Navegando por Assunto "Leitura e escrita"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais(2019-07-10) SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412O presente artigo aponta para as dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. A problemática na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais se constitui num desafio a ser vencido pelos docentes, sempre preocupados em trabalhar metodologias de ensino, que facilitem o nível de apropriação dos alunos. Tem por objetivo geral analisar os fatores pelos quais os alunos encontram dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais e específicos descrever os fatores que contribuem para o aparecimento das dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita e identificar práticas docentes para melhor contribuir nesse processo de aquisição. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2013), sustentada nos aportes teóricos de Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) no plano conceitual de leitura e escrita; acerca dos fatores que concorrem para as dificuldades na aquisição dos alunos, Brasil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) e Salmeron (2013). Como resultado, o estudo sinaliza que são muitos os fatores que causam dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais, mas que estes são mais decorrentes de causas de natureza social e familiar. Contudo, este estudo mostrou ainda que há diferentes práticas docentes que facilitarão esse processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental(2019-09-03) CORREA, Keliane de Avelar; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção intelectual de trabalhos acadêmicos: um estudo de caso nas Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará(2018) MONTEIRO, Sheysy Aragão; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Aborda a produção intelectual dos discentes, ressaltando aspectos que indicam as dificuldades encontradas pelos estudantes em redigir os trabalhos exigidos na academia. Tem como objetivo descrever e comparar as dificuldades que assolam a produção intelectual dos discentes das Faculdades de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), contribuindo para melhor qualidade nos trabalhos acadêmicos e científicos. Desta forma, estará enriquecendo a gama de informações que a universidade deve produzir, sustentando seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Para isso, realizou-se um estudo de caso, por intermédio de uma abordagem quali e quantitativa. Além de pesquisa bibliográfica relacionada ao trabalho acadêmico; redação de textos; normalização de documentos, por meio dos preceitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e o plágio na produção autoral. Mediante a pesquisa realizada, infere-se que a produção intelectual dos trabalhos acadêmicos deve ser trabalhada de forma mais árdua em seu meio, com maiores investimentos em disciplinas específicas, e critérios mais rigorosos quanto aos processos de leitura e escrita dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de gêneros textuais na melhoria da leitura e escrita na E.M.E.F Grande Esperança, km 50, Transamazônica, Brasil Novo - Pará(2019-05-27) SUK, Cleide Maris; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho tem como tema o uso de “Gêneros textuais na melhoria da leitura e escrita na EMEF grande esperança, km 50, Transamazônica, Brasil Novo - Pará”. O tema discorre sobre Gêneros Textuais. A metodologia aplicada é a bibliográfica com autores que comprovaram cientificamente aos gêneros textuais como: o livro Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, entre outras obras literárias que foram relevantes para a construção do TCC, também contemplou uma pesquisa de campo com questionário apresentados aos alunos do 9° ano e alguns professores e desenvolveu um projeto com duração de quatro horas com os alunos da referida turma. O principal objetivo é identificar e proporcionar conhecimentos a partir da sondagem feita pela mensuração sobre o grau de conhecimento que os educandos têm em relação aos gêneros textuais e as competências quanto ao domínio da leitura e da escrita. Os resultados alcançados foram bem relevantes para a autora do trabalho.