Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Lenda"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El papel de la literatura y de la cultura en la enseñanza de lengua española: la leyenda como herramienta
    (2016) VASCONCELOS, Alessandra dos Santos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Este artigo tem como objetivo apresentar a importância que a cultura e a literatura ocupam no ensino de língua espanhola. Pretende mostrar também que a utilização de textos literários em sala de aulas, permitem ao aluno conhecer valores que estão incluídos em seus conhecimentos culturais. E que a lenda é uma ferramenta fundamental para esse ensino, pois suas características são capazes de desenvolver nos alunos as competências linguísticas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La importancia de la leyenda en las clases de Español como LE
    (2016) CARDOSO, Edinaldo Negrão; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    O propósito desta pesquisa está baseado em analisar a importância da lenda na aula de língua espanhola como LE, uma vez que o interesse por este tema também se dá porque queremos estimular os alunos a conhecerem melhor as lendas por meio da aula de língua espanhola, apresentando para eles, propostas didáticas e, que se constituam significativas para sua aprendizagem, estimular leituras, escrita e discursões dos fatos sobrenaturais que são parte dos enredos destes textos, estimular pesquisas a de novas lendas, da região onde vivem os alunos. Por meio da leitura e discursão da lenda, os alunos poderão identificar traços que são referentes à sua cultura para, em seguida, estabelecer diversos diálogos em grupos. Espera-se que a partir das atividades desenvolvidas com elas, os alunos se identifiquem com a língua e se transformem em agentes pesquisadores de sua própria história e de seu próprio conhecimento, que ele tem e não sabem de onde se originam y como buscá-los. Este trabalho está apoiado como base teórica de alguns autores como Jonathan Culler (1999), Cámara Cascudo (1993), Thompson (1998), Geertz (2008), e outros. Esses que têm grande contribuição para o estudo de conceitos como, lenda, cultura e Literatura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Wake up, Donnie: intertextuality and soundtrack in Donnie Darko
    (2024-07-02) SOUSA, Breno José da Silva; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    Este trabalho tem como objetivo analisar algumas das possibilidades de intertextualidade perceptíveis na comparação de textos produzidos em contextos muito distintos e no que diz respeito à trilha sonora de uma adaptação cinematográfica. Trata-se de identificar as sincronicidades de elementos que compõem distintos tipos de textos e compará-los. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos intertextuais entre a narrativa, os personagens, e sua relação com a trilha sonora, dos três objetos de estudo: a lenda urbana do Bunnyman; o filme Donnie Darko (2001); e o livro/roteiro de mesmo nome (2003). A base teórica é composta principalmente pelas ideias de Samoyault (2001), Kristeva (1966) e Bakhtin (1963), acerca da intertextualidade; Steven Tötösy de Zepetnek (1998), sobre literatura comparada; Fischoff (2005) e Colpi (1963), sobre estudos de trilhas sonoras. O trabalho busca encontrar elementos de comunicação entre os textos (lenda e livro/roteiro), através de seus personagens e outros aspectos e, também, se existe a mesma comunicação entre a trilha sonora e as cenas do filme, que derivou dos textos citados anteriormente. Conclui-se que é possível perceber a intertextualidade presente na relação entre os textos analisados, e que a trilha sonora pode ser utilizada como ferramenta para a realização de intervenções intertextuais relevantes, no que diz respeito à percepção do público de um produto audiovisual.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA