Navegando por Assunto "Lectura"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El cuento literario como herramienta didáctica para el desarrollo de la lectura en las clases E/LE(2017) COSTA, Marlena Pinheiro da; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este artigo tem como objetivo estudar a importância dos contos como uma estratégia para adquirir-se o hábito da leitura e que servirá como ferramenta didática neste processo de aprendizagem dos estudantes de E/LE, sendo esta uma das destrezas muito importante no processo de ensino e aprendizagem de uma língua. Desta forma, pretendemos mostrar uma maneira diferente de trabalhar a leitura com os alunos, ou seja, uma condição que lhes proporcione prazer y com isso instigá-los para que tenham interesse por novas leituras, pois o conto é um meio útil para a aprendizagem de línguas e pode considera-lo uma fonte de informações culturais. Partindo deste ponto, estaremos elaborando uma proposta para que o professor possa estar inserindo-as em suas aulas, com a intenção de melhorar o estudo do espanhol como língua estrangeira. Este artigo teve como base teórica os autores: Mário de Andrade(1972), Cortázar(2006), Piaget(1986), Mizukami(1986), Lajolo(1996), Dohme(2003), Gómez(2010), Molina(2013), Pullin y Moreira(2008).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El género literario cuento como instrumento didáctico para desarrollo de la lectura en clase de E/LE para alumnos del 1º año en la escuela Sistema de Ensino Vestibulando Abaetetuba-PA(2019-12-06) BOTELHO, Andréia Coutinho; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El periódico impreso en las clases de e/el: Una herramienta didáctica para la producción escrita y lectora de alumnos del 3º ano dela ensenãnza media de la escuela Laura dos Santos Ribeiro(2019-06-27) COSTA, Rosenilson Sacramento da; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El uso de envases para el desarrollo de la lectura en las clases de ele: una experiencia en la clase del 7º año de la escuela Terezinha de Jesus Ferreira Lima Abaetetuba-PA(2019-07-08) SOUZA, Roseli Rodrigues de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O presente trabalho consiste em usar as embalagens como ferramenta para o desenvolvimento da leitura, a investigação busca acrescentar interesse por esta destreza e chamar atenção dos alunos para textos que vão além da sala de aula, a partir disso vamos fazer uso desta ferramenta. O trabalho tem como aporte teórico, diversos autores como: Bajtín (1992), Marchuschi (2012), Solé (2012), Santos (2012), Martinez (1991), Avellaneda (2014), Brasil (2012),que sarão usados também para, fundamentar a pesquisa de campo onde faremos uma investigação sobre a prática da leitura e usaremos as embalagens como elementos fundamentais no processo de ensino aprendizagem do espanhol, em uma escola da cidade de Abaetetuba. Na introdução apresentaremos alguns pontos gerais do trabalho, na primeira seção falaremos dos gêneros textuais, na seção dois falaremos sobre a importância do desenvolvimento da leitura nas aulas de ELE, na última seção vamos tratar sobre o uso das embalagens como ferramenta de ensino/aprendizagem de ELE, logo depois falaremos da sequência didática e sua importância para nosso trabalho assim como a metodologia empregada para a aplicação da prática, por último falaremos dos resultados y da discussão, falaremos si nossa hipótese se confirmou, e depois faremos a conclusão do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La Ciudad de las Bestias: literatura para la comprensión lectora del 1º año de la enseñanza media en clase de E/LE(2017) DIAS, Érica Conceição Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361As leituras de obras literárias revelam ser um eficiente instrumento de aprendizagem, conhecimento, mudança de pensamento e assim por diante para alunos, professores e para a sociedade. Esse artigo tem como objetivo mostrar a importância e as vantagens que a leitura em geral e das obras literárias em específico trazem para a vida de um individuo, pois quando realizada de forma correta se torna uma das maneiras mais eficaz para a formação, crescimento pessoal e intelectual, para a atuação ativa e crítica frente à sociedade e aos diversos contextos no qual se encontrar, ainda adquire uma coisa que é muito importante em todo esse processo conhecida como compreensão leitora, adquirida a partir do costume de ler, em outras palavras a compreensão leitora é o ato de ler bem e interpretar o que está escrito nos livros, é saber decifrar o que está nas entrelinhas, compreender o mundo dos personagens e o seu próprio. Falar de literatura é um pouco complexo e se torna difícil porque cada pessoa tem seu próprio conceito do que é, assim como trabalhar as mesmas em sala de aula se torna um desafio ainda maior para os professores tanto pela falta de interesse dos alunos como pela falta de costume dos professores com a leitura, também pela maneira como trabalham, tornando um pesadelo para todos, por isso se deve saber que obra utilizar para cada público.