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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um simulador em powerpoint como recurso didático para o ensino de ligação iônica
    (2018-08-15) AMARAL, Samuel Loureiro do; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    O Ensino de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental apresenta conteúdos com conceitos e teorias na maioria das vezes abstratos e complexos, abordados geralmente por metodologias tradicionais de ensino. A ausência de práticas inovadoras para o ensino dos conteúdos de Química, acaba gerando nos alunos aversão a essa disciplina, por considerá-la complexa e de difícil compreensão. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser grandes aliada nos processos de ensino e aprendizagem pela capacidade de ilustrar ou representar conceitos abstratos como ligações químicas de forma dinâmica, além de ser um recurso didático mais atrativo aos discentes ao favorecer a interatividade. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) na forma de simulador como proposta de recurso didático para o ensino de ligação química do tipo iônica. O programa utilizado para o desenvolvimento do OVA foi o Microsoft PowerPoint, versão 2016. O OVA foi apresentado aos alunos do Curso de Especialização em Educação em Ciências na Contemporaneidade, da Faculdade de Ciências Naturais do Campus Universitário do Marajó-Breves, os quais são docentes de Ciências. Em seguida, o OVA foi avaliado pelos mesmos por meio de um questionário com dez perguntas fechadas. Nos critérios de animação, interface gráfica, e a facilidade de interação 100% dos entrevistados consideraram o OVA ótimo ou bom. Quanto à clareza e precisão do OVA na exposição de conceitos, 95% o consideraram extremamente ou bastante claro e preciso, já no quesito presença de elementos do dia-a-dia 89% o avaliaram como ótimo ou bom. Assim, acredita-se que o simulador de ligação química do tipo iônica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem do tema.
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