Navegando por Assunto "Letramento literário"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba-PA(2018-05-26) MAUÉS, Diana Teles; RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes; COSTA, Regina Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2835860032691025Autores como Cosson (2016); Kleiman (2003), Brandão (1997), Foucambert (1997) dentre outros, realizam discussões que enfatizam a importância da leitura do texto literário para o processo de desenvolvimento do letramento literário, pois essas possibilitam aos sujeitos o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas. Cosson (2016) destaca que mediante a leitura dos textos literários, é possível adotar um comportamento e uma linguagem adquirindo o gosto pela leitura sem perder-se a “beleza” dos textos. Nesta linha de pensamento, a leitura do texto literário pode ser uma prática voltada para a reflexão sociocultural, por meio das experiências. Desta forma, sabe-se que a leitura dos textos literários é importante para o desenvolvimento do letramento, no entanto, muitas vezes, há apenas a afirmação dessa importância sem que fique claro como e em que condições esses textos exercem esse papel formativo. Ou seja, é preciso avançar nesses estudos visando responder as seguintes perguntas: como e porque os contos de fadas e/ou os textos literários promovem o letramento literário? O que há nesses textos que os tornam tão importante para o processo de letramento literário? Assim, por meio deste estudo, objetiva-se analisar como o uso dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm promove o letramento literário, refletindo acerca das funções sociocognitivas linguísticas interacionistas no desenvolvimento humano. O presente estudo é de cunho teórico, fundamentando-se na produção teórica de autores como Silva, Lajolo, documentos legais como os PCN’S, dentre outros representantes da temática. Os resultados dessa pesquisa apontam que o uso dos Contos de Fadas e a leitura do texto literário exercem papel sociocognitivo fundamental ao desenvolvimento do leitor literário, pois por meio destes é possível exercitar, principalmente, a imaginação a sentimentos como senso de solidariedade, amor ao próximo, além de uma reflexão crítica acerca de situações do cotidiano. Também, ao utilizar esses recursos como ferramenta para o letramento, permite-se ampliar o conhecimento sobre o mundo. Do ponto de vista pedagógico, é essencial o papel do professor nesse processo, na medida em que ele pode criar situações com várias possibilidades de releitura dos diferentes temas dos Contos de Fadas, para que o sujeito possa ver para além daquilo que lhe é oferecido pelo seu cotidiano, expandindo, assim, o seu conhecimento sobre o mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná(2018) BENTES, Daiany Costa; VALENTE, Luthy de Paula; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806A partir da ideia de que a Literatura está frequentemente presente na vida de cada indivíduo, esta monografia tem como objetivo investigar o processo de Letramento Literário, destacando o ensino de Literatura, como também possibilitar estratégias de leitura para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da educação básica, em diferentes municípios. O intuito da pesquisa é promover o letramento literário por meio da leitura e compreensão de textos literários, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento pessoal dos alunos referentes à literatura, tornando-os leitores e atuantes no meio social em que vivem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e as teorias de Cosson (2016), Candido (1988), Soares (2004), Bosi (2006), entre outros, encaminham e abordam conceitos e melhorias a respeito de leitura, letramento e literatura. Para completar as ideias, realizou-se uma pesquisa qualitativa para verificar a qualidade da leitura estética dos alunos por meio de uma sequência interventiva. Diante disso, os resultados revelaram que o letramento literário no Ensino fundamental ainda não se concretiza totalmente devido a fatores sociais, estruturais, políticos, metodologias de trabalho em sala de aula entre outros fatores ligados a realidade das escolas selecionadas para a aplicação da pesquisa, contudo acredita-se na potencialidade do ensino literário. Por fim, conclui-se que esse tipo de estudo, apesar das controvérsias da vida, pode contribuir significativamente para a relação literatura e sociedade, tornando leitores críticos e expressivos capazes de observarem o mundo como ele realmente apresenta ser.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literary literacy: how readers can be literate as of graphic novel about the Holocaust(2025-04-02) REIS , Melissa Karine Silva; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo explora o letramento literário como um processo que vai além da decodificação de palavras, tem a capacidade de interpretar o conjunto de elementos literários, e permite que os leitores desenvolvam sua formação integral. Dessa forma, o objetivo deste artigo é promover o letramento literário a partir da obra em graphic novel “Maus - A história de um sobrevivente” de Art Spiegelman, utilizando a prática “círculo de leitura” de Rildo Cosson. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, sendo, a coleta de dados por meio bibliográfico. Logo, este estudo busca compreender como os leitores podem ser letrados apartir de uma obra em graphic novel sobre o holocausto. As conclusões demonstram a importância do letramento literário para o desenvolvimento do leitor de forma eficazTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de projeto de intervenção no campo da gestão e coordenação escolar - Letramento literário: uma proposta de alfabetização e letramento para alunos do 4º ano do ensino fundamental da EMEF Maria José dos Santos Martins em Bragança - PA(2022-12-08) PIRES, Gustavo Sousa; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ‘Wonder’ and inclusion: a literary teaching proposal(2024-08-28) OLIVEIRA, Izabelle Victória Silva Lopes de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Os estudos sobre o Letramento literário ainda são bem recentes, porém muito significativos a ponto de provocar mudanças nos valores sociais das pessoas, pois faz uso da palavra escrita como ferramenta para falar sobre algum fato sobre a vida. Sendo assim, o tema inclusão precisa ter mais visibilidade para discussões, evidenciando práticas no âmbito escolar para atender a diversidade do aluno e reconhecendo suas peculiaridades com empatia e respeito. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de letramento literário, com o tema inclusão e tendo como produto final, a prática em leitura em várias linguagens artísticas, despertando a criatividade do aluno. Fazendo o uso da abordagem qualitativa, foram examinados artigos, análise dos documentos como a BNCC (2018) e DCEPA (2017), assim como, os autores, Segabinazi and Cosson (2023), Silva and Silveira (2011), Vieras and Dourados (2015), que abordam sobre os conceitos de letramento literário. O autor Suarez (2006), que fala um pouco sobre o conceito bildung. O resultado deste trabalho é a elaboração da proposta didática, com base no referencial teórico sobre o letramento literário, inclusão e conceito de bildung. Infere-se que o letramento literário está associado a práticas que fazem os alunos refletirem, despertando sentimentos de empatia e respeito por todos.