Navegando por Assunto "Literary genre"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El género literario cuento como instrumento didáctico para desarrollo de la lectura en clase de E/LE para alumnos del 1º año en la escuela Sistema de Ensino Vestibulando Abaetetuba-PA(2019-12-06) BOTELHO, Andréia Coutinho; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais(2019-02-20) SANTOS, Maria do Socorro dos Santos e; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho trata da importância da sala de leitura como espaço de letramento nos anos iniciais, objetivando compreender os processos de aquisição da leitura e construção de conhecimento, a partir das práticas de leitura e o desenvolvimento do indivíduo leitor, por meio do uso dos gêneros literários. O mesmo foi desenvolvido por pesquisa bibliográfica e de campo, através da vivência diária com os alunos enquanto professora de sala de leitura, na aplicação de atividades significativas neste processo de aprendizagem, permitindo a análise e reflexão sobre o real objetivo da sala de leitura na formação de indivíduo e buscando (re-)significar este espaço dando sentido ao verdadeiro ato de ensinar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Revisitando raízes: a identidade cordelística na formação docente(2025-06-27) CASTRO, Eleticia Costa de; LEÃO, Rafaella Capela; http://lattes.cnpq.br/9861555431189092; https://orcid.org/0000-0002-5945-7270Este artigo implica-se em estudos situados no campo teórico e prático referente à literatura de cordel. O aporte teórico é fundamentado em Abreu (1999), Matos (1994), Batista (1929), Luciano (2011), Cascudo (2006), Romero (1888) e outros importantes autores clássicos e contemporâneos. O intuito deste estudo é apresentar a contribuição da identidade cordelística na formação docente, reconhecendo a importância de trazer a Literatura de Cordel no ensino. Assim, essa pesquisa se constituiu em caráter autoetnográfico de natureza qualitativa, demonstrando como a identidade cordelística pode refletir nas ações/práticas pedagógicas, isto é, como as raízes culturais de um povo, especificamente, arte popular pode ser levada e aplicada no contexto escolar. O resultado deste trabalho destaca a importância de valorizar a cultura popular e a literatura de cordel como uma forma de preservação da memória, da identidade cultural e da história de parte da sociedade, além de incentivar a utilização da literatura de cordel como um possível recurso didático em sala de aula.