Navegando por Assunto "Jogo matemático"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA(2022-09-05) SOUSA, Pablo Nogueira de; ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza; http://lattes.cnpq.br/6632165634925053; https://orcid.org/0000-0002-2113-7845O presente trabalho destaca a importância dos jogos no ensino da Matemática aplicada no ensino do EJA, levando em consideração as ideologias de Vigotski, ressaltando a preocupação com os problemas que permeiam o ensino dessa disciplina, enfatizando a necessidade de introduzir os jogos na prática pedagógica. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação dos jogos matemáticos no Ensino EJA, identificando a partir dos referenciais teóricos estudados em especial à Vigotski, os principais problemas, avanços e dificuldades existentes no processo de formação docente, orientado para essa finalidade. Para realização desta pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, alicerçada em pesquisa exploratória através de fontes e levantamentos bibliográficos impressos e eletrônicos. Após a coleta de dados, estes foram analisados, criticados e interpretados para subsidiar a redação deste TCC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral(2023-02-24) SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança, do jogo intitulado Baralho do Cálculo, uma adaptação do baralho convencional, trazendo conceitos iniciais do Cálculo Diferencial e Integral, como funções elementares, gráficos, derivadas e integrais. Com a descrição de todo o processo de elaboração do material, a experiência desde a escolha dos objetos de estudo, a fundamentação teórica, as etapas de construção e testes, o contato com os alunos, a utilização de questionários junto as observações da turma para a obtenção de resultados, ´e possível acompanhar todo o processo que envolve a construção de um jogo e o seu uso como metodologia. Através do m´método da pesquisa quali-quantitativa, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes e suas causas durante o período, permitindo adaptações propícias ao intuito do trabalho. Portanto, foi possível obter resultados após a utilização do jogo, sendo eles: a identificação dos conceitos elementares da teoria que geraram a dificuldade de aprendizagem em Cálculo, a necessidade de trabalhar a linguagem matemática em uma via de mão dupla, a motivação, a curiosidade e competitividade saudável gerada diante do método de ensino diverdificado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular(2022-06-11) BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa; FERREIRA NETO, Oséas Guimarães; http://lattes.cnpq.br/4439539690815343; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, enfatizando a importância do jogo como ferramenta integrante ao processo do ensino e aprendizagem em sala de aula. E importante ressaltar que o conteúdo matemático base que está atrelado ao jogo ´e a ´ disciplina Teoria dos N´úmeros, especificamente, o conteúdo de Aritmética Modular, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes na resolução de problemas aritméticos, como a agilidade e o raciocínio lógico rápido. Servindo como um meio para o docente ensinar, de modo que colabore para a aprendizagem dos discentes sobre o assunto citado acima, associando toda teoria estudada com a praticidade obtida através do jogo. Dessa forma, apresentamos o jogo como instrumento de ensino, que foi testado por um grupo de discentes que fazem parte do Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática (LAπNMAT) e também foi aplicado através de oficina no evento nacional X Bienal de Matemática. Onde em ambas aplicações promoveu aos discentes envolvidos no jogo, interação social, concentração, raciocínio lógico, prazer e motivação. Trazendo resultados positivos, tais como uma maior contemplação do conteúdo de Aritmética Modular, para quem ainda não tinha cursado a componente Teoria dos Números causou grande motivação e expectativa em cursar a disciplina, além de provocar interesse no Professor mediador da oficina em utilizar o jogo em uma turma do Doutorado. Assim, notamos a grande relevância do jogo para o ensino de Aritmética Modular, acarretando em uma aprendizagem satisfatória, dinâmica e diferenciada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O jogo UNOMat Flip como uma proposta de recurso pedagógico para o ensino de matemática(2022-12-14) CUNHA, Edenilson do Nascimento; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia dinâmica aos professores do Ensino Básico através de um jogo desenvolvido pelos alunos colaboradores do LAPINMAT (Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus de Bragança, intitulado UNOMat flip, que une o lúdico com o ensino e revisão de conceitos das operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), com o intuito de melhorar o ensino da Matemática em sala de aula. Este artigo se desenvolveu pelo método de pesquisa bibliográfica, a partir de fontes já publicadas e embasada em uma abordagem qualitativa, que nos permitiu um entendimento mais aprofundado acerca do assunto abordado. O jogo foi baseado no jogo UNO e UNO flip, onde as cartas que compõem o baralho exemplificam as propriedades das operações e suas particularidades, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criação de estratégias. Este material manipulativo foi desenvolvido e testado pelos colaboradores do projeto, no entanto ainda não foi aplicado em sala de aula para o público do Ensino Básico. Acreditamos que este material lúdico, pode contribuir tanto para o aluno quanto para o professor, visto que há evidências de que a utilização de jogos matemáticos quando planejado com sensibilidade, constitui uma ferramenta indispensável no ensino de conteúdos matemáticos, fazendo com que o conhecimento seja mais significativo, prazeroso e dinâmico.