Navegando por Assunto "Laboratório"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ferramenta Kaizen aplicada no laboratório de térmicas e fluídos da Universidade Federal Campus – Tucuruí(2018-03-21) CAVALCANTE, Barbara Lima; BRITO, Nayara Sampaio; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686Este trabalho é fundamentado na metodologia de origem Japonesa, o Kaizen, que por sua vez, é um plano estratégico que ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os responsáveis e usuários do ambiente trabalhado e incentivar a cultura da disciplina. Kaizen é um “guarda-chuva” que abrange todas as ferramentas de melhoria, tirando o máximo proveito do que cada uma oferece e permitindo a adequação aos mais diversos tipos de situação. Portanto, este consiste na execução desta metodologia, no Laboratório de Térmicas e Fluídos da Universidade Federal do Pará- Campus Tucuruí, a implementação deste trabalho se deu com o uso das ferramentas Brainstorming e 5S, estas permitem organizar um local de trabalho, a fim de torná-lo mais eficiente na qualidade e na produtividade. Essencialmente, revitalizando o laboratório, adequando-o para dar o devido suporte ao curso de Engenharia Mecânica e ao Campus, visto que os laboratórios da faculdade são de suma importância para exercitar as habilidades e aproximar o conteúdo teórico da realidade para o aluno. Os resultados deste estudo evidenciarão um aumento nos níveis de qualidade, conservação do ambiente e acervo, mais agilidade nas atividades realizadas no local, avanços nos procedimentos, além de garantir a segurança e a satisfação dos usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos da implementação do LEMAT na UFPA campus de Abaetetuba, numa perspectiva passado presente e futuro(2021-10-14) SANTOS, Fabiana Sardinha dos; VILHENA, Daniela Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/2173492005984000; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Por muitos anos a disciplina de matemática foi vista como uma matéria difícil, as dificuldades eram observadas nos alunos desde o ensino básico até o ensino superior e para sanar essas dificuldades de aprendizagem no ensino superior e capacitar ainda mais os discentes surgiu no campus de Abaetetuba o Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina-LEMAT. Dentro dessa perspectiva vamos conhecer as ações, eventos e projetos de apoio e suporte oferecidos por esse laboratório que tem como objetivo evidenciar a cultura local e amparar e incentivar os discentes durante a graduação e para a formação continuada. Ainda nesta pesquisa vamos diagnosticar quais dificuldades os alunos de graduação enfrentam principalmente os que residem em outro município e de que forma ao instituição de ensino e o LEMAT têm interferido para amenizá-las.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Monitoria de disciplinas experimentais de Química: contribuições à formação de alunos do Curso de Graduação da UFPA Campus Ananindeua(2023-12-20) BARBOSA, Yasmim Giulia Dias; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406O presente trabalho visa melhorar a qualidade do ensino na disciplina de Química Geral Experimental, realizada no laboratório da Universidade Federal do Pará Campus Ananindeua. O projeto foi realizado nos anos de 2017 a 2019, com as turmas de Engenharia de Materiais, Ciência e Tecnologia, além das Licenciaturas em Química e Física. Foram realizadas práticas experimentais e aulas (monitorias) visando melhorar a compreensão dos discentes nessa disciplina, pois como esta é ofertada nos semestres iniciais dos cursos de graduação, apresenta um número muito elevado de reprovações. Após comparar as notas dos discentes antes e depois da implementação do projeto, constatou-se que a ação dos monitores apresentou resultado satisfatório, visto que houve uma diminuição no número de reprovações.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um olhar microscópico: a extensão universitária como uma forma de incentivar a ciência em alunos do ensino fundamental público(2024-06-26) GRIPP, Mayra Coelho; SILVEIRA, Natália da Silva e Silva; http://lattes.cnpq.br/7512206773380526; https://orcid.org/0000-0002-0270-8948O projeto “Um olhar microscópico: ensino fundamental e superior” pertence às iniciativas de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), o qual visou proporcionar um vislumbre aos estudantes oriundos de escola públicas sobre atividades práticas que são essenciais para o ensino de ciências. No entanto, somente 14% das escolas públicas de Castanhal – PA, possuem laboratórios para que os alunos tenham uma compreensão melhor e mais aprofundada sobre os assuntos. Esta pesquisa tem como objetivo despertar o interesse pela ciência e promover a inclusão sociocultural dos alunos. Periodicamente, a equipe do projeto recebia os alunos no Instituto de Medicina Veterinária, os quais eram divididos em grupos para realizar visitas em diferentes setores de forma mais organizada, além disso, ao fim de cada visita eram distribuídos questionários para avaliar o impacto das atividades desenvolvidas. De acordo com os dados fornecidos pelos questionários, é notável um aumento no interesse dos alunos pela ciência e pelo aprendizado. Ademais, há uma melhor compreensão dos alunos a respeito das práticas laboratoriais e da guarda responsável. Portanto, torna-se evidente que a promoção da ciência e da educação foi efetiva, gerando um maior interesse dos alunos e estímulo positivo na busca de um futuro melhor por meio da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências de monitoria no laboratório de aulas práticas do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS)(2022-11-22) PINTO, Josilene de Almeida; NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603