Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Literatura de Cordel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da literatura de cordel na escola do campo: relato de experiência na E.M.E.F Filadélfia – município de Chaves (PA), Ilha do Marajó
    (2023-04-14) CASTRO, Kalebe Gonçalves; QUEIROZ, Dimitria Leão de; http://lattes.cnpq.br/2740807855351340
    Experiência prática em sala de aula é um alicerce fundamental para a formação docente, mas é necessário que a experiência junto aos alunos se dê tanto por meio do ensino de Língua Portuguesa, quanto pelo ensino de suas Literaturas, atreladas às demandas específicas de cada turma. É pensando sobre esses aspectos teóricos e práticos, que o presente trabalho traz o “relato de experiência” da disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e Códigos – Português, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, realizado no período de estágio e regência na turma da 4ª etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na escola Filadélfia, situada no município de Chaves-PA na ilha do Marajó, que ocorreu entre os dias 10 e 25 de setembro de 2022, no período noturno. O relato dessa experiência tem como objetivo principal discutir o ensino da Literatura de Cordel, como uma manifestação da literatura popular, nas escolas do Campo, analisando também a recepção dos alunos sobre as atividades desenvolvidas e as diversas questões que perpassam o ensino da Literatura na Escola do Campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatório de atividade: 2018/2020, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Uma prática de letramento no 5º ano do ensino fundamental com o gênero literário cordel: relato de uma experiência no PIBID.
    (2022-10-20) ROSÁRIO, Marceli Silva Ribeiro do; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos
    (2022-11-30) CABRAL, Valéria da Costa; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Sabendo da importância que o professor tem de despertar no aluno a motivação e o interesse em aprender, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de enfatizar sobre a importância do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) e da Literatura de Cordel (LC) como recursos educacionais para o processo de ensino-aprendizagem de física nas escolas. E para cumprir tal objetivo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre o tema citado e que mostra a importância desses recursos didáticos nas aulas durante a prática docente. Os trabalhos revisados nos apresentam uma maneira contextualizada e dinâmica de ensinar e aprender, onde se leva em consideração o conhecimento e a realidade dos alunos, que para os autores facilita não só no processo de ensino-aprendizagem, mas também na relação professor-aluno. Este trabalho permitiu compreender que a contextualização de conteúdos de física abordados através das HQs e da LC aproximam a ciência da arte e propicia aos alunos estudar e aprender através da criatividade e da interdisciplinaridade, aumentando a sua capacidade imaginativa e estimulando o seu desenvolvimento, pois as leituras trabalhadas trazem uma escrita de fácil compreensão, onde o conteúdo é apresentado de forma simples, divertida e bem humorada o que atrai a atenção do aluno, fazendo com que o mesmo sinta interesse em aprender física, e afirmando que ao aproximar ciência e literatura na educação podemos construir conhecimento científico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA