Navegando por Assunto "LIBRAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível(2023-12-22) MARQUES, Richr da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é realizada por meio do tripé: Estado, Instituição e família, evidenciando a responsabilidade que cada um e que estas são indissociáveis. Para tanto, como complemento deste processo levanto em consideração a atual conjuntura sanitária que nos encontramos o projeto “Matemática Inclusiva: o uso de recursos digitais no ensino da matemática em LIBRAS” traz alternativas adequadas a mudanças que o processo de ensino e aprendizagem sofreu durante esse período e vêm sofrendo ao longo do tempo, contudo, podemos identificar resistência quanto a isso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de LIBRAS: desafios e perspectivas docente em uma escola no município de Soure(2023-12-15) VITELLI, Anderson Souza; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este trabalho está situado no campo da educação especial discute sobre os desafios e perspectivas docente no ensino de LIBRAS em uma escola no município de Soure/PA. O objetivo geral desse estudo pautou na investigação acerca dos desafios e as perspectivas docentes no ensino de LIBRAS para estudantes surdos na sala de aula regular de ensino em uma escola no município de Soure. A pesquisa é de cunho qualitativa (Minayo, 2004). O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com a interprete de LIBRAS da referida escola. Após a coleta de dados realizou-se a análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Como resultados é possível considerar que a organização educacional no município de Soure, na perspectiva da educação inclusiva, é recente e que a partir dos próprios alunos do curso de licenciatura em letras língua portuguesa/ LIBRAS, começam a desenvolver um trabalho de conscientizar a população sourense sobre os direitos à educação das pessoas surdas que viviam na cidade, sendo que muitas já haviam passado da idade de escolarização. A partir disso, conclui-se que mesmo sendo reconhecida por lei, como meio legal de comunicação e expressão, especialmente, para a comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nas escolas, ainda não é componente curricular obrigatório, o que torna despretensioso e irrelevante o ensino de LIBRAS nas instituições de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA(2016) SOUZA, Vanda Suely Ferreira de; COSTA, Vanessa do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/2743227224359109; https://orcid.org/0000-0002-4911-8144Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores da escola Antônio de Oliveira Gordo entendem e enfrentam o processo de inclusão de alunos surdos na sala de aula. O local da pesquisa pertence à zona urbana do município de Moju/Pará. Como suporte teórico foram usados os trabalhos de Reis (2013), Silva (2009) entre outros que serviram de referências para as discussões sobre educação dos surdos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se caracteriza pela presença de uma forte subjetividade contida nas falas dos atores sociais envolvidos no ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de pesquisa de campo utilizando como instrumento um roteiro para as entrevistas com docentes e outro sobre a escola pesquisada. Os resultados apresentados são interpretados e discutidos através da técnica de análise do conteúdo extraído das transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos indicam que por unanimidade os docentes reconheceram que a escola ofertou uma formação continuada na área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Libras na formação superior: o perfil dos inscritos no projeto Libras nas Universidades(2018-03-22) CARDOSO, Elton de Souza; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil dos inscritos que se inscreveram no curso de Libras na UFPA-Castanhal no ano de 2016. O estudo apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se como técnica de coleta de dados o questionário utilizado pelo projeto para a inscrição. Para tanto, este estudo teve como base o formulário de inscrição ao curso, o curso se destinava a discentes de instituições universitárias da cidade de Castanhal (PA). Os resultados indicam que a maioria dos inscritos são discente dos cursos que mais se destacaram foram os dos cursos de licenciatura, a maioria sendo do curso de Pedagogia e educação física, este fato fica claro quando sabemos que esses dois cursos apresentam alunos e professor surdo dentro de seus cursos. Outro fator marcante foi os alunos de alguns cursos que não são da área da licenciatura. Desta forma, verifica-se a importância da difusão da língua de sinais dentro das universidades, pois os sujeitos surdos perpassam por todos os setores e espaços que constitui a UFPA-Castanhal, com isso buscase oferecer inclusão, ao passo que vivemos num contexto inclusivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática(2022-12-20) ALVES, Lídia Cristina Moraes; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho se propôs a refletir sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na formação do Licenciado em Matemática. nesse sentido, objetivamos compreender as contribuições do ensino de LIBRAS na formação inicial do professor de Matemática no Campus de Bragança Universidade Federal do Pará-UFPA/Bragança. Tendo como objetivos específicos aplicar o questionário para os Licenciados em Matemática no Campus de Bragança/PA e ressaltar a importância da disciplina de LIBRAS no curso de Formação Docente. Esse problema nos remeteu às seguintes questões problematizadoras: como se organiza a disciplina de LIBRAS no curso de Licenciatura em Matemática no campus de Bragança/PA para promover a formação docente? E o que pensam os Licenciandos de Matemática do Campus de Bragança/PA sobre a importância da disciplina de LIBRAS na construção de sua Formação Docente? Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no curso de Licenciatura de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, por meio de um questionário utilizando como técnica de coleta de dados e pesquisa bibliográfica. Como resultado, destacamos a urgente ampliação da carga horária de 60 para 90 horas da disciplina de LIBRAS, como também o Laboratório de Práticas de LIBRAS, fazendo com que o aluno tenha esse contato com a disciplina de Libras durante os semestres de forma gradual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações(2018-11-12) PINTO, Emily de Sousa; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162A tecnologia modificou a vida e os pensamentos do ser humano. Quando ela é bem utilizada, permite que novas estratégias pedagógicas sejam utilizadas no ensino, como plataformas virtuais de ensino, jogos e outros softwares educativos, entre outros. A tecnologia também vem sido utilizada de forma muito eficiente na educação especial e processos de inclusão. Por isso a tecnologia assistiva vem tendo destaque nos últimos anos, pois nota-se o interesse no mundo tecnológico também por parte de jovens portadores de deficiências. A tecnologia pode ajudar na prática pedagógica do ensino da LIBRAS? Sabe-se que o surdo é amparado por lei na garantia ao ingresso na educação. Entretanto, esse processo de inclusão não é muito satisfatório, visto que não existe o preparo adequado dos agentes envolvidos e nem há utilização de ferramentas eficientes para a interação com alunos surdos. Nesse contexto, este projeto é apresentado para auxiliar o ensino de LIBRAS visando a inclusão, não só nas escolas, mas também na vida cotidiana de pessoas surdas, facilitando a interação entre elas mesmas e com os ouvintes.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sarau cultural como ferramenta pedagógica para o ensino de libras: relato de experiência com ouvintes na educação básica(2024-11-01) SOUSA, Mayra Luiza Cardoso de; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua visual fundamental para a comunicação da comunidade surda no Brasil, facilitando sua participação na sociedade. Este estudo explora os obstáculos e as abordagens para o ensino de LIBRAS no contexto da educação básica, com ênfase em estudantes ouvintes. Considerando a relevância de ensinar LIBRAS tanto para surdos quanto para ouvintes, como parte de um processo inclusivo, foram analisadas estratégias para promover essa língua em instituições de ensino público. Por meio de uma metodologia qualitativa, investigamos a iniciativa Sarau Itinerante: Contos e Recontos da Amazônia, desenvolvida pela Liga Acadêmica de Pesquisas Educacionais na Amazônia (LAPEA). A análise revelou que os alunos ouvintes mostraram-se interessados e capazes de aprender LIBRAS, embora obstáculos significativos tenham surgido. Os resultados reforçam a necessidade de práticas inclusivas que assegurem o acesso equitativo à educação. Portanto, para que o ensino de LIBRAS seja eficaz, é necessário superar esses desafios, promovendo a inclusão e o crescimento pleno de todos os estudantes da educação básica.