Navegando por Assunto "Knowledge production in dance"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)(2019-12-19) PEREIRA, Amanda Rodrigues; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900A dança é um elemento da cultura corporal, integrando-se como um dos conteúdos da Educação Física. Apesar da importância da dança na escola, ainda é comum notar a pouca aplicabilidade desse conteúdo nas aulas de Educação Física, em muitos casos, a dança é reduzida a atividade extracurricular, sendo lembrada apenas nos períodos de festas e eventos escolares. No intuito de ampliar as discussões que promovam a efetivação da dança como conteúdo escolar, o presente estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a dança no Grupo de Trabalho Temático Escola do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE (2015-2017). O estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A partir dos resultados encontrados, foi possível reconhecer o potencial da dança como conhecimento a ser trabalhado na escola oferecendo recursos para formar opiniões críticas e reproduzir espaços de sociabilidade justas, assim como compreender as relações com o outro, com o mundo e consigo mesmo e, ainda, compreender o nosso desenvolvimento histórico e cultural como corpo, ser, no mundo. Identificou-se como limites no ensino da dança, as questões ligadas ao corpo, o preconceito e a resistência. Considera-se que novas pesquisas devem ser voltadas as políticas educacionais, como forma de lutar pela concretização da dança como manifestação criativa presente na escola com vistas à educação verdadeiramente emancipadora.