Navegando por Assunto "Literature teaching"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Vozes dialógicas em a Revolução dos bichos de George Orwell: leitura, discurso e educação no ensino de literatura(2025-09-18) LEAL, Junior Gomes ; SILVA, Willian Ferraz da; SILVA, Adelson Luiz Bayma da; http://lattes.cnpq.br/5205331594986783Este artigo, decorrente de um Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta proposições didático-pedagógicas acerca das vozes e discursos presentes no clássico literário universal A Revolução dos Bichos, de George Orwell (1945), no que tange ao ensino de literatura e suas possibilidades de aplicação em turmas do Ensino Médio de escolas públicas na Amazônia, em sua diversidade sociocultural e linguística. Com enfoque na formação de leitores críticos sobre suas realidades, este trabalho reflete nas práticas de leitura literária a partir da Análise do Discurso, com vista a uma análise materialista das relações de poder e dominação, articuladas às realidades cotidianas do alunado, atravessadas por marcadores como gênero, raça e classe. Neste sentido, a pesquisa segue orientações teórico-metodológicas de natureza qualitativa e interpretativa, fundamentadas em revisão bibliográfica e análise discursiva de trechos selecionados da obra, articulando aspectos das camadas críticas e enunciativas do gênero fábula. A escolha por essa temática revela-se fundamental diante da precariedade do ensino-aprendizagem de textos literários em escolas públicas. A abordagem pedagógica proposta, com base nesta obra, oportuniza o desenvolvimento de uma formação crítica e política por meio de uma leitura engajada, frente às alegorias da obra, que representam, de forma figurada, realidades e situações cotidianas no espaço-tempo escolar.