Navegando por Assunto "Linguistics"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem(2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Linguagem e gramática no aspecto ideológico(2014) VIEIRA, Claudia Correia; CALDAS, Carlos Alberto Amorim; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521O presente trabalho com o “tema linguagem e gramática no aspecto ideológico: na escola estadual São Francisco de Assis”. Tem como objetivo compreender o ensino da gramática na aula de língua portuguesa no ensino médio. Visto que, a qualidade de ensino de língua portuguesa não tem sido muito satisfatória no processo de aprovações de (concurso, vestibular, Enem ), procurando entender essa problemática, foi realizado uma pesquisa de campo, com os alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio, da escola estadual São Francisco, para melhor compreender quais são os métodos utilizados pelo professor para trabalhar o ensino da gramática, na aula de língua portuguesa. Este trabalho está dividido para melhor compreensão dos leitores em quatro capítulos a seguir definidos alem de uma introdução a respeito do tema. No primeiro capitulo aborda linguagem é Ideologia, onde é mencionada como instrumento de dominação as produções, lingüísticas, culturais, e é a linguagem que nos permite guardar e transmitir informações. No segundo capitulo será abordado a gramática, e retratar as dificuldades de se reproduzir na linguagem escrita a linguagem oral. No terceiro capitulo será abordado o aspecto ideológico, será abordadoa divisão de classes referente ao aspecto social, econômico e cultural é o papel desempenhado pela escola, e as ideologias dentro desta. No ultimo capítulo, a conclusão dotrabalho de campo, com resultados dessa pesquisa que foi realizado com os alunos do ensino médio da escola São Francisco de Assis, uma atividade de uma redação, analisarmos as produções dos alunos do 1º é 2º ano,observou que os alunos apresentaram problemas relativos á correção ortográfica, problemas de coesão,registro informal e concordância. Este trabalho é uma reflexão necessária para que o professor de português passe a ver gramática como algo muito mais amplo que aquilo que tradicionalmente se tem como gramática em nossas aulas de língua portuguesa. Mostrar que a nossa comunicação é textual e o texto pode ser escrito e oral. Correlacionando uma ao outro, deve-se mostrar as especificidades de cada um na representação simbólica que utiliza para chegar á comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre arquivologia e semântica na representação arquivística.(2019) LIVRAMENTO, Arlêdo Gonçalves do; GOMES, Gilberto Cândido; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383Este trabalho aborda a temática da ciência da informação e sua relação com outras áreas de conhecimento, especificamente as áreas da linguística e da arquivologia, por meio de uma pesquisa teórica, bibliográfica de abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo. Tem como objetivo geral estabelecer relações entre a arquivologia e a semântica no momento da representação arquivística. Para tanto, usamos de alguns teóricos das três áreas de conhecimento acima citadas, a saber Saracevic (1992), Almeida, Bastos e Bittencour (2007) que discutem a interdisciplinaridade na Ciência da Informação, Araújo (2011) que discorre sobre a relação existente entre a Ciência da Informação e a Arquivologia, Herrera (1991) e Lopez (2002) contribuem nesta pesquisa ao falar sobre os aspectos da gestão documental na arquivologia, com foco na etapa de descrição de documentos de arquivo por meio da Norma Internacional de Descrição Arquivistica- ISAD(G), Chaumier (1971) que disserta sobre uma análise documental de conteúdo e Marchuschi (1998) e Koch (2004) que apresentam uma nova abordagem sobre a elaboração do texto, levando em conta características políticas, históricas e socais. Uma vez discorrido sobre as questões acima, argumentamos através de quadros comparativos de análise, que o processo de representação da informação, por meio da norma ISAD(G), é interdisciplinar e dependerá de quem faz a leitura e análise documental de conteúdo, devendo atentar-se a aspectos semânticos e escolhas lexicais. Espera-se com este trabalho, contribuir com um melhor aporte no campo da arquivologia, no sentido de promover sua interlocução com outros campos científicos distintos, mas que se complementam dentro da área de saber da Ciência da Informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A representação arquivística na tradição canadense: subsídios para elaboração de um modelo ideal de ensino por meio da semântica textual(2018) MONTEIRO, Glenda da Rocha; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779Apresenta a dinâmica contextual baseada no pós-moderno e na relação traçada entre a Linguística e a Arquivologia por meio da semântica e a Representação em Arquivos, especificamente nas atividades de classificação e descrição. Relacionado ao projeto de pesquisa “A Representação Arquivística: elementos para a construção de um modelo de ensino ideal por meio da semântica textual a partir dos contextos australiano, canadense e brasileiro”, justifica-se na contribuição para a construção de um referencial teórico e metodológico a respeito da Representação Arquivística no contexto canadense e para a criação de um modelo de ensino tendo como base metodológica a semântica textual e os critérios de construção textual de sentido e elementos constituintes da coerência e coesão textual. Entre os objetivos estão: a comparação das diferentes abordagens em representação; analisar como os arquivistas das duas instituições trabalham no que se refere a construção dos planos de classificação e instrumentos de pesquisa; analisar instrumentos de pesquisa das duas instituições observando os critérios de análise linguística estabelecidos para esta pesquisa. O método empregado para alcançar tais objetivos, caracteriza-se por ser um estudo exploratório, teórico e documental, tendo a semântica e critérios de construção textual de sentido e elementos constituintes da coerência e coesão textual como metodologia de análise para a compreensão dos caminhos da Representação Arquivística nos instrumentos de pesquisa dos Arquivos canadenses-Library and Archives Canada (LAC) e Provincial Archives of Manitoba. Aborda temáticas de Organização e representação da Informação Arquivística; Linguística e Semântica e apresenta como resultados análise de três instrumentos de pesquisa das referidas instituições canadenses.