Navegando por Assunto "Linguagem não verbal"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A polissemia na linguagem não verbal: no caso os emojis(2018-06-26) PINHEIRO, Nilma de Jesus Feio; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166O estudo verificou a ocorrência da polissemia por meio de estímulos visuais, produzidos por emojis, os quais são utilizados frequentemente nas plataformas de interações virtuais como Facebook, Twitter, Menssaggen e, em particular no Watsapp. Desse modo, evidenciou-se o deslocamento do fenômeno polissêmico da linguagem verbal, para a linguagem não verbal, com isso, intenciona-se gerar uma reflexão sobre o trabalho, a fim de oferecer uma nova perspectiva de abordagem do fenômeno polissêmico. Ademais, o trabalho embasou-se em revisões bibliográfica com destaque para os estudos de Duarte (2003), acrescidos de entrevista e questionário, elementos indispensáveis para o êxito da pesquisa. Portanto, os resultados demonstraram que de fato há polissemia na linguagem não verbal contrapondo estudos que particularizavam esse fenômeno como ocorrente apenas na linguagem verbal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O serviço de referência em bibliotecas e a proxemia: as práticas de relação, percepção e intervenção do bibliotecário na mediação da informação com o usuário(2017-04-04) QUEIROZ, Éder Ney do Rosário; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Análise do serviço de referência em relação ao atendimento pessoal prestado pelo bibliotecário ao usuário e a proxemia, com o objetivo de esclarecer como o setor de referência pode contribuir e configurar-se como ferramenta da mediação perante a percepção do bibliotecário no comportamento espacial com o usuário. Para isso, buscou-se refletir a respeito desse relacionamento interpessoal estabelecido referente aos estados agradáveis e desagradáveis que ocorrem no espaço da biblioteca, para a sua transformação no ato da mediação da informação. Como procedimento metodológico, a pesquisa é caracterizada como exploratória, buscando maior compreensão do fenômeno investigado, sendo adotada a pesquisa bibliográfica em registros resultantes de pesquisas anteriores realizadas e publicadas por outros autores, disponíveis em livros, artigos e outros documentos. Assim, no que compete ao serviço de referência, foram adotados, entre outros, Ranganathan (2009), Grogan (1995/2001), Macedo (1990), Mendonça (2005) e Almeida Júnior (2009). Já no que se refere ao comportamento espacial (proxemia) do usuário da biblioteca autores como Edward T. Hall (1977), Umberto Eco e Michel Maffesoli foram estudados. Como resultados, observou-se com os conceitos utilizados abordam temas que englobam o atendimento pessoal no serviço de referência e a teoria denominada proxemia que faz observações às necessidades espaciais do homem, como esse se relaciona tanto pessoal quanto social, durante a sua comunicação. O serviço de referência no seu sentido estrito, isto é, o atendimento pessoal, configura-se uma relação existente entre o usuário e o bibliotecário, sendo assim, também existe uma distância entre esses indivíduos segundo a teoria proxêmica, que pode estabelecer uma relação de confiança ao usuário, onde o contato visual e aproximação possa traduzi-lo que o bibliotecário está atento e disponível às interrogações por ele realizadas, favorecendo intercâmbios mais espontâneos, gerando uma melhor interação e propiciando estados agradáveis e resultando em uma mediação da informação mais eficiente e eficaz. Concluindo a pesquisa, considera-se que a relação do serviço de referência com o atendimento pessoal realizado pelo bibliotecário ao usuário com o estudo dos estados agradáveis e desagradáveis durante sua ocupação espacial tratado pela teoria proxêmica torna-se análise de considerável importância para uma efetiva mediação da informação no espaço da biblioteca.