Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Large language models (LLMs)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Academick: assistente de estudos para o ambiente acadêmico
    (2025-06-23) MELLO, Cláudio Klautau; MÜLLER, Ana Carolina Quintão Siravenha; http://lattes.cnpq.br/4383482501456728; https://orcid.org/0000-0001-6664-9847; KLAUTAU JÚNIOR, Aldebaro Barreto da Rocha; http://lattes.cnpq.br/1596629769697284; https://orcid.org/0000-0001-7773-2080
    O surgimento dos Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) criou oportunidades sem prece dentes para aprimorar os processos educacionais, no entanto, muitas institui¸c˜oes de ensino superior ainda n˜ao aproveitaram plenamente essas tecnologias. Este trabalho apresenta um sistema adaptativo de chatbot educacional que integra LLMs com Gera¸c˜ao Aumentada por Recupera¸c˜ao (RAG) para fornecer assistˆencia personalizada ao aprendizado. A principal inova¸c˜ao do sistema est´a em sua abordagem baseada em inten¸c˜oes, utilizando um modelo de classifica¸c˜ao personalizado baseado na arquitetura Snowflake/snowflake-arctic-embed-l v2.0 que alcan¸cou 97,6% de precis˜ao no conjunto de teste. Este classificador, treinado em um conjunto de dados bil´ıngue (portuguˆes e inglˆes), permite que o sistema identifique as inten¸c˜oes dos estudantes e ajuste dinamicamente sua estrat´egia de resposta. O sistema tamb´em apresenta um algoritmo inovador de processamento de PDF para extra¸c˜ao e indexa¸c˜ao eficiente de materiais educacionais. O chatbot pode ser rapidamente implantado para apoiar diversos cen´arios educacionais, desde a compreens˜ao de livros did´aticos at´e a an´alise de artigos acadˆemicos, exigindo apenas os materiais fonte em formato PDF e uma configura¸c˜ao m´ınima. Ao combinar esses componentes, o chatbot fornece respostas contextualizadas, cita com precis˜ao os materiais fonte e adapta seu estilo de intera¸c˜ao com base na inten¸c˜ao identificada do estudante. Este trabalho demonstra como a moderna tec nologia LLM pode ser efetivamente integrada em ferramentas educacionais para aprimorar a experiˆencia de aprendizagem, mantendo considera¸c˜oes pr´aticas de implementa¸c˜ao.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA