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Navegando por Assunto "Leitura e escrita"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais
    (2019-07-10) SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412
    O presente artigo aponta para as dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. A problemática na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais se constitui num desafio a ser vencido pelos docentes, sempre preocupados em trabalhar metodologias de ensino, que facilitem o nível de apropriação dos alunos. Tem por objetivo geral analisar os fatores pelos quais os alunos encontram dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais e específicos descrever os fatores que contribuem para o aparecimento das dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita e identificar práticas docentes para melhor contribuir nesse processo de aquisição. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2013), sustentada nos aportes teóricos de Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) no plano conceitual de leitura e escrita; acerca dos fatores que concorrem para as dificuldades na aquisição dos alunos, Brasil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) e Salmeron (2013). Como resultado, o estudo sinaliza que são muitos os fatores que causam dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais, mas que estes são mais decorrentes de causas de natureza social e familiar. Contudo, este estudo mostrou ainda que há diferentes práticas docentes que facilitarão esse processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Leitura e escrita em foco: obstáculos para a aprendizagem de alunos do 4º ano na E.M.E.F Mariuadir Santos – Abaetetuba-PA
    (2025-10-15) GOMES, Joicyellen Pâmela Ferreira; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    A leitura e a escrita são habilidades fundamentais no que se refere ao processo de aprendizagem, no entanto existem diversos fatores que dificultam esse processo, nesse sentido este artigo tem como objetivo analisar os obstáculos que interferem no processo de aprendizagem da leitura e escrita dos alunos; especificamente, buscamos identificar os principais fatores que contribuem para as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos e analisar como as práticas pedagógicas e o contexto escolar podem estimular o desenvolvimento dessas habilidades. Utilizamos um referencial teórico baseado em autores como Paulo Freire (1988; 2019), Maria Franco (2015; 2016) Emília Ferreiro (1999), Morais (1997), entre outros. Para obtenção dos dados fizemos uso da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados optamos pela observação, assim como a aplicação de uma entrevista semiestruturada para o professor responsável pela turma observada. O lócus da pesquisa foi a E.M.E.F Mariuadir Santos em Abaetetuba-Pa, em uma turma do 4º ano do ensino Fundamental. Os resultados revelam que fatores como: a infraestrutura inadequada e falta de materiais, a metodologia de ensino, a relação família-escola e o currículo escolar impactam significativamente no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, além disso, ao analisar as práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento dessas habilidades, observamos que elas devem ser conduzidas de forma prazerosa, com a constante busca por métodos de aperfeiçoamento, possibilitando que os alunos participem ativamente do próprio processo de aprendizagem. Como conclusão, a pesquisa revelou que para que o processo de aprendizagem da leitura e escrita contorne os obstáculos e seja de qualidade, se faz necessário que a conjuntura escolar, familiar e social trabalhem em harmonia, pois só assim poderemos formar cidadãos críticos e atuantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prática de leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental: a atuação dos professores de Língua portuguesa na EEEFM São Miguel vila de Beja
    (2025-09-15) FERREIRA , Gabriela da Costa Negrão; VASQUES, Gizele Lima; FERREIRA, Antonio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994
    Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as práticas de leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como foco a atuação dos professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Miguel, localizada na Vila de Beja, Abaetetuba–PA. A pesquisa parte da constatação de que, apesar dos avanços na alfabetização, muitos alunos ainda apresentam dificuldades significativas de compreensão leitora e de produção textual, configurando situações de analfabetismo funcional. Nesse contexto, buscou-se compreender de que maneira os docentes enfrentam os desafios impostos pela escassez de recursos didáticos, pela diversidade linguística e cultural dos estudantes e pela necessidade de constante inovação pedagógica. A investigação, de caráter qualitativo, utilizou-se de revisão bibliográfica, observação participante, entrevistas com professores e grupos focais com alunos, além da análise documental de materiais escolares. Como fundamentação teórica, foram mobilizadas contribuições de autores como Magda Soares(2004), Paulo Freire(1996), Emília Ferreiro(1985), Vygotsky(1991), Ângela Kleiman(1995), Brian Street(1984), entre outros, que discutem alfabetização, letramento e práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam que a prática docente voltada à leitura e escrita precisa ser ressignificada, priorizando metodologias contextualizadas, críticas e inclusivas, que promovam a autonomia dos estudantes e a valorização da linguagem como prática social. Assim, o trabalho contribui para o debate acadêmico e pedagógico sobre o ensino de Língua Portuguesa, apontando caminhos para o fortalecimento das práticas educativas e para a melhoria da qualidade do ensino nos anos finais do Ensino Fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental
    (2019-09-03) CORREA, Keliane de Avelar; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412
    Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção intelectual de trabalhos acadêmicos: um estudo de caso nas Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará
    (2018) MONTEIRO, Sheysy Aragão; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115
    Aborda a produção intelectual dos discentes, ressaltando aspectos que indicam as dificuldades encontradas pelos estudantes em redigir os trabalhos exigidos na academia. Tem como objetivo descrever e comparar as dificuldades que assolam a produção intelectual dos discentes das Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), contribuindo para melhor qualidade nos trabalhos acadêmicos e científicos. Desta forma, estará enriquecendo a gama de informações que a universidade deve produzir, sustentando seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Para isso, realizou-se um estudo de caso, por intermédio de uma abordagem quali e quantitativa. Além de pesquisa bibliográfica relacionada ao trabalho acadêmico; redação de textos; normalização de documentos, por meio dos preceitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e o plágio na produção autoral. Mediante a pesquisa realizada, infere-se que a produção intelectual dos trabalhos acadêmicos deve ser trabalhada de forma mais árdua em seu meio, com maiores investimentos em disciplinas específicas, e critérios mais rigorosos quanto aos processos de leitura e escrita dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de gêneros textuais na melhoria da leitura e escrita na E.M.E.F Grande Esperança, km 50, Transamazônica, Brasil Novo - Pará
    (2019-05-27) SUK, Cleide Maris; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
    O presente trabalho tem como tema o uso de “Gêneros textuais na melhoria da leitura e escrita na EMEF grande esperança, km 50, Transamazônica, Brasil Novo - Pará”. O tema discorre sobre Gêneros Textuais. A metodologia aplicada é a bibliográfica com autores que comprovaram cientificamente aos gêneros textuais como: o livro Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, entre outras obras literárias que foram relevantes para a construção do TCC, também contemplou uma pesquisa de campo com questionário apresentados aos alunos do 9° ano e alguns professores e desenvolveu um projeto com duração de quatro horas com os alunos da referida turma. O principal objetivo é identificar e proporcionar conhecimentos a partir da sondagem feita pela mensuração sobre o grau de conhecimento que os educandos têm em relação aos gêneros textuais e as competências quanto ao domínio da leitura e da escrita. Os resultados alcançados foram bem relevantes para a autora do trabalho.
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