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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do game League of Legends sob o olhar da semiótica peirceana(2021-10-08) NEGRÃO, Jéssyca Cristien Carvalho; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho tem como objeto de estudo o signo game pela abordagem da semiótica Peirceana, analisado pela relação do signo com o seu objeto, considerando o aspecto Icônico, Indicial e simbólico. Para isso, escolheu-se o jogo League of Legends da Riot Games. A base teórica deste trabalho foi fundamentada no estudo da semiótica americana, tendo o game League of Legends como objeto. Por fim, apresentar a contribuição que o game League of Legends oferece para a semiótica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba – PA(2021-10-05) FERREIRA, Amanda Ferreira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Este trabalho discorre sobre os aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba-Pa. Objetiva-se discutir a respeito da ladainha de Nossa Senhora como manifestação de identidade no Furo Panacuera a partir do modo de realização linguístico-discursiva dada pelos membros da comunidade. A base teórica apoia-se em Coelho e Mesquita (2013), Silva (2012) e Nascimento e Paula (2014). Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa de campo, tendo como corpus a ladainha de Nossa Senhora. Os resultados revelam que a ladainha realizada na comunidade Furo Panacuera sofreu algumas modificações se comparada com a versão original em latim, como fenômenos relacionados a adição e omissão de fonemas (epêntese, paragoge, prótese, aférese, síncope, entre outros), troca e substituição de fonemas (dissimilação), além do acréscimo e repetição de algumas invocações. Conclui-se que a ladainha de Nossa Senhora se confirmou como manifestação de cultura e identidade dos ribeirinhos do Furo Panacuera. A população precisou adaptar-se para que a ladainha continuasse acontecendo na comunidade, seja traduzindo algumas partes para o português, bem como transcrevendo a ladainha para que mais pessoas tivessem acesso e aprendessem a letra, visto que a ladainha faz parte da cultura e identidade pertencentes ao povo ribeirinho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autismo infantil: perfil de pacientes atendidos em ambulatório de especialidades pediátricas em Belém, Pará.(2009) SILVA, Sherly Cabral; SÁ NETO, Simone de; FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6213115471891287INTRODUÇÃO: O autismo é um distúrbio cuja etiologia ainda não é bem conhecida, embora envolva fatores genéticos, imunológicos e ambientais onde o processo de desenvolvimento infantil encontra-se profundamente distorcido. É classificado como um dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, caracterizado por prejuízos na comunicação e interação social, além da apresentação de comportamento e interesses restritos e repetitivos. De acordo com estimativas mais recentes, cerca de 1 em cada 200 indivíduos apresentam transtornos do espectro autista. OBJETIVO: Avaliar as manifestações clínicas, bem como sugerir fatores de risco nos pacientes que preenchem critérios diagnósticos estabelecidos para autismo. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Realizou-se um estudo do tipo transversal, de amostra não probabilística no Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Infantil Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, através de informações coletadas de 80 pacientes em protocolo de pesquisa próprio, submetidas posteriormente à análise estatística. RESULTADOS: O sexo masculino correspondeu a 77,5% dos pacientes. A época de percepção das manifestações mais referida pelos cuidadores foi antes dos 3 anos. O atraso de linguagem foi a queixa mais freqüente (77,5%); os critérios 1.b e 2.a do DSM-IV foram os mais encontrados; a prevalência de episódios de convulsão foi de 32%; a risperidona foi o neuroléptico mais empregado (77,8%) e o acompanhamento mais utilizado no serviço foi o de neuropediatria. CONCLUSÃO: O sexo masculino foi o mais acometido e a queixa mais freqüente, o atraso de linguagem. Pelo DSM-IV, interação e linguagem são os maiores prejuízos desses pacientes. As crises convulsivas foram associadas ao espectro autista, sendo a risperidona o medicamento mais utilizado no tratamento farmacológico de sintomas. Ressalta-se a importância do constante monitoramento da evolução dos portadores do transtorno autista, para otimizar a abordagem terapêutica, bem como promover a inserção de novos tratamentos e adequar a articulação da equipe multidisciplinar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da cor à chuva: direção de arte e identidade cultural em filmes paraenses(2016-03-03) COSTA, Victória Ester Tavares da; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563Os acontecimentos históricos e as expressões culturais possuem sólidos vínculos, a arte é um destes pontos nos quais essa proximidade é percebida. A seguinte pesquisa busca refletir acerca da imagem dos amazônidas transpassada pelo audiovisual a partir da observação da direção de arte. Os elementos fílmicos visuais permitem a divulgação e construção/ reprodução de identidades culturais das sociedades e temáticas da história que é contada. Expressar-se sobre seu lugar de fala tem sido mais presente no que tange à produções da América Latina, desta forma, descortinando um repensar das próprias linguagens e das identidades, anteriormente dominadas pelas mãos mais diretas do colonialismo. Hoje, restam as amarras com as quais somos familiarizados sem notar, mas que estão sendo retiradas pela tomada de voz, pela reinvenção da própria linguagem e estética. Desta forma, ao observar três curta-metragens paraenses contemporâneos, pretende-se compreender o olhar que o próprio amazônida tem de si mesmo e como se transpassa para as telas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Glossário da terminologia militar: gírias e jargões(2019-03-01) SANTOS, Reinaldo do Socorro da Silva; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho propõe-se, no âmbito da linguística, discutir o Glossário da terminologia militar: gírias e jargões. Assim mostrar na prática diária, no que se refere à linguagem, conceitos e conclusões sobre o desenvolvimento da terminologia militar em ambiente específico de trabalho e no contexto social. Dado o exposto, o objetivo desse estudo é focalizar o processo que se formata na construção de uma comunicação desses agentes da segurança pública. Para tanto, faz-se o seguinte questionamento: será que é possível a terminologia criar uma linguagem paralela à língua já usada por determinados grupos? Tendo em vista aspectos observados, o uso de uma linguagem técnica pode influenciar seus usuários na construção de uma nova linguagem fora de um âmbito específico, deixando de fazer parte do uso funcional para se transformar em uma comunicação habitual de quem à prática, ou seja, de uma nova linguagem, considerando vital para as práticas do militar. A partir dos estudos da terminologia buscar-se-á definir de que forma acontece a apropriação de termos da linguagem de uma área específica, e como influencia naturalmente o processo linguístico de determinados grupos, mostrando de que forma se dá esse processo de migração da linguagem técnica para o cotidiano, e quais os efeitos na comunicação fora do espaço de seu uso específico. Espera-se que este trabalho de investigação contribua para novas reflexões a respeito do tema em questão. Em virtude do que foi mencionado, compreender esse vocabulário rico, porém complexo para quem o desconhece.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O léxico dos pescadores da comunidade Arauaia(2014-04-26) TELES, Maria Antônia Corrêa; DANTAS, Edna Maria Monteiro; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483O presente trabalho tem por objetivo promover um estudo sobre a linguagem dos pescadores da comunidade Arauaia, localizada no município de Barcarena-PA, ressaltando a variação linguística destes, em especial o léxico. Buscamos um estudo aprofundado dos aspectos característicos da fala, valorizando os fatores culturais, sociais, econômicos e étnicos. A partir desses elementos buscamos construir uma abordagem do léxico desses pescadores, privilegiando a língua, a realidade, as disparidades sociais e os contrastes nas formas de expressão lingüística, buscando um suporte teórico em teorias que estudam as especificidades da língua, tais como a Sociolinguística, a Dialetologia, o Léxico, O preconceito Linguístico e Variação Linguística, respectivamente. Essas teorias um mesmo contexto conferem à linguagem dos pescadores, a possibilidade de criar a sua própria realidade linguística em uma sociedade na qual as transformações na língua estão em constantes processos de transformações. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo que favoreceu uma coleta de dados para que pudéssemos compreender com maior relevância o léxico desses pescadores aqui em foco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A linguagem dos jovens de Vila do Conde(2014) SANTOS, Maria Angelina Teles dos; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho visa mostrar que a linguagem utilizada nas redes sociais e suas interferências causam grandes prejuízos à vida dos jovens e adolescentes, quando usadas em ambientes impróprios. Provando seu grande percurso durante décadas e que seu crescimento ocasionou grandes influências na prática da leitura e da escrita. O modo impróprio com o uso das redes sociais, é que faz com que a escrita venha caindo em desuso. E ao observar esta linguagem do internauta no cotidiano das pessoas nos despertou o interesse de entender o que se passa pela mente dos jovens hoje, o que os levou a escolher esta linguagem abreviada da internet para suas comunicações entre amigos e em casa. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que tenham terminado ou estejam cursando, demonstrando que essa expressão formada por código e fragmentos copiados da internet e transcritos para a vida pessoal e passou a se espalhar no meio em que vivem, e possivelmente esta comunicação abreviada é para se comunicar com mais rapidez entre si, como se eles quisessem ganhar tempo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação(2019-06-26) BASTO, Marli Pantoja; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053O presente trabalho teve como objetivo analisar a aprendizagem da linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental, focando nas contribuições de Vigotski com base em uma pedagogia da significação, numa 1ª série do Ensino Fundamental. Em sentido específico buscou-se no princípio fazer uma análise teórica acerca das contribuições de Vigotski para essa pedagogia da significação, para compreender esse processo, investigando as práticas de ensino da linguagem (leitura e escrita) nos anos inicias e sua relação com os saberes cotidianos/conhecimentos prévios das crianças, bem como pesquisar as manifestações afetivas e emocionais que se dão a ver nas relações de aprendizagem da linguagem (leitura e escrita) e identificar as características de uma pedagogia da significação. A pesquisa desenvolveu-se tendo como metodologia a análise bibliográfica e pesquisa de campo. Assim, verificou-se a partir dos referenciais teóricos que somos sujeitos simbólicos, que nos constituímos nas relações sociais, mediados pela linguagem e pela significação e que a escola é fundamental nesse processo, pois é na escola que a criança aprende a linguagem, a leitura e a escrita. O professor deve, então, ensinar de maneira contextualizada, transformando a relação de conhecimento em uma relação afetiva, sem desconsiderar os conhecimentos prévios do educando, pois o conhecimento somente se torna significativo quando ele se contextualiza.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Memória, cultura e linguagem da comunidade quilombola do ramal do Piratuba, Abaetetuba-PA(2019-12-14) COSTA, Rita Oliveira; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860A linguagem falada atualmente no Brasil é fruto do gigantesco processo de transformações que o país sofreu ao longo dos anos. Possui um vocabulário rico com diversas palavras de ascendências indígenas, africanas e europeias. Não se tem uma data precisa da formação de comunidades quilombolas, teoricamente esses mocambos foram formados por escravos que fugiram de seus senhores. Os primeiros sinais indicativos sobre a presença de afrodescendentes em Abaetetuba foram observados pelos Párocos do município, que examinaram cuidadosamente as comunidades que possuíam características crioulas. Assim como na era dos padrões de beleza somos pressionados a seguir tais protótipos, na linguagem também viramos reféns, pois há uma forte exigência de pronunciarmos uma linguagem formal. Sabe-se que a linguagem é uma pré-condição estabelecida pela comunidade para a construção da cultura. Então, por que a linguagem materna da comunidade quilombola do Ramal do Piratuba, não é repassada ao longo das gerações, se sabemos que a linguagem é uma manifestação cultural? A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola do Ramal do Piratuba, localizada no Município de Abaetetuba, Estado do Pará. O objetivo deste estudo é resgatar a cultura linguística em memória, para permitir que as futuras gerações tenham acesso a esse conhecimento. Tendo assim como resultados o resgate da memória, explorado através da cultura e da linguagem, permitindo assim que as futuras gerações relacionam-se com a historicidade do seu povo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Metaplasmos contemporâneos do português: uma análise de posts do Facebook(2019-12-14) SOUSA, Jhessy Karla Ferreira de; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Este artigo apresenta uma análise, tendo como corpus dezenoveocorrências identificadas como metaplasmos contemporâneos apresentados nosposts de usuários da rede social digital Facebook. O estudo revela que devido agrande utilização dessa plataforma de comunicação, há uma variação linguísticamuito atual, todavia, apesar deste fenômeno ter ocorrido na passagem do latim parao português, ainda na atualidade continuam se manifestando e transformando aLíngua Portuguesa. A pesquisa se insere dentro da área de Filologia RomânicaPortuguesa, a qual privilegiou-se estudos de teóricos como, Coutinho (1976),Botelho e Leite (2005), Lyons (1987), Lévy (1999).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Subjetivação e linguagem: um estudo sobre particularidades na apropriação de linguagem de crianças surdas; filhos (as) de pais ouvintes(2022-03-21) CRUZ, Juacély Raquel da Conceição; AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca deO presente trabalho tem por objetivo analisar as particularidades do processo de apropriação da linguagem na subjetivação de crianças surdas, filhos (as) de pais ouvintes. Destacamos neste artigo a importância dos laços parentais para o desenvolvimento das habilidades linguísticas que circulam de forma espontânea no ambiente familiar. Como suporte teórico optou-se por abrir diálogo com um conjunto de autores que desenvolvem estudos na interface com a psicolinguística, dentre os quais destacamos as considerações de Solé (2005) que nos alerta sobre a possibilidade de certa negligência e desconhecimento dos pais ouvintes de filhos surdos que acabam por tomar decisões precipitadas em relação ao desenvolvimento linguístico de seus filhos. Outro autor em destaque é Spitz (1998) que reforça a ideia de uma estimulação precoce que se vale de uma maior plasticidade cerebral que entendemos como favorável ao desenvolvimento global da criança. Consideramos que, as decisões tomadas pelo pais frente ao diagnóstico de surdez, interferem diretamente no processo de desenvolvimento da subjetivação e linguagem e na sua inserção no âmbito escolar.