Navegando por Assunto "Life stories"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caminhos e descaminhos de uma mulher educadora(2017) LUZ, Fernanda da Costa; CARDOSO, José Carlos Martins; http://lattes.cnpq.br/8339490167570990; https://orcid.org/0000-0002-9090-8842O presente memorial intitulado “Caminho e descaminhos de uma mulher educadora” traz como objetivo realizar uma análise nas mudanças ocorridas no processo de minha formação docente. Nele descrevo o resgate de todos os fatos ocorridos em minha infância até a vida adulta, os desafios do meu trabalho docente, com a educação de jovens e adultos, multisserie e educação infantil e aos caminhos que percorri para atingir meu principal objetivo ser pedagoga e poder contribuir no ensino aprendizagem dos meus aluno. Ingressar na educação como educadora foi uma maneira de não ficar perdida no tempo por falta de estudar e sim um incentivo para mais adiante subir os degraus que os estudos oferecem, portanto neste memorial percebo o quanto a minha persistência em continuar estudando foi primordial para esta onde estou, terminando uma graduação com intuito de continuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias e reflexões de uma professora em formação(2023-12-19) XAVIER, Aline Santos; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210Este trabalho de conclusão, centrado nos relatos de vida e de Estágios Supervisionados e docente, explora as experiências e vivências ao longo da minha formação como professora de ciências. O objetivo da pesquisa é analisar os elementos de reflexão sobre a contribuições dos estágios para minha identidade docente. A metodologia adotada é autobiográfica de análise descritiva e qualitativa de relatos e memórias. Assim, ao longo da pesquisa, foram analisadas memórias que evidenciam a contribuição da família e da escola na trajetória acadêmica e relatos decorrentes da prática dos Estágios Supervisionados. A discussão dos resultados enfatizou as dimensões sociais das ações orientadas nos estágios, permitindo aprendizagens de cunho social e formativo. As expressões consolidadas nos estágios ressaltaram sua relevância e destacaram a importância da reflexão no processo de formação do docente.