período de 2019 a 2020. Com a aplicação dos jogos didáticos em uma escola pública do município de Altamira – PA. Participaram da pesquisa 130 alunos de 05 turmas do 5º e 7º ano do ensino fundamental I e II. A metodologia proposta implica nos três momentos pedagógicos: Momento problematização inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do conhecimento. A maioria dos alunos respondeu que gostou da forma que o conteúdo foi ministrado. Aplicação de jogos didáticos utilizando os três momentos pedagógicos, se estabelece como método que favorece o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, levando em consideração a vivência pedagógica que possibilita aos estudantes buscar e construir sua autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na educação: aprender brincando(2019-08-09) PEREIRA, Vanusa de Melo Martins; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831Este trabalho apresenta como tema a ludicidade, possibilitando assim, compreendermos ainda mais os aspectos da educação brasileira, e sobretudo, da escola da cidade de Muaná. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa etnográfica na Escola Santa Rita de Cássia, durante 4 meses, com o objetivo de refletir como a ludicidade é acionada à recurso didático, no processo de ensino e aprendizagem do 1° ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos seguiram a trilha etnográfica, por meio da observação participante, que permite observar a realidade. Como referenciais teóricos de grande relevância na ludicidade e no que se refere ao desenvolvimento da criança, acionei Abreu (2013), Vygotsky (1994), (1984), Antunes (1998), dentre outros. Os resultados obtidos foram: a ludicidade é acionada à recurso didático na turma do 1° ano do ensino fundamental da escola pesquisada; a professora utiliza jogos, brinquedos e brincadeiras em suas atividades, auxiliando o desenvolvimento na aprendizagem; e pude perceber que a ludicidade está presenta na sala de aula, nas paredes coloridas com cartazes, com os brinquedos e cantigas de rodas, despertando nas crianças uma vontade a mais de aprender, e assim, obtendo melhores resultados no ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na educação infantil: território singular dos processos de aprendizados(2022-12-22) OLIVEIRA, Fábia Cristina Albuquerque de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656O objetivo deste trabalho constitui-se em investigar o lúdico enquanto território singular dos processos de ensinar e aprender na educação infantil, como elemento potencializador do desenvolvimento da criança. O termo ludicidade neste estudo se encontra associada a jogos, brincadeiras, brinquedos presente na infância. O tema tem se tornado cada vez mais presente nas discussões. Por conta disso, com base no percurso metodológico adotado, este artigo reuniu informações relevantes acerca do assunto e para isto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão da literatura fundamentada em estudiosos como Vygotsky, Kishimoto, dentre outros. Os resultados apontam que o lúdico, o jogo, o brincar, quando presentes efetivamente na Educação Infantil, impulsionam a imaginação, a criatividade, a autonomia, a socialização e o interesse da criança, favorecendo o desenvolvimento de princípios, valores ligados a solidariedade, a partilha, empatia, contribuindo para uma formação emancipadora de crianças, capazes de ter autonomia na forma de pensar, de compreender, de dialogar frente ao complexo mundo ao seu redor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Método Lúdico para Ensino de conjunto e funções: "uma guerra de funções"(2023-06-26) LOBO JÚNIOR, Samuel Monteiro; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550O trabalho tem como foco a discussão sobre a importância dos métodos lúdicos e a sua aplicação dentro de um cenário atual, trazendo também uma nova ferramenta para o auxílio dentro de sala de aula, usufruindo dos métodos lúdicos de ensino com foco na parte prática do conteúdo explanado em sala de aula. Esses métodos têm como defensores os autores como Rousseau, Kishimoto, Corbalán, Wallon e Vygotsky. Essa pesquisa foi inspirada principalmente pelos novos Parâmetros Comuns Curriculares, os quais defendem que o aluno se torne o autor do seu conhecimento, e este irá guiá-lo. Por fim, mostraremos uma situação prática de como o jogo se desenrolará dentro de um possível contexto de sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Travessuras e invenções de um palhaço catador e seu circo de pulgas(2018) COSTA, Wallace Horst Nobre da; RIVERA, Ramón Bentes Machado; http://lattes.cnpq.br/7733620821126446O memorial que segue objetiva relatar o processo de construção do espetáculo O circo de pulga.