Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Leitura literária"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A casa da criança Santa Inês e a mediação de leitura literária
    (2019-07-19) OLIVEIRA, Glória da Conceição Martins; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181
    No presente relato de experiência, farei uma reflexão em torno da mediação de leitura literária, tendo como base as ações que desenvolvi na E.E.E.F. Casa da Criança Santa Inês, com alunos de uma turma de 3º ano, durante o período em que cursei a disciplina “Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental”, no curso de Pedagogia da UFPA. Nas ações de mediação trabalhei com a obra Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Tomando como base a carência de experiências com a leitura literária no cotidiano escolar das crianças, a conscientização sobre o preconceito racial e sobre a inclusão, o objetivo maior das ações foi chamar a atenção dos alunos para a prática da leitura enquanto experiência prazerosa, visando proporcionar também a reflexão crítica das crianças. Primeiramente, farei um breve histórico de minhas experiências de leitura para chegar posteriormente às minhas observações durante o Estágio. Para tanto, busquei dialogar com o pensamento de alguns autores que se debruçaram sobre o tema da leitura literária, tais como: Tzvetan Todorov (2009), Antonio Candido (2011), Marisa Lajolo (2005), entre outros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades em trabalhar a leitura literária em sala de aula
    (2019-06-19) COSTA, Mailsa Sebastiana Ferreira da; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181
    O presente artigo trata das dificuldades enfrentadas pelos professores ao se trabalhar a leitura literária em sala de aula. Sabemos que uma das maiores dificuldades que os professores encontram dentro das escolas diz respeito à leitura, ou melhor, à falta dela. Buscar entender como e porque crianças e jovens passam por várias fases do ensino escolar sem construir o gosto pela leitura certamente nos levará a muitas causas. Nesse caso, o objetivo central desse estudo é realizar uma reflexão a respeito da leitura literária em sala de aula para se perceber dentro do processo educacional os principais problemas que impedem a formação de novos leitores. Ou seja, nosso foco é o método de abordagem que predomina nas escolas públicas, suas falhas e contribuições em se tratando do trabalho com o texto literário. Para tanto, faremos o diálogo com alguns autores que tem a leitura como ponto central em suas pesquisas, tais como: Lajolo (1982), Soares (2001), Freire (1995), Candido (2004) e Todorov (2009). Tanto como base a pesquisa bibliográfica, nosso estudo visa contribuir para a ampliação e o aprofundamento das questões que envolvem a mediação e a formação de novos leitores nas escolas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Minha formação como leitor: percurso escolar e universitário
    (2021-07-27) PENA, Márcio Saboia; CARVALHO, Elanir França; http://lattes.cnpq.br/3398161831168383
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saia literária: crianças tomando gosto pela leitura na escola Filadélfia, comunidade Nossa Senhora Aparecida, Rio Aranaquarazinho, município de Chaves, Pará
    (2023-05-16) CASTRO, Noeme Reis; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este trabalho trata de um relato de experiências que tive nos meus estágios supervionado da Universidade Federal do Pará (UFPA) com ênfase em linguagens e códigos no Campus de Altamira. Onde tive a oportunidade de exercer o papel de docente em uma turma multisseriada, na escola Filadélfia comunidade Nossa Senhora Aparecida no Rio Aranaquarazinho, município de chaves, Pará, e colocar em prática algo que a própria Faculdade me proporcionou a conhecer e vivenciar. O que me levou a repensar práticas docente na área da linguagem em especial na escola do campo, onde há uma infinidade de desafios tanto com relação aos educandos nas práticas de ensino, quanto aos espaços físicos que nos são proporcionados. Quanto a metodologia, como trata-se de um relato de experiências todas as ações neste trabalho citado, foram experiência ao longo dos meus estágios supervisionados e balizada por estudos que dialogam com minhas práticas executada no campo de experiência, seguido de algumas observações em meio aos estágios.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA