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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA: um olhar musicológico na Biblioteconomia
    (2023-01-06) RODRIGUES, Fabileny Souza; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Centra-se em entender o Centro de Memória Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/UFPA) enquanto unidade de informação e o contexto de organização da informação musical, em especial as partituras. Investiga a representação da informação das partituras, compreendendo sua ligação com demais atividades desenvolvidas pela biblioteca. Utiliza pesquisa qualitativa e exploratória constituída em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do portal Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, de artigos com o tema música nos artigos produzidos na área da Ciência da Informação no período de 1972 até 2022. O segundo momento foi determinar diretrizes para a organização da informação musical com foco em partituras, a partir do levantamento da literatura relevante em musicologia na pesquisa bibliográfica e nas literaturas da biblioteconomia. Por último, investigaram-se as atividades em organização da informação desenvolvidas no CEMID/UFPA através de uma entrevista semiestruturada realizada com o bibliotecário responsável, cujas respostas foram comparadas aos referentes desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constata que os elementos importantes nas partituras para fins de representação da informação são: as indicações de autoria, títulos, gêneros e a própria indicação do tipo documental (partitura). Apresenta o tratamento dos registros por meio do AACR2. Mostra como resultado que em relação ao CEMID os registros catalográficos são simples e que a totalidade de partituras não está no Sistema de Bibliotecas das UFPA (SIBI/UFPA), o que acarreta em longo prazo, problemas de uniformidade e consistência de informação, mesmo que, como é a praxe da unidade de informação em questão, facilitar o acesso a consulta de uma maneira mais localizada, para disponibilizar de imediato os materiais às demandas e necessidades do usuário, isto pode representar uma problemática para usuários que pesquisam somente através do SIBI/UFPA na aba da Escola de Música. Demonstra que a variedade e qualidade do acervo CEMID/EMUFPA possibilita desenvolver um banco de autoridades que ajudaria na organização e recuperação da informação. A presença ativa e participativa do CEMID/EMUFPA em projetos é valiosa para as atividades de organização da informação, visto que a relação e interação entre a comunidade de usuários (professores, alunos e demais técnicos) proporciona feedbacks e pode ser vista como janela de oportunidade para melhores tomadas de posição.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Princípios de usabilidade na Biblioteconomia: parâmetros para análise em Sistemas de Bibliotecas
    (2022-12-16) AMARAL, Camila Chaves; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    Apresenta avaliações de usabilidade em sistemas de bibliotecas, analisando artigos científicos publicados e indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) no período de 2016 a 2020. Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com a discussão da usabilidade em sistemas de informação no âmbito da Biblioteconomia. Os objetivos específicos são: levantar os fundamentos teóricos da usabilidade em sistemas de informação; identificar trabalhos que avaliaram a usabilidade em sistemas de bibliotecas; e conhecer os métodos avaliativos de usabilidade mais aplicados. A problemática aborda como os estudos da Usabilidade podem contribuir com a avaliação de sistemas de informação na área da Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem metodológica quali-quantitativa, que se utiliza da técnica análise de conteúdo e, quanto ao procedimento da coleta, de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam que houve o maior número de avaliações de usabilidade nos sistemas de bibliotecas entre o ano de 2016 e 2017, e os sistemas mais avaliados foram o repositório institucional e o periódico científico online. Conclui-se que a aplicação do Modelo Empírico e do Método Usuário, bem como a adoção das técnicas de avaliação questionários de perfil (Técnica Prospectiva), ensaios de interação (Técnica Objetivo-Empíricas) e heurísticas de Nielsen (Técnica Preditivo-analítica) foram os métodos avaliativos de maior preferencia para a avaliação de sistemas de bibliotecas. Por fim, a Usabilidade na área da Biblioteconomia amplia o debate sobre a facilidade no uso de recursos informacionais e tecnológicos pelos usuários, haja vista que a informação é um componente indispensável para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.
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