Navegando por Assunto "Livro Didático"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais(2018-05-01) ALVES, Elizabeth Lima; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradicionais, críticas e genéticas. Foram selecionados determinados volumes, baseando-se em pressupostos da Análise de Conteúdo, especificamente a Leitura Flutuante e a Pré-Análise, assim, procederam-se o tratamento do material empírico, cuja composição indica em seu conjunto a presença das três concepções historiográficas, com maior destaque para as concepções tradicionais e críticas. A presença de tais abordagens nos Livros Didáticos dos Anos Iniciais possibilita afirmar que os materiais produzidos se dirigem ao ensino crítico e formação cidadão, mantendo o rigor histórico em determinados temas e possibilitando a contestação e algumas possibilidades dialógicas para determinados assuntos, sobretudo, os que podem ser considerados contemporâneos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU: uma análise do livro didático do Programa Forma Pará do ensino médio(2024-07-26) ATAIDE, Alexandre de Castro; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537O livro didático de matemática desempenha um papel importante no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, uma vez que é um material comum nas escolas brasileiras como apoio ao trabalho do professor em sala de aula. Nessa perspectiva, a análise de livros didáticos se mostra importantes para a tomada de decisão no processo de escolha e uso desse material. Nesse trabalho, o como objetivo é analisar o capítulo de um livro didático do Ensino Médio pertencente ao Programa Prepara Pará. Assim sendo, foi analisado o capítulo que trata de equações polinomiais do 1º grau e para tal foi utilizado como fundo teórico as concepções algébricas apontadas por Ribeiro (2011). A pesquisa foi de cunho qualitativo e por meio dela foi observado que as atividades propostas no capítulo analisado se aproximam da concepção intuitivo-pragmático por estarem relacionadas a problemas de ordem prática do dia a dia, no entanto nos exemplos apresentados não são exploradas diferentes estratégias de resolução, apresentando apenas a resolução por meio de um conjunto de técnicas indicando aproximação a perspectiva processual-tecnicista.