Navegando por Assunto "Jokes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do campo no município de Breves(2022-06-17) TAVARES, Ana Cléia Araújo; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377Este trabalho tem como objetivo discutir “a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil, em uma escola do município de Breves”, com ele buscamos desenvolver reflexões que pudesse responder a essa problemática. O objetivo geral dessa pesquisa foi: Reconhecer a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do município de Breves. Como objetivos específicos: Identificar como se dá a ocorrência da utilização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, na turma pesquisada; analisar o entendimento de professores e professoras sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; analisar as possíveis contribuições uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia se desenvolveu inicialmente com um levantamento bibliográfico, para a construção do referencial teórico, seguindo das ações que permitiram o desenvolvimento da investigação, que seguiu uma abordagem qualitativa, na qual utilizou-se questionários para coleta dos dados junto a professores e professoras. Após as análises dos dados coletados, à luz da teoria consultada, consideramos e ratificamos que, de forma geral, os jogos e as brincadeiras mostram-se muito importantes para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, para as crianças que fazem parte da escola pesquisada, fortalecendo as possibilidades de desenvolvimento de atividades que podem facilitar a socialização e o aprendizado das crianças da educação infantil que não possuem uma escola que as atenda especificamente dentro dessa modalidade de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Polinômios no ensino fundamental II: abordagens lúdicas no ensino e aprendizado(2022-08-26) TRINDADE, Bruno Perdigão; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776Esse trabalho de conclusão de curso, enfatiza os polinômios no ensino fundamental II: Abordagens lúdicas no ensino e aprendizado. A pesquisa tem como intuito contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II direcionado para o sétimo e oitavo ano desenvolvido a partir de estratégias lúdicas (jogos e brincadeiras) como ferramenta significativa no ensino da Matemática. Procura-se fazer uma pesquisa bibliográfica, partindo do método descritivo com abordagem qualitativa, em etapas que envolverão leituras e coleta de dados bibliográficos em livros, revistas e artigos científicos, buscando novos olhares sobre o problema previamente definido, o que poderá analisar o objeto de estudo e suas particularidades relevantes à pesquisa. Conclui-se a pesquisa considerando que o ensino e aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II ocorre por meio de estratégias lúdicas, pois esse tipo de metodologia poderá estimular a criatividade e a imaginação dos alunos; em especial os que estão saindo da infância para a adolescência, como é o caso dos alunos do ensino fundamental II, pois a ludicidade colabora para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos e na interação deles entre si e com o seu professor.