Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Literacy and literacy"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Formação inicial do professor alfabetizador: experiências autobiográficas no PIBID
    (2021-01-29) SILVA, Anderson André Alves da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O presente Trabalho de Curso (TCC) apresenta a trajetória de formação de um licenciando do curso de Pedagogia, do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, no que concerne à participação como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlia Quadros Peinado, situada no município de Bragança, na região do Rio Caeté, Nordeste Paraense. O objeto de pesquisa é a experiência de alfabetização e letramento vivenciada no percurso formativo de iniciação à docência no PIBID. O objetivo geral é analisar as contribuições do subprojeto PIBID para a formação inicial do professor alfabetizador. O trabalho procurou responder às seguintes questões-problema: Que aprendizagens o PIBID proporcionou sobre o processo de alfabetização e de letramento no ciclo inicial do Ensino Fundamental? Que conhecimentos teóricos e práticos sobre alfabetização e letramento foram oportunizados pelo PIBID? O que foi possível conhecer sobre a prática da alfabetização e de letramento junto às professoras alfabetizadoras da escola-campo do PIBID? Que experimentações didático-pedagógicas foram oportunizadas junto às turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, ancorada na metodologia da pesquisa autobiográfica. A coleta de dados foi realizada na convivência cotidiana com os agentes escolares, no decorrer de dezoito meses de vigência do projeto. A fundamentação teórica do trabalho foi construída a partir dos estudos bibliográficos realizados durante os encontros de formação teórico-metodológica no subprojeto (PIBID). Os resultados apontam para o fato de o letramento não possuir uma preocupação relevante perante as práticas pedagógicas cotidianas das professoras alfabetizadoras e a alfabetização ainda se encontra muito centrada em atividades mecanizadas de leitura e escrita.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA