Navegando por Assunto "Learning difficulties"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita(2018-03-12) SOUSA, Antônia Pereira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Leitura e escrita em foco: obstáculos para a aprendizagem de alunos do 4º ano na E.M.E.F Mariuadir Santos – Abaetetuba-PA(2025-10-15) GOMES, Joicyellen Pâmela Ferreira; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471A leitura e a escrita são habilidades fundamentais no que se refere ao processo de aprendizagem, no entanto existem diversos fatores que dificultam esse processo, nesse sentido este artigo tem como objetivo analisar os obstáculos que interferem no processo de aprendizagem da leitura e escrita dos alunos; especificamente, buscamos identificar os principais fatores que contribuem para as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos e analisar como as práticas pedagógicas e o contexto escolar podem estimular o desenvolvimento dessas habilidades. Utilizamos um referencial teórico baseado em autores como Paulo Freire (1988; 2019), Maria Franco (2015; 2016) Emília Ferreiro (1999), Morais (1997), entre outros. Para obtenção dos dados fizemos uso da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados optamos pela observação, assim como a aplicação de uma entrevista semiestruturada para o professor responsável pela turma observada. O lócus da pesquisa foi a E.M.E.F Mariuadir Santos em Abaetetuba-Pa, em uma turma do 4º ano do ensino Fundamental. Os resultados revelam que fatores como: a infraestrutura inadequada e falta de materiais, a metodologia de ensino, a relação família-escola e o currículo escolar impactam significativamente no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, além disso, ao analisar as práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento dessas habilidades, observamos que elas devem ser conduzidas de forma prazerosa, com a constante busca por métodos de aperfeiçoamento, possibilitando que os alunos participem ativamente do próprio processo de aprendizagem. Como conclusão, a pesquisa revelou que para que o processo de aprendizagem da leitura e escrita contorne os obstáculos e seja de qualidade, se faz necessário que a conjuntura escolar, familiar e social trabalhem em harmonia, pois só assim poderemos formar cidadãos críticos e atuantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As mulheres e seus desafios frente ao mercado de trabalho(2022-12-19) ANDRADE, Vanessa Tenorio; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho trata das dificuldades que as mulheres enfrentam quando se veem frente ao mercado de trabalho e como essas ideias de segregação das mulheres se fazem presentes, também na formação inicial dos professores de Matemática, assim como nos espaços escolares. O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre a inserção feminina no mercado de trabalho e quais dificuldades estão implicadas nessa busca, principalmente em áreas consideradas impróprias para as mulheres como a matemática, por exemplo. Esperamos apontar elementos de análise e motivar discusões entre meninas e moças, mobilizando para a busca de formação acadêmica e profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os reflexos das dificuldades na aprendizagem em matemática que influenciam no aprendizado de física em uma escola do campo(2020-07-25) GIRARDELLO, Simone; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395O presente trabalho tem por objetivo detectar as possíveis lacunas de aprendizagem em uma Escola do Campo ao refere a física, sendo que estes conteúdos se relacionam aos de matemática. Este trabalho foi desenvolvido após uma pesquisa de campo com alunos do 9º ano, e professores que atuam na área de matemática, física e pedagogia. Durante a pesquisa pode-se conhecer um pouco das habilidades e dificuldades destes alunos e entender as metodologias utilizadas durante o processo de alfabetização até a formação final do ciclo do ensino Fundamental. As lacunas encontradas são os anseios dos alunos por aulas diferenciadas e dos professores por estruturas escolares melhores e equipamentos de apoio as aulas, para que estes possam proporcionar maior qualidade no processo ensino e aprendizagem.