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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
    (2017-04-25) MONTEIRO, Sued Pablo Silva; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    Este artigo tem como objetivo investigar para compreender em que termos os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão propondo as atividades de alfabetização matemática a partir do gênero textual. Para isso, partiu-se das seguintes inquietações: Mas de que forma os livros didáticos do primeiro ciclo utilizados pelos professores alfabetizadores estão abordando a alfabetização matemática? De que maneira são propostas as atividades de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais? Assim, para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados livros de alfabetização matemática dos três primeiros anos de escolarização adotados pelos docentes da rede municipal de ensino de Belém (PA) no ano letivo de 2016. Desse modo, a seleção deu-se a partir de critérios, por exemplo, aprovação no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), trazer propostas de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais e abordar a perspectiva interdisciplinar no ensino de matemática. Porém, a análise das atividades não tem a intenção de apontar erros acerca do que é alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais, mas sim enfatizar as propostas que contemplem as duas áreas do conhecimento (Língua materna e linguagem matemática).
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año
    (2021-06-16) BITENCOURT, Eslen Quaresma; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    A interculturalidade tem o potencial de ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de línguas, pois possui muitos benefícios para a educação, no qual pode ser trabalhada com vários elementos metodológicos e pedagógicos dentro das aulas. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo principal observar como são introduzidos os aspectos interculturais dentro do livro didático entre líneas. Para isso, desenvolveu-se no texto uma explanação estreita mediante o cenário e as transfigurações do ensino de línguas no Brasil, a continuação reflete termos e compreensões sobre cultura, assim como sua relação com a educação, por conseguinte, analisa-se a obra didática de espanhol entre líneas, pautada no contexto intercultural. O trabalho apoia-se numa abordagem de natureza de levantamento de exploração documental, pois é um corpus de análise, e embasa-se também fundamentações teóricas e bibliográficas, estes que agregam e desenvolvem em seus estudos a interculturalidade, cultura e ensino de línguas. Foi possível verificar, através da análise do exemplar, que as autoras do livro contemplam o aspecto intercultural, por meio das manifestações culturais do mundo hispanohablante, bem como as destrezas comunicativas. A partir desses resultados pode-se concluir que, as elaboradoras do livro moldaram a construção da obra didática de acordo com a competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por conseguinte, introduzindo o aspecto intercultural na coletânea.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A data magna paraense nas dinâmicas da globalização: "performatividade" e o esquecimento sobre o dia 15 de agosto no ensino e no espaço escolar
    (2021-06-30) GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956
    O objetivo deste trabalho é expor os resultados obtidos na investigação sobre o esquecimento da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” no ensino e no espaço escolar. A primeira abordagem deste trabalho foca na perspectiva das dinâmicas entre o global e o local como influências nas transformações da educação brasileira, remodelando o sistema educacional brasileiro para uma percepção performativa sob os discentes, e que propicia influências no planejamento e no desenvolvimento de aulas sobre o local. A segunda abordagem trabalha com o esquecimento sobre memórias históricas locais em espaços escolares de nível médio a partir da presença de avaliações externas. O espaço escolar utilizado para essa investigação foi a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Antônio Gondim Lins, localizado no município de Ananindeua/ PA. Analisamos os documentos fornecidos pela direção da escola, como o Programa Político Pedagógico (PPP) e os livros didáticos usados por esta instituição, com o objetivo de analisar o histórico desta instituição, como também a escolhas de materiais e seus conteúdos que foram aplicados em sala de aula. Aplicamos questionário nas turmas deste estabelecimento para realizar uma observação quantitativa sobre o conhecimento destes discentes sobre a Data Magna, como também uma análise qualitativa sobre o envolvimento destes alunos e da escola com este feriado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da literatura no livro didático
    (2017) MOTTES, Diana Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de escrita em um livro didático do ensino médio
