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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Metaplasmos em interações escritas na rede social whatsapp
    (2025-09-16) PINHEIRO, Sheila Rego; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
    A pesquisa de natureza sociolinguística tem por finalidade examinar a presença de metaplasmos através das variações fonéticas observadas em capturas de tela de mensagens em grupos do WhatsApp. Considerando que esta é uma plataforma utilizada por muitas pessoas para se comunicar. Como referência teórica, foram utilizados os trabalhos de Coutinho (2005), Votre (2021), Bagno (2007), Calvet (2002), entre outros autores que tratam dos estudos relacionados à teoria da variação. A partir da comparação e análise descritiva do corpus, constataram-se as estratégias de mescla empregadas pelo falante para se expressar, o que permite a transposição de elementos da oralidade para a escrita, sem que haja modificações no significado dos vocábulos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mudança linguística: uma análise de itens lexicais em letras de músicas brasileiras
    (2023-08-19) MESQUITA, Sérgio Soares; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    Partindo do pressuposto de que a música se constitui uma importante forma de comunicação e expressão do pensamento humano e que carrega consigo uma enorme carga histórico-cultural, de identidade e que perpassa por todo a existência humana, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o presente trabalho tem por objetivo apresentar de que forma essas mudanças ocorridas na língua são incorporadas nas letras das canções, dando ênfase a termos que se apresentam no meio digital, em especial nas mídias socias; uma vez que esse gênero discursivo música se apropria das mudanças linguísticas ocorridas na língua, ou seja, as composições musicais absorvem o que está em uso pelos falantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Palatalização de /T, D/ diante de /I/ no português brasileiro falado na comunidade quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA)
    (2023-01-26) OLIVEIRA, Mateus da Silva; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074
    Este trabalho descreve o fenômeno da palatalização das consoantes coronais /t/ e /d/ no português falado em uma comunidade quilombola do município de Gurupá, no estado do Pará. Trata-se de um processo bastante estendido no português do Brasil, como um todo, mas ainda pouco estudado em comunidades rurais quilombolas. Considera-se um trabalho de abordagem quantitativa, onde ocorreu a transcrição de relatos de experiências (entrevistas) com 12 moradores da comunidade investigada. Os dados obtidos foram codificados considerando grupos de fatores extralinguísticos (sociais) e linguísticos, após a sistematização e triagem dos dados, os mesmos foram submetidos a um processamento estatístico informatizado no software Goldvarb X, que gerou frequências e pesos relativos referentes à interferência dos fatores linguísticos e extralinguísticos considerados na análise. A ocorrência do fenômeno da palatalização é algo presente no falar paraense. O falar paraense se destaca entre os demais falares brasileiros por ter como regra a palatalização destes segmentos consonantais, com um percentual acima de 90%, média similar ao índice encontrado na comunidade investigada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tratamento da variação linguística no ensino e aprendizagem do Português
    (2019-06-26) SANTOS, Luciani dos Anjos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho tem como foco a importância e aprendizado do tratamento da variação linguística enquanto objeto essencial de ensino da Língua Portuguesa, a pesquisa buscou tratar sobre a problematização das possíveis dificuldades que os professores enfrentam ao aplicar esse ensino de língua na sala de aula, o estudo foi feito em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental de duas escolas do município de Barcarena/Pará, sendo uma da rede pública EMEF Prefeito Wandick Gutierrez localizada numa área com alguns traços rurais e outra da rede particular IEPAM Instituto de Educação Permanente da Amazônia localizada numa área urbana. O estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo em uma abordagem quantiqualitativa. Os instrumentos foram questionários contendo perguntas semiestruturadas, aplicadas às professoras das escolas em uma amostragem de 1 questionário por docente. Assim, de posse das informações coletadas observou-se que as professoras ainda apresentam muitas dificuldades em fazer usos dos estudos de variação linguística, pois ainda utilizam técnicas e métodos tradicionais e descontextualizados. Assim é de suma importância o professor desde sua formação apropriar-se dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de sua prática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Variação linguística nos livros didáticos do 6º e 9º ano do ensino fundamental maior
    (2022-11-18) LIMA, Stephany Pereira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    Este trabalho discorre sobre a variação linguística nos livros didáticos do 6° e 9°ano do ensino fundamental maior. Objetiva-se discutir como a variação linguística é trabalhada em dois livros didáticos. A base teórica apoia-se em Coelho et al (2010), Bagno (2007), Zilles e Faraco (2015), entre outros que investigam essa temática. Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa documental, tendo como corpus dois livros didáticos, manuais do professor, do 6° e 9° ano do ensino fundamental maior, que fazem parte da coleção “Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem”, da editora Moderna, do ano de 2018. Os resultados revelam que os livros analisados fazem abordagens suscintas da variação. Os tipos de variação que recebem abordagem nos livros analisados são a variação social, regional, diamésica, estrangeirismo, a partir da abordagem de alguns gêneros textuais como charge, receita etc. Além disso, há, ainda, espaço reservado para a discussão do preconceito linguístico. Conclui-se que, o conteúdo abordado nas atividades dá condições para os docentes discutirem o tema, acenando para uma mudança na abordagem puramente metalinguística e normativa no ensino de Língua Portuguesa.
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