Navegando por Assunto "Literature"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “O amor que ousa dizer o seu nome”: História e Homoerotismo na Amazônia em “Olho de Boto” (1967-1985)(2022-02-09) MORAES, Marlison Souza; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700A seguinte monografia busca utilizar-se da literatura “Olho de Boto” (2015) como fonte histórica para o entendimento sobre de que forma o romance aborda a questão do homoerotismo na Amazônia durante o período de ditadura civil militar. O enredo da história representado pelo casamento ocorrido entre os dois personagens da narrativa, Inajá e Inajacy, em 1967 no interior da floresta amazônica, é encarado na investigação desse estudo como um caminho viabilizador para o entendimento de como o Estado governado pelos militares no contexto usaram da força repressora para impedir a união homoafetiva e as sexualidades de sujeitos amazônidas que consideravam-se como “homossexuais”. Para isso, os conceitos norteadores utilizados para a elaboração de ideias do trabalho correspondem pelo de “Representação” desenvolvido por Roger Chartier (1990) e o de “Homoerotismo” discutido por Jurandir Freire Costa (1992). A metodologia desenvolvida correspondeu às próprias descrições presentes na literatura que dão conta de apresentar a comunidade leitora acerca do casamento homoerótico realizado em fins da década de 1960 na Amazônia, destacando principalmente a constituição do romance das personagens e a reação por parte da sociedade conservadora espelhada diretamente pelo regime de ditadura civil militar da região. Nesse sentido, como resultado do trabalho, percebeu-se que a obra aborda a temática a partir de uma linguagem de defesa da liberdade e do amor, ao passo em que também mostra a repressão cometida pelos militares contra os homoafetivos do período, sendo essa mais uma face autoritária do regime ditatorial brasileiro. O romance ajudou a entender, portanto, não apenas o debate sobre a temática, mas acima de tudo a complexidade desse mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) An analysis of the portrayal of the gender performance of Viola in Twelfth Night and She's the Man(2022) SANTOS, Sofia Paez Lindoso dos; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170O Travestismo existe há um longo tempo tanto na mídia quanto na realidade, mas comumente é tratado como algo vergonhoso ou ridicularizado. Na peça Twelfth Night de Shakespeare, o tema é tratado diferentemente já que nasce da necessidade de sobrevivência de sua personagem principal. Esse trabalho procura analisar tanto a peça quanto sua adaptação cinematográfica She's the Man e apontar similaridades e diferenças entre as motivações das personagens principais, como elas, de sua própria maneira, desafiam a sociedade patriarcal em que estão inseridas, através de seu travestismo, e como os conceitos de masculinidade e feminilidade influenciam sua performance de gênero. Ele propõe o uso de pensamento crítico ao tratar desses temas cujas ocorrências, de acordo com muitos, são raras nos dias atuais, e como esses trabalhos têm os mesmos problemas enraizados mesmo tendo mais de quatro séculos de diferença.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba-PA(2018-05-26) MAUÉS, Diana Teles; RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes; COSTA, Regina Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2835860032691025Autores como Cosson (2016); Kleiman (2003), Brandão (1997), Foucambert (1997) dentre outros, realizam discussões que enfatizam a importância da leitura do texto literário para o processo de desenvolvimento do letramento literário, pois essas possibilitam aos sujeitos o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas. Cosson (2016) destaca que mediante a leitura dos textos literários, é possível adotar um comportamento e uma linguagem adquirindo o gosto pela leitura sem perder-se a “beleza” dos textos. Nesta linha de pensamento, a leitura do texto literário pode ser uma prática voltada para a reflexão sociocultural, por meio das experiências. Desta forma, sabe-se que a leitura dos textos literários é importante para o desenvolvimento do letramento, no entanto, muitas vezes, há apenas a afirmação dessa importância sem que fique claro como e em que condições esses textos exercem esse papel formativo. Ou seja, é preciso avançar nesses estudos visando responder as seguintes perguntas: como e porque os contos de fadas e/ou os textos literários promovem o letramento literário? O que há nesses textos que os tornam tão importante para o processo de letramento literário? Assim, por meio deste estudo, objetiva-se analisar como o uso dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm promove o letramento literário, refletindo acerca das funções sociocognitivas linguísticas interacionistas no desenvolvimento humano. O presente estudo é de cunho teórico, fundamentando-se na produção teórica de autores como Silva, Lajolo, documentos legais como os PCN’S, dentre outros representantes da temática. Os resultados dessa pesquisa apontam que o uso dos Contos de Fadas e a leitura do texto literário exercem papel sociocognitivo fundamental ao desenvolvimento do leitor literário, pois por meio destes é possível exercitar, principalmente, a imaginação a sentimentos como senso de solidariedade, amor ao próximo, além de uma reflexão crítica acerca de situações do cotidiano. Também, ao utilizar esses recursos como ferramenta para o letramento, permite-se ampliar o conhecimento sobre o mundo. Do ponto de vista pedagógico, é essencial o papel do professor nesse processo, na medida em que ele pode criar situações com várias possibilidades de releitura dos diferentes temas dos Contos de Fadas, para que o sujeito possa ver para além daquilo que lhe é oferecido pelo seu cotidiano, expandindo, assim, o seu conhecimento sobre o mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aura: la novela fantástica del autor Carlos Fuentes(2019-12-06) DINIZ, Poliana Serrão; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará(2019-02-27) SILVA, Feliciane Batista da; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086O presente trabalho de TCC sob o título ´´ Avanços e Desafios das práticas docentes no processo de Alfabetização e Letramento na Educação do Campo’’, apresenta uma pesquisa realizada no contexto da educação do campo. Buscou problematizar quais os avanços e os desafios que os docentes enfrentam para alfabetizar e letrar no contexto das escolas do campo e como os professores desenvolve e planejam as atividades que favoreça a alfabetizar e letrar de acordo com as vivencias dos alunos. O objetivo central que norteou essa pesquisa foi investigar os desafios e os avanços no processo de alfabetização e letramento na educação do campo em uma escola municipal de ensino fundamental, situada na comunidade Itapuama área rural do Município de Altamira Pará. Trata se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizada entrevistas com questões fechadas a dois professores alfabetizadores, um titular e outro professor de apoio. Os resultados evidenciaram que houve grandes avanços na educação do campo que favorece o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento. No entanto ainda são muitos os desafios que os professores enfrentam para desenvolver suas práticas no que tange o processo de alfabetizar letrando na realidade do campo. Dificuldades essas que vai desde o transporte escolar e as condições das estradas até questões de infraestrutura chegando as questões de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco(2017) BRAGA, Rosiléia Batista; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Este trabalho intitulado como o comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, instigou-me desde o ensino médio, em que pude conhecer o romance romântico do referido autor, e da escola literária a qual o mesmo pertenceu. Nele será traçado um breve estudo do autor e do próprio enredo, salientando as características evidentes no texto, no que compete a personagem Mariana, através de trechos, em que se observam tais aspectos, e ainda levantando considerações das atitudes dela, relacionando com isso, as evidências com os perfis das mulheres do século XIX e da atualidade. Comportamentos esses, que se difundem em muito por questões históricas, políticas, culturais e econômicas. E, finalmente fazendo um paralelo com os comportamentos femininos ao longo da história e como se desconstruiu esse paradigma de sociedade patriarcal no decorrer do tempo. Neste sentido a literatura é um importante instrumento para se repensar princípios e valores tidos como absolutos, no caso dessa temática, especificamente no que diz respeito ao universo das mulheres. Tendo como aporte teórico a pesquisa bibliográfica baseada em Massaud Moisés, Jacó Guinsburg entre outros, que comprovam a veracidade do estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes(2019-02-11) CARDOSO, Elianey de Jesus Pena; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945O tema: O CONTO: Um olhar sobre a leitura literária na Escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes, foi escolhido a partir das inquietações e observações quanto a importância da prática da leitura literária, no 9º ano do ensino fundamental na referida instituição, durante o turno da tarde onde pude perceber que a leitura literatura é pouco valorizada. A partir desse fato propõe-se este trabalho, que objetiva analisar como os professores do 9º ano do ensino fundamental trabalham a leitura literária em suas aulas, buscando contribuir na formação leitora dos educandos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo seguindo uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa de entrevistas que seguiram o modelo semiestruturado aplicadas a professora da turma e 10 alunos da turma investigada, bem como das técnicas de interpretação dos dados onde se utilizou como instrumento da análise de conteúdo e documental. O referencial teórico do trabalho é composto por Freire (1981), Koch e Travaglia (2009), Koch e Elias (2011), Lajolo (1993), entre outros autores. Os resultados da pesquisa demostram que as diretrizes da prática pedagógica destinada a leitura literária no ensino fundamental ainda são poucos valorizadas e aprofundadas nos ambientes educacionais. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a prática de leitura literária contribui significativamente para a formação leitora, uma vez que proporciona aos educandos uma grande diversidade de contos e histórias que atraem a atenção dos leitores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Curadoras, pacientes e literatos: narrativas de intelectuais e visões sociais sobre as artes de cura no Pará (1916 – 1929)(2025-04-03) NASCIMENTO, Aline Emilly Silva do; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264Este artigo visa analisar como as narrativas das produções literárias e periódicas de literatos paraenses, no contexto da mobilização intelectual e das novas percepções sobre cultura popular a partir da conjuntura das comemorações do tricentenário da fundação de Belém até o ano final da primeira república brasileira, impactaram na visão social sobre as práticas das artes de curas, comumente conhecidas como pajelança, praticadas e utilizadas por mulheres no Pará. Para fundamentar esse trabalho, foram utilizados os periódicos Folha do Norte e a Província do Pará com recorte de 1916 a 1929, produções literárias de intelectuais da época como Dalcídio Jurandir, Aldo Guajará, sob o codinome de Pio Ramos, Bruno de Menezes e Raymundo de Moraes. Além disso, para compor a análise, foi utilizado um processo de prática ilegal de medicina da 4ª vara penal do ano de 1929, arquivado no Centro de Memória da Amazônia da UFPA, onde quatro mulheres, incluindo uma menor, figuram entre os acusados. O estudo almeja compreender como e se essas narrativas periódicas e literárias contribuíram para a gradativa mudança da visão social sobre essas práticas femininas ancestrais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios e avanços no ensino da leitura e escrita a partir do trabalho com gêneros discursivos no 3º ano do ciclo de alfabetização(2018-03-01) GOMES, Maria Raimunda Prado; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868O presente trabalho tem como objetivo: mostrar as contribuições dos gêneros discursivos, na alfabetização e letramento dos alunos do 3º/9 em sala de aula. Por esta razão, desenvolvemos um trabalho a partir dos encaminhamentos do projeto “Laboratório itinerante de produção textual no Ciclo de Alfabetização” (PIBEX-UFPA), do curso de Licenciatura Integrada em Educação Ciências, Matemática e Linguagens em duas escolas públicas da região metropolitana de Belém. O terceiro ano do ciclo é o que mais favorece e é cobrada a produção textual. Entretanto, a diagnose nos mostrou que apenas uma pequena representatividade da turma estava entre os níveis silábico e alfabético. Em função disso, paralelo ao trabalho de produção textual, procuramos trabalhar algumas especificidades no sentido de favorecer os avanços dos alunos não alfabéticos também. A ênfase foi o trabalho com os gêneros discursivos selecionados para esta fase da pesquisa que foram á música e fabula, selecionamos esses gêneros discursivos por considerarmos que ela sinaliza bastante os desafios e avanços naquela turma, como passaremos a discutir. As etapas do trabalho procuraram intervir nas dificuldades. Por isso, a metodologia se configurou em uma pesquisa-ação Severino (2007), na relação com estudos de: Ferreiro & Teberosky (1999), Bakhtin (1997) e Koch & Elias (2006). Alguns dos resultados evidenciaram que ao relacionarmos as atividades com o cotidiano dos alunos, o engajamento deles no trabalho com a produção textual e avanços nos níveis da psicogênese.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da leitura literária por meio dos contos amazônicos: um estudo de caso(2019-04) LOUZEIRO, Izabel Margalho; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do conto Acauã de Inglês de Sousa, como ferramenta no processo da prática da leitura dos alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área urbana do município de Abaetetuba, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área e um plano de intervenção realizado na turma. A utilização do conto de Inglês de Sousa permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, dentro do cenário amazônico e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, são oferecidos aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via utilização do conto dentro do contexto amazônico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da literatura no livro didático(2017) MOTTES, Diana Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos(2019-03-15) CASTRO, Silvia Margareth dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção de histórias em quadrinhos-HQ com lendas e mitos amazônicos, especialmente do município de Muaná-Pa, como ferramenta indispensável no processo de letramento dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área ribeirinha do referido município, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho está desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área, aplicação de questionários aos alunos e professor e um plano de intervenção realizada na turma. A utilização das HQ permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, produzidos por eles mesmos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, é oferecido aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via letramento dentro do contexto amazônico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The importance of using Anglophone literature in high school English classes(2022-12-07) OLIVEIRA, Arielly Azevedo de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho visa discutir acerca da importância do uso da literatura anglófona nas aulas de língua inglesa do ensino médio. Será feita uma breve apresentação do conto de Edgar Allan Poe “O Gato Preto” (1843), este conto se enquadra na categoria de conto gótico, e aborda uma temática que é vista como interessante para os alunos, visto que trazer histórias de terror e mistérios para sala de aula aguça seus pensamentos e os intriga. Desta forma, pensou-se também em uma proposta de aplicação, com duas sequências de planos de aula com esse gênero, uma vez que o uso do mesmo possibilita o aluno pensar sobre as ações apresentadas no conto, fazendo com que possa desenvolver seu senso crítico e amplie seu conhecimento linguístico, discursivo e cultural. Para a discussão deste artigo, traremos autores como Tzvetan Todorov (2010), filósofo e linguista, que produziu diversas obras na área de pesquisa linguística e teoria literária, e Richard Beach (2011), pesquisador de métodos de ensino secundário de artes da língua inglesa, com ênfase particular no ensino de literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da inserção do gênero cordel no ensino fundamental(2019-03-12) RODRIGUES, Esmeralda de Sousa; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945O presente trabalho tem como tema “A importância Inserção do Gênero Cordel no Ensino Fundamental” na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Enedina Sampaio Melo-ESAM. Objetivou introduzir o gênero cordel no cotidiano da sala de aula de língua portuguesa do Ensino Fundamental. Pesquisa foi feita no o período de 11 de maio a 15 de junho de 2018, por meio de um estudo de caso, com pesquisa qualitativa descritiva com utilização de levantamento bibliográfico de autores adeptos ao tema tais como: Abreu (1999), Aguiar (1996), Assis, (2011), Brito (2001), Candido (1972), Chartier (2011), Cosson (2014), Freire (2008), Lajolo (1993), Lajolo (1996), Martins (1994) e aplicação de questionário e também com atividades. Além de pesquisa quantitativa relatando os percentuais de alunos em relação à leitura, literatura e literatura de cordel, assim como enfatizam a importância de literatura de cordel de uso mais lúdica e prática no âmbito da sala de aula. Este trabalho pautou-se em três capitulo a saber, onde o primeiro tem como tema a formação da leitura: a prática social da leitura e obra literária, o segundo trata-se metodologia e o terceiro aborda análise e resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da leitura literária para alunos da EJA, do centro de recuperação de Abaetetuba-PA(2018-05-03) RODRIGUES, Ana Célia de Almeida; MACIEL, Ana Cláudia dos Santos; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286O presente trabalho busca destacar a importância da leitura literária no centro de recuperação de Abaetetuba-PA, com a finalidade verificar o papel da literatura como elemento de humanização meio de obras literárias. Neste trabalho a obra usada É isto um homem? De Primo Levi. Assim sendo, foram realizadas visitas regulares nas aulas de turmas da EJA no referido centro de recuperação, conversas direcionadas nas aulas, exposições sobre literatura, seguidas de aplicações de questionários aos recuperandos com perguntas relacionas a leitura, Literatura e a obra de Primo Levi É isto um homem?, que tiveram suas respostas registradas e analisadas afim de apreender o caráter multidimensional dos fenômenos em sua manifestação natural, bem como captar os diferentes significados de suas experiências vividas. De princípio foi realizado uma revisão bibliográfica dos principais autores que estão relacionados com o tema, especialmente Antônio Cândido, Michel Foucault e Primo Levi. Desse modo, por meio deste trabalho foi possível verificar a relevância da Literatura para os recuperandos do centro de Abaetetuba-PA e as implicações concretas em suas vidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da leitura literária: um estudo de caso na escola Basílio de Carvalho em Abaetetuba-PA(2019-04-01) VILHENA, Marielen Ribeiro de; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945Nesse trabalho busca-se apresentar as análises acerca da prática de leitura literária através da aplicação do projeto desenvolvido na turma do 7º ano da Escola Estadual Basílio de Carvalho, localizada na zona urbana do município de Abaetetuba, no Pará. O objetivo do projeto foi analisar como os professores vêm a leitura de textos literários nas escolas, no qual nos perguntávamos Como os professores vêem as práticas de leitura literária na sala de aula? o trabalho parte da leitura de textos relativos a formação do leitor e da leitura de obras literárias em sala de aula, em busca de analisar os processos de apreensão de leitura durante o período de aplicação do projeto na turma. Para isso, utilizamos entrevistas realizadas na escola com a professora da referida turma, com a finalidade de analisar os resultados obtidos. Dessa maneira, essa experiência permitiu identificar os aspectos positivos, como no caso do gosto dos educandos pela leitura de contos e lendas e negativos como no caso da dificuldade que eles possuem em interpretar o texto lido, bem como, as dificuldades que circundam às práticas de leitura literária na referida instituição, onde pude perceber a grande dificuldade dos educandos na compreensão de textos literários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da literatura infanto juvenil no ensino fundamental menor(2014) BASTOS, Terezinha; FÁTIMA, Socorro de; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037A leitura é um elemento fundamental para que o sujeito construa seu conhecimento, dando ênfase a sua curiosidade, fornecendo-lhes novas experiências para seu amadurecimento psicológico. Para que se possa formar criança leitora é necessário que ela tenha uma experiência significativa com a leitura que não deve ocorrer por obrigação, mas que seja apresentada de forma prazerosa, despertando-se o interesse e o prazer no sujeito que lê, fazendo-se com que este dialogue com o texto. No ensino fundamental não podemos perder o foco de tornar as crianças leitoras, pois a leitura deve estar inserida na vida da criança desde a sua infância através da família e ser continuada na escola. Assim, a escola torna-se uma das principais instituições a promover esse encontro entre a criança e a leitura, a literatura e a obra de Monteiro Lobato. Formar leitor deve ser uma das principais prerrogativas das escolas de ensino fundamental, portanto nessa pesquisa investigamos como se dá essa formação em relação às obras de Monteiro Lobato. Trata-se de uma pesquisa com base teórica e pratica, buscando-se autores que fundamentem a discussão teórica com base na leitura e formação de leitores na escola e na vida, principalmente em relação às obras de Lobato destinadas às crianças. A literatura trabalha sobre a língua escrita, esta fica dependendo da capacidade de leitura dos alunos, supondo-se que estes tenham passado pela instituição escolar. Desse modo, começa a ligação entre literatura e escola, a literatura sendo o ponto de ligação entre a criança e a sociedade e a escola, que vai promover e estimular condições de realizar a circulação da literatura, com a valorização da instrução e da escola, ficando evidente a importância do hábito de ler para a formação do cidadão. Com isso os intelectuais, jornalistas e professores começam a produzir livros para o fortalecimento de um Brasil moderno.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La utilización de los cuentos “La caperucita roja” y “Juanito y Margarita” para el desarrollo de las cuatro destrezas comunicativas (audición, habla, escrito, comprensión) de los alumnos del 7º año de la enseñanza fundamental de la escuela Profª Laura dos Santos Ribeiro(2019-12-06) PINHEIRO, Nair Figueiredo; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitores competentes na Literatura(2019-06-26) SARAIVA, Michelle Nascimento; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244Este trabalho tem como objetivo mostrar uma alternativa para que possamos ter alunos competentes na leitura e para que estes compreendam o que lêem. Além de mostrar aos alunos que a leitura pode transformar o modo de ver e viver numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente, demonstrando que a leitura pode nos fazer viajar e conhecer lugares sem sair do lugar. Neste artigo apresentamos uma sequência didática sobre o subgênero mito, que foi executada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental 5º ano, Bairro Industrial do município de Barcarena, mostraremos como levar nossos alunos a entender as características do mito e compreender o que lêem, além de levá-los a produção de um mito de conhecimento deles, para comprovar que ler, não é simplesmente decodificar letras, e sim, que está associado ao conhecimento que os alunos já possuem e as vivências que já tiveram.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura de conto de Jorge Machado na formação de leitores no contexto de sala de aula(2013-10-05) FERREIRA, Lucileia Lobato; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho trata da importância da leitura do conto na formação de cada indivíduo, literatura esta que por ser conto não se destina a um único público. Priorizo neste trabalho a literatura de conto Abaetetubense do escritor Jorge Machado que não tem recebido a importância merecida pelo povo Abaetetubense. Leitura de conto de Jorge Machado― neste trabalho de conclusão de curso nos faz assim “valorizar” nossa cultura que tem sido deixada de lado por nosso povo. A questão do trabalho com a leitura tem gerado discursões no campo da educação diversas, propostas buscam adequar o trabalho escolar a melhores formas de ensinar e aprender, os contos como recurso deste escritor como estratégia de leitura aprimora a forma do professor ministrar aulas, provocando uma interação crescente entre o aluno e os contos. O presente trabalho está fundamentado na questão do conto do Jorge Machado como estratégia de leitura para incentivar os alunos a terem o habito a leitura, o verdadeiro papel do professor como mediador do conhecimento no processo ensino aprendizagem é apresentar uma metodologia capaz de despertar o interesse do aluno por uma literatura prazerosa e de fácil entendimento.