Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Interview"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero textual entrevista na temática profissões
    (2018-03-08) NASCIMENTO, Rayene Maria do; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    Este trabalho é resultado de um projeto de ensino produzido e executado nas atividades das disciplinas Estágio Supervisionado I e II, ministradas no Polo de Tomé-Açu, Campus de Abaetetuba. O objetivo geral é desenvolver habilidades de compreensão e interpretação do gênero entrevista com a temática profissões. Para alcançar esse objetivo, pretende-se promover o conhecimento de tipos e das características das entrevistas, proporcionar a interpretação textual por meio do entendimento das funções sócio-discursivas e de estilo da entrevista, possibilitar a compreensão dos fenômenos de transcrição e dos processos de retextualização do texto por meio de escuta e de escrita, desenvolver a habilidade crítica do aluno por meio da temática profissões e ampliar o conhecimento sobre profissões através do gênero entrevista das seguintes profissões: cabeleireiro, comerciante, fotógrafo, gari, médico, motorista, prefeito, professor de português, radialista e servente escolar. A investigação está baseada nas recomendações dos PCNs (1998) e nas implicações pedagógicas de Antunes (2003, 2006). Explica-se sobre gênero textual de acordo com as concepções de Bakhtin (1997) e explana-se sobre entrevistas conforme Gil (2008) e Lage (2017). A transformação do texto oral/escrito e escrito/oral fundamenta-se em Marcuschi (2010) e o procedimento de ensino sobre o gênero, em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Espera-se que os alunos compreendam as principais características da entrevista (conteúdo, estrutura e estilo); desenvolvam habilidades de compreensão e produção de entrevistas orais e escritas; identifiquem marcações textuais pertencentes à modalidade oral; reconheçam diferenças e semelhanças entre a fala e a escrita quanto ao aspecto discursivo; entendam os processos comuns que envolvem a retextualização na passagem oral/escrito e escrito/oral; conheçam diferentes profissões e reflitam criticamente sobre a importância destas para a sociedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA