Navegando por Assunto "Lúdicidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do campo no município de Breves(2022-06-17) TAVARES, Ana Cléia Araújo; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377Este trabalho tem como objetivo discutir “a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil, em uma escola do município de Breves”, com ele buscamos desenvolver reflexões que pudesse responder a essa problemática. O objetivo geral dessa pesquisa foi: Reconhecer a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do município de Breves. Como objetivos específicos: Identificar como se dá a ocorrência da utilização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, na turma pesquisada; analisar o entendimento de professores e professoras sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; analisar as possíveis contribuições uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia se desenvolveu inicialmente com um levantamento bibliográfico, para a construção do referencial teórico, seguindo das ações que permitiram o desenvolvimento da investigação, que seguiu uma abordagem qualitativa, na qual utilizou-se questionários para coleta dos dados junto a professores e professoras. Após as análises dos dados coletados, à luz da teoria consultada, consideramos e ratificamos que, de forma geral, os jogos e as brincadeiras mostram-se muito importantes para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, para as crianças que fazem parte da escola pesquisada, fortalecendo as possibilidades de desenvolvimento de atividades que podem facilitar a socialização e o aprendizado das crianças da educação infantil que não possuem uma escola que as atenda especificamente dentro dessa modalidade de ensino.