    (2022-10-05) AIRES, Diana Costa; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    O ensino da escrita recebe grande atenção nas aulas de português desde o Ensino Fundamental. No entanto, provas como o ENEM revelam que esse ensino ainda apresenta muitos problemas. Por essa razão, a presente pesquisa teve como finalidade investigar as práticas de ensino de escrita propostas por um livro didático de Língua Portuguesa oferecido nas instituições públicas de Ensino Médio. Para proceder a análise, tomou-se como norte o que nos apresenta Antunes (2003) sobre prática de escrita na escola. Segundo Antunes (ibid), um ensino de escrita que considere a visão interacionalista da linguagem deve ser organizado de forma que verse sobre uma escrita de textos: a) de autoria também dos alunos; b) socialmente relevantes; c) funcionalmente diversificada; d) que têm leitores; e) contextualmente adequada; f) metodologicamente ajustada; g) orientada para a coerência global; h) adequada também em sua forma de se apresentar. Neste estudo analisou-se apenas um capítulo destinado a produção de texto de um LD tendo em vista a grande similaridade que os capítulos têm entre si no que se refere a organização e estruturação. A observação atenta do capítulo tratado permitiu que se perceba certo cuidado com a escrita: em nenhum momento os autores a abordaram de forma mecânica, pelo contrário, apresentaram e discorreram sobre novos modelos e formas de produção. Percebeu-se também a preocupação para com a organização e apresentação do texto escrito, esta preocupação pode ser identificada por meio do número de capítulos dedicados a produção textual (11).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história de gramáticas infantis na Amazônia paraense (1850-1920): a gramática ‘Exercícios de Portuguez’ de Vilhena Alves
    (2018-12-19) MENEZES, Michaelly Almeida de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    O presente trabalho é um estudo de caráter histórico que tem como objetivo catalogar gramáticas infantis produzidas no Pará no período de 1850 a 1920. Com isso, busca-se discutir sobre a educação no Brasil e no Pará no período de 1850 a 1920; compreender a história do livro e da gramatização no Brasil; investigar sobre a produção de gramáticas na Amazônia Paraense (1850 a 1920); discutir a respeito da vida e obra de Vilhena Alves e, por fim, analisar a obra Exercicios de Portuguez, de Francisco Ferreira de Vilhena Alves, como objeto físico. A obra foi publicada em 1900. Como embasamento dessa pesquisa, utilizam-se as concepções de Auroux (1992), Bittencourt (2004), Braga (1913), Choppin (2004),Orlandi (2001) e Travaglia (1996).Na Amazônia, as pesquisas sobre a história de gramáticas infantis ainda são bem iniciais. Os indícios apontam para alguns artigos e para um livro publicado recentemente sobre história de livros escolares de leitura o qual apresenta alguns dados sobre história da gramática. Devido a esses fatores, percebe-se o quanto é relevante esse tipo de investigação para a constituição da história do livro didático na Amazônia. O estudo está voltado para uma pesquisa que visa colaborar para a constituição da história do livro didático na Amazônia. Como resultado de pesquisa, foram catalogadas 28 gramáticas paraenses que contribuíram para a educação do estado e foi feita a análise física na obra “Exercicios de Portuguez”.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano
    (2023-03-02) NORONHA NETO, João Tavares; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Este artigo foi construído e fundamentado a partir de uma análise das representações dos povos indígenas presentes em dois livros didáticos utilizados no ensino de História para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise pretendemos problematizar a produção do conhecimento sobre a história dos povos tradicionais, trazendo contestações com base no uso da bibliografia previamente levantada e olhando como são apresentados visualmente sem deixar de lado os elementos textuais e a maneira como o conteúdo é predisposto e trabalhado, sua relevância e todo o direcionamento que se tem. O processo conta com um diálogo conceituado nas ideias de representação/representatividade, cultura e consciência histórica, esse último servindo de suporte para uma alternativa metodológica da abordagem temática com o intuito de obter resultados mais otimistas sobre a visão do alunado em relação a essas comunidades. Este cenário procura tornar explícito aspectos vinculados à elaboração de alternativas para se construir soluções em um ensino possivelmente mais pontual dentro dessa perspectiva e, por intermédio disso, tornar o discente um ser mais ativo no processo de aprendizado assumindo o protagonismo através do norteamento e construção de um olhar mais crítico e analítico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La música en la clase: un análisis del manual didáctico de Español de la enseñanza media
    (2018) FARIAS, Deuziane da Costa; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Este artigo é alicerçado em um estudo de cunho bibliográfico, que apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar, refletir e demonstrar o uso e a abordagem da música presente no livro didático da escola pública que são utilizados nas aulas de espanhol, se permitem ou não um aumento significativo da capacidade de interpretação e criticidade dos alunos. Além de saber se a metodologia utilizada é capaz de estimular uma reflexão social e desenvolvimento intelectual dos mesmos. Para isso, utilizamos como corpus de estudo, a coleção "confluência" de livro didático de Língua Estrangeira Moderna: Espanhol, aprovado pelo PNLD/2016. Nesta pesquisa foi utilizado como base teórica, autores que discutiram a importância da abordagem e presença da música nas escolas, tais como: Paulo Freire (1992), Georges Snyder (1994), Marcia Faria (2001), Martins Ferreira (2010), Julia Hummes (2014), Marisa Fonterrada (2014), Assim como aqueles que se ocupam em desenvolver e discutir estratégias que contribua para formação de estudantes mais autônomos e verdadeiramente libertos, como, por exemplo: Paulo Freire (2009),Casemiro Campos (2012), entre outros. Bem como os documentos oficiais que institui a educação em língua espanhola e o ensino médio: LDBEN, PCNEM, PCN+, y PNLDEM. Após a pesquisa realizada nos três volumes da coleção "confluência" se concretizou a ideia de que a música é um produto cultural favorável ao desenvolvimento crítico, reflexivo e sócio intelectual dos estudantes de língua espanhola na sala de aula e na sociedade Além disto, sua presença nos livros didáticos do ensino médio, incentiva os alunos a prática e desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, tais como: ouvir, falar, ler, escrever e traduzir.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O livro didático como recurso pedagógico na educação infantil
    (2018-08-07) RODRIGUES, Glenda Glycia Paz; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383; https://orcid.org/0000-0003-0835-8069
    O presente trabalho tem como tema o uso do livro didático como recurso pedagógico na educação infantil, ressaltando a história da educação infantil, o uso do livro como recurso pedagógico e a autonomia do docente, bem como relatar as experiências vivenciadas pelas professoras na Educação Infantil em uma unidade escolar de rede privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo, fundamentada em autores como: Piaget (1971), Ariés (1986), Vygotsky (1989), Kramer (1994), Freire (1996), Crayde e Kaercher (2002), Alcântara (2008), Soares (2009), Oliveira (2010) e Del Priore (2013). Por meio das entrevistas estas professoras opinaram sobre os critérios utilizados para a utilização do livro didático na educação infantil, as formas de utilização do livro didático na educação infantil e responderam também acerca das implicações que ocorrem no que diz respeito a sua autonomia. Percebe-se que a utilização do livro didático possui grande relevância em sala de aula, principalmente se os professores o utilizarem como um apoio para suas práticas didático-pedagógicas, complementado por outros recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, para possibilitar o acesso a outras fontes de conhecimento sem a centralização no livro didático.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
    (2018-06-27) SACRAMENTO, Arinéia Ferreira; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    Esta pesquisa tem por objetivo ressaltar a importância de um ensino contextualizado dos conteúdos de Língua Portuguesa, nas regiões ribeirinhas, tendo como objeto de estudo o livro didático. Na tentativa de proporcionar uma reflexão a respeito das especificidades que precisam ser levadas em consideração no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, em uma educação em que o contexto cultural seja valorizado no sistema de ensino, estabeleceu-se, nessa perspectiva, a seguinte pergunta de pesquisa: “Como os professores fazem a apropriação do livro didático de Língua Portuguesa nas suas aulas, no Sistema Modular de Ensino, na localidade ribeirinha do Rio Maúba? Utilizou-se o método de pesquisa estudo de caso, do tipo etnográfico, a saber: pesquisa de campo, aplicando questionários a quatro professores de Língua Portuguesa, em uma análise de respostas de tais indagações; e, um exame, pormenorizado, dos conteúdos dos livros didáticos da coleção “Tecendo Linguagens”, dos autores: Tânia Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva, Cícero de Oliveira Silva e Luci Aparecida Melo Araújo, manuseados, do 6º ao 9º ano, na escola do campo, E. E. F. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lócus da pesquisa. Como fundamentação teórica para o desenvolvimento da investigação, utilizou-se os autores: Freire, (2004); Azzi (2000); PCNs (1998); LDB (2017); André (2005); Batista (2011); Rodrigues (2016); Brayner (2013); Azevedo (2012); Silva, Barros e Oliveira (2014), numa constatação de que o material didático em estudo apresenta limitações e não consegue atender às demandas dos alunos daquela localidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Livros Didáticos e ensino de História: uma análise sobre a cultura alimentar da corte portuguesa no 8° ano
    (2023-06-12) SANTOS, Larissa Paiva Ancelmo dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    Este artigo busca analisar, a partir de seis livros didáticos de História, aprovados pelo PNLD, entre 2011 e 2022, representações sobre a Corte Portuguesa e seus desdobramentos culturais no Rio de Janeiro após sua chegada. Pretende-se ainda encontrar menções à hábitos alimentares que abordem as relações de mudanças ocorridas no período de 1808 a 1821, visto que essa temática sobre as influências da família real no Brasil é apresentada nos livros por meio de informações redundantes que não abrangem outras categorias historiográficas no Ensino de História.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
    (2022-07-14) OLIVEIRA, Raiane do Nascimento; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633
    Este artigo tem por objetivo analisar o uso de imagens presentes nos livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem, sensibilizar os alunos sobre a importância que as imagens possuem para o ensino de história e compreender os signos que são atribuídos a elas, que são capazes de construir mensagens de uma época, de um momento, de um instante a ser capturado e evidenciado em cada imagem sugerida nos livros didáticos. Assim, partindo das relações estabelecidas entre imagem e texto contidos nos livros didáticos, pensá-la como objeto histórico que estabelece um conjunto de práticas e discursos que constituem formas de experiências e testemunhas daquele presente eternizado em uma imagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Peles negras, páginas brancas: representação da pessoa negra no livro didático de história do 4° ano do ensino fundamental
    (2019-08-23) CAVALCANTE, Elaine Rodrigues; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Esta pesquisa coloca em debate a representação da pessoa negra no livro didático da disciplina de História do 4º ano do ensino fundamental. Em geral, objetiva-se analisar como a pessoa negra vem sendo representada e que ideologias e estereótipos podem ser identificados nessa representação. Tem-se ainda como perspectiva discorrer sobre as implicações da representação e ideologias na construção identitária da criança negra, bem como sobre os efeitos sociais que resultam desta apropriação visual e conceitual do material exposto. É um estudo de caráter bibliográfico e documental de abordagem qualitativa, que tem como principal fonte os seguintes livros didáticos: Projeto Buriti – Editora Moderna; Mundo Amigo – Edições SM; Da Escola para o Mundo – Editora Ática. Para análise recorremos a pressupostos da técnica da Análise de Conteúdo, que nos permitiu entender os significados ocultos nos dados levantados. Os resultados demonstraram que a pessoa negra é representada no livro didático de História do 4º ano, em sua maioria de forma pejorativa em que sua história, memória e identidade são tidas como inferior ao do homem e mulher branca, únicos detentores de cultura e saberes. O negro, na verdade, é retratado na maioria dos livros analisados como escravo, mão de obra, mercadoria e produto. Tem-se assim, a permanência de um currículo tradicional e excludente. A lei 10.639/2003, embora importante para provocar mudanças nesse sentido e questionar a segregação racial precisa ser de fato implementada. Conclui-se, que, os livros didáticos, precisam ser questionados, analisados e criticados por professores e alunos. A lei 10.639/2003 é nesse processo elemento indispensável, pois, assim se abrirá precedentes para que aos poucos se supere a história discriminação racial na sociedade brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percurso no Grupo de Estudo em História do Livro Didático na Amazônia (GEHLDA)
    (2022-11-28) ARACATY, Vitor Hebert de Almeida; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    O presente relatório, é uma descrição de atividades realizadas pelo Grupo de Estudos em História do Livro Didático na Amazônia (GEHLDA), tendo como coordenadora a frente, a professora Dra. Raimunda Dias Duarte. O autor deste relatório descreve de forma sucinta as atividades desenvolvidas no GEHLDA, tendo participado da comissão organizadora de dois eventos: I Seminário de História do Livro Didático da Amazônia (ISEHLDA), realizado em 20/03/2017 , e do I Encontro de História do Livro Didático da Amazônia (I EHLDA), realizado nos dias 16,17 e 18/04/2018.Vale ressaltar que o autor dá um grande destaque para a vida e obra de HYgino Amanajás As obras de Hygino Amanajás, como de muitos outros intelectuais da época, contribuíram para propalar o ideário republicano através dos grupos escolares da época. Por exemplo, Alma e Coração, NOÇÕES DE EDUCAÇÃO CÍVICA. O ensino da educação cívica é apresentado em textos curtos que trabalham o conceito de pátria, constituição, símbolos da pátria, direitos e deveres do cidadão e os poderes legislativo, judiciário e executivo. Foi adotado para uso nas escolas primárias. O relatório repleto de informações, ainda traz dentro de si, toda a programação do I ENCONTRO DE ESTUDO EM HISTÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO NA AMZONIA (I EHLDA), com suas palestras, mesas redondas, exposições de obras raras, lançamento do e-book do evento e lançamento do livro: LIVROS ESCOLARES DE LEITURA DA AMAZÔNIA: PRODUÇÃO, EDIÇÃO, AUTORIA E DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO DE MENINOS, CIVILIDADE E MORAL CRISTÃ, de autoria da professora Raimunda Dias Duarte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
