Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Livro didático de LE"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    El análisis de la presencia de la identidad cultural hispanoamericana en las secciones “nos…otros” de los libros didácticos de la colección “enlace” de la enseñanza secundaria
    (2018) GOIS, Rayza Pereira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    Em decorrência da relação entre ensino e aprendizagem de línguas é observável que quando se aprende uma língua se aprende também alguns aspectos relacionados à cultura do idioma estudado. Partindo destes pressupostos procuramos dar nesta pesquisa a devida atenção ao conhecimento relacionado à cultura e a identidade cultural hispano-americana. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como a coleção “Enlaces – Español para jóvenes brasileños” escolhida no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, retrata a identidade cultural hispano-americana nos livros de nível 1, 2 e 3 direcionados ao ensino médio, mais especificamente em uma parte dos mesmos, na seção “Nos...Otros”. Além de reconhecer quais são os aspectos culturais hispano-americanos presentes nos livros, demostrar a importância de trabalhar a cultura nas aulas de E/LE, além de tentar fazer uma ponte para a competência intercultural. Assim que o referencial teórico utilizado para realizar esta investigação respalda-se nos estudos sobre cultura (DECLARACIÓN DE, 1982; CLIFFORD GETTZ, 2003; MIQUEL Y SANS, 2004; LARAIA, 2004), também foram inseridos estudos sobre identidade (HALL, 2005; MARTÍNEZ, 2006; SILVA, 2000) e também sobre a questão da identidade cultural (LARRAÍN, 1994; CELY Y QUIÑONES, 2008; SOSA FUENTES, 2009), além de fazer uma breve reflexão sobre a importância de trabalhar a cultura nas aulas de Espanhol (PRIETO, 199; COUTO, 2016; CELY Y QUIÑONES, 2008), foi mencionada a questão da interculturalidade (EHRICHS, 2010; SIERRA, 2008; PRIETO, 1999; FERNÁNDEZ, 2005) também foram utilizados fontes como o MEC, ONLD, o guia de livros didáticos, entre outras fontes e teóricos. Para fazer esta pesquisa se utilizou uma abordagem qualitativa (DENZIN Y LINCOLN, 2006; OLIVEIRA, 2014) de cunho documental (CAJUERO, 2015; GIL, 2002), a analise dos dados foi de caráter interpretativo (OLIVEIRA, 2014). Na analise foi comprovado que esta coleção tem algo das identidades culturais hispano-americanas, mais com o objetivo principal de trabalhar questões gramaticais relacionadas com a interpretação de texto, a pouco interesse em mostrar verdadeiramente os aspectos culturais dos povos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA