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Navegando por Assunto "Juruti - PA"

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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação da padronização da carga média de transporte de minério como iniciativa de incremento de produtividade e redução de custos
    (2016-11-21) SILVA, Rhaymá do Carmo; SILVA, Evaldo Raimundo Pinto da; http://lattes.cnpq.br/3684584710631756
    A Mina de Bauxita de Juruti, localizada na cidade de Juruti no oeste do Pará, é uma mina jovem, a qual está em operação pela mineradora Alcoa S.A. desde setembro de 2009, com uma produção atual de 6 milhões de toneladas de minério por ano. A lavra do minério é realizada a partir do método de lavra em tiras, iniciando-se pela retirada da vegetação (supressão vegetal), partindo para o decapeamento (retirada do material sobrejacente) da camada de estéril para a exposição do minério, e, por fim, a lavra do minério, para então dar início a recuperação das áreas que foram mineradas. Dentre as operações que envolvem o dia a dia de produção em uma mineração, as etapas de carregamento e transporte são vistas como duas das mais importantes no processo produtivo de lavra. Variáveis como volume de produção e condições operacionais impactam diretamente na seleção de equipamentos e dimensionamento de frotas, buscando sempre os menores custos de operação e maior produtividade. Diariamente as mineradoras são desafiadas a buscar o aumento da produtividade e a redução de custos operacionais, desafios que exigem um bom planejamento e um bom gerenciamento em todas as etapas produtivas, principalmente na lavra, onde, geralmente, estão inseridos os maiores custos operacionais de um empreendimento. O presente trabalho tem o objetivo de expor os ganhos operacionais relacionados ao incremento de produtividade e redução de custos na atividade de transporte de minério a partir de melhorias implantadas na padronização da carga média de transporte de material proveniente da lavra de bauxita. A aplicação da padronização da carga de transporte de minério apresentou bons resultados entre os anos de 2014 e 2015. Os resultados obtidos com a aplicação desta melhoria operacional representaram uma melhoria de 2,47% no valor da carga média transportada no ano de 2015 quando comparado ao ano de 2014, além de uma redução perceptível na variabilidade e desvio padrão e variância dos dados levantados e analisados.
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