    (2022-12-19) RODRIGUES, Mony Tarler Maciel; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Este trabalho trata de um levantamento das leis que orientam e normatizam a difusão de saberes da cultura afro brasileira, que se fazem presentes nos livros didáticos. Nosso objetivo é de identificar os elementos que podem ser trabalhados nas aulas de matemática, tendo como parâmetros a cultura de matriz africana. A metodologia desse estudo é o levantamento bibliográfico e documental, a partir das lei que regem a educação brasileira quanto a produção de livros didáticos. Como resultados, esperamos compreender quais as motivações e os bloqueios de utilização das culturas de matriz africana nos livros didáticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Quadrinhos e revolução: análise da abordagem da independência do Haiti nos livros didáticos de História da escola Luiz Nunes Direito e proposição de novas abordagens com HQs
    (2025-11-18) SOUSA, Jawilton Mateus de Nazaré; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451
    Este trabalho tem como objetivo investigar a abordagem da Revolução Haitiana nos livros didáticos de História, destacando sua relevância, e propor uma metodologia criativa para o ensino dessa temática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). A pesquisa será centrada na análise dos livros da coleção Araribá Mais, destinados aos alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental. O estudo será dividido em quatro etapas: 1) contextualização da Revolução Haitiana e sua importância historiográfica; 2) análise crítica dos livros didáticos da Editora Moderna voltados para os sétimo e oitavo anos; 3) discussão sobre o uso das HQs como ferramenta pedagógica no ensino de História; e 4) desenvolvimento e aplicação de uma proposta metodológica que incorpore as HQs no ensino da Revolução Haitiana, utilizando a obra "A Revolução que deu origem ao Haiti", de Laurent Dubois. Desta forma, almeja-se cooperar para o aperfeiçoamento no tratamento da Revolução Haitiana nos materiais educacionais e disponibilizar uma alternativa didático-pedagógica e eficiente através da aplicabilidade das HQs no aprendizado desse evento histórico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O tema alimentação em uma coleção de livro didático para os anos iniciais
    (2017-04-27) FRANCO, Elayde Betina de Araújo; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar os conteúdos voltados para o tema alimentação presentes na colação do livro didático de ciências, nos volumes compreendidos entre o 2° e 5° ano, dos anos iniciais. A alimentação é um assunto que deve ser discutido e iniciado na infância, pois é nessa etapa da vida que adquirimos hábitos alimentares saudáveis, e assim, promover a saúde física e mental, prevenido de doenças crônicas não transmissíveis. A coleção apresenta discussões e atividades importantes para o desenvolvimento da temática alimentação. Porém, possui também alguns problemas relativos às atividades propostas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Variação linguística nos livros didáticos do 6º e 9º ano do ensino fundamental maior
    (2022-11-18) LIMA, Stephany Pereira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    Este trabalho discorre sobre a variação linguística nos livros didáticos do 6° e 9°ano do ensino fundamental maior. Objetiva-se discutir como a variação linguística é trabalhada em dois livros didáticos. A base teórica apoia-se em Coelho et al (2010), Bagno (2007), Zilles e Faraco (2015), entre outros que investigam essa temática. Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa documental, tendo como corpus dois livros didáticos, manuais do professor, do 6° e 9° ano do ensino fundamental maior, que fazem parte da coleção “Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem”, da editora Moderna, do ano de 2018. Os resultados revelam que os livros analisados fazem abordagens suscintas da variação. Os tipos de variação que recebem abordagem nos livros analisados são a variação social, regional, diamésica, estrangeirismo, a partir da abordagem de alguns gêneros textuais como charge, receita etc. Além disso, há, ainda, espaço reservado para a discussão do preconceito linguístico. Conclui-se que, o conteúdo abordado nas atividades dá condições para os docentes discutirem o tema, acenando para uma mudança na abordagem puramente metalinguística e normativa no ensino de Língua Portuguesa.
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