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Navegando por Assunto "Literatura infanto-juvenil"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará
    (2012-03-19) NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    O estudo enfoca a literatura voltada para crianças e jovens como uma ferramenta para a formação de leitores. Objetiva verificar a sua contribuição para a formação de leitores críticos e para a compreensão escrita. Reúne teorias sobre o ato de ler, alfabetismo e letramento dos pontos de vista prático e social, com o referencial de Paulo Freire, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva, Maria Helena Martins e outros. Traça um breve panorama histórico da literatura e da literatura infanto-juvenil e analisa suas diferentes facetas. Apresenta a série Harry Potter e sua autora, J. K. Rowling, por meio de sínteses de conteúdo. Reflete sobre a relação entre tais conteúdos e a realidade social brasileira em nossos dias. Assume caráter quali-quantitativo explicativo, e analisa dados coletados através de questionários aplicados com membros do Fã-Clube Harry Potter Belém. Demonstra, tendo como fonte secundária a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, os efeitos positivos da série Harry Potter e de outras obras de literatura infanto-juvenil sobre os leitores participantes da pesquisa. Considera que o complexo ato da leitura tem poder transformador, ativador de consciências e desalienante; que é também dever do bibliotecário se preocupar com a formação de leitores críticos e que a literatura pode ser utilizada como um instrumento para tal intuito. Conclui, por fim, que leituras agradáveis e instigantes podem estimular o indivíduo a adotar o hábito da leitura.
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