Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Interdisciplinary"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento do estudo de funções exponenciais e logarítmicas e suas aplicações interdisciplinares
    (2023-01-03) FARIAS, João Paulo de Azevedo; SANTOS, Welington Lima dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    A Matemática passou por diversas transformações, que nos proporcionaram melhor entendimento, métodos e aplicações dela, pela ciência moderna. E essas transformações estão diretamente ligadas com a necessidade do homem de compreender fenômenos, situações e a própria coexistência das relações homem-natureza. Sendo assim, o desenvolvimento dos logaritmos e exponenciais, ou melhor, das funções logarítmicas e exponenciais, tiveram um papel fundamental para esse desenvolvimento, em vista de que, para o homem dos séculos passados, realizar operações de multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, era uma tarefa árdua, que sem o uso de ferramentas computacionais as quais conhecemos hoje, levar-se-ia anos para a realização de um trabalho como este. Em relação a metodologia é de caráter teórico tendo em vista um formalismo detalhado sobre propriedades, formulações matemáticas e gráficos de funções exponencial e logarítmica e com base na contextualização e interdisciplinar com problemas voltados ao cotidiano do aluno. Dessa maneira, esse artigo enfatiza o desenvolvimento do estudo de funções exponenciais e logarítmicas e suas aplicações interdisciplinares considerando que seja relevante para uma melhor compreensão da teoria além de acrescentar um breve relato histórico do desenvolvimento dos conceitos de exponenciais e logaritmos até a forma como conhecemos hoje, destacando-se alguns dos grandes matemáticos que contribuíram com o tema abordado. Quanto as aplicações das funções inserem alguns problemas contextualizados (ENEM, anos 2012, 2016 e 2017) relacionados com o cotidiano. Conclui-se a pesquisa considerando que a abordagem realizada sobre as duas vertentes teoria e prática, podem ser realizadas e aplicadas no contexto da sala de aula e que podem contribuir para um melhor processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o aluno passa a compreender o campo de aplicação com problemas ligados ao seu cotidiano.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Matemática fundamental e conceitos de astronomia para alunos do 6º ano
    (2022-06-20) SANTOS, Rosana Cardoso dos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    A astronomia é um vasto campo que vista o aprimoramento dos seres humanos como constituintes de um universo vasto. A investigação e o conhecimento na área da astronomia são cada vez mais ferramentas indispensáveis no nosso quotidiano. Portanto, a necessidade de transmitir conhecimento de forma eficaz aos alunos do ensino fundamental torna-se extremamente importante. Deste modo, este trabalho propõe a relação entre a matemática e a astronomia, como forma de interação multidisciplinar, com o objetivo de exercitar a aplicação de conceitos matemáticos, trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental, com objetivo de analisar as dificuldades de conteúdos relacionados a astronômicas e matemáticas por meio da atividade relógio de sol nas turmas do 6º ano do ensino fundamental. No desenvolvimento desse estudo destacou-se um pouco da história e da interação entre essas duas disciplinas. Para isso, elaborou-se atividades que mostram como se pode utilizar os conceitos trabalhados em cada uma dessas áreas, no processo de formação escolar dos estudantes do ensino fundamental. No decorrer deste trabalho, foi possível avaliar até que ponto assuntos relacionados à astronomia e novas tecnologias são de interesse dos alunos, concluindo, que é vantajoso usá-los como catalisadores para a construção do conhecimento científico matemático. Outro fator observado, foi que à medida que os alunos abraçam o processo de aprendizagem, o desenvolvimento de suas competências e habilidades ocorre naturalmente.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA