Navegando por Assunto "Interdisciplinarity"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações significativas na formação de Professores de Química inventivos através do Residência Pedagógica(2024-08-04) SOUZA, Juliana da Silva; LIMA, Luciene Maria do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8330265229410342; https://orcid.org/0000-0002-8220-081X; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O presente trabalho abrange os aspectos estruturais baseados na Instrução Normativa n° 05/2023 da Pró-reitoria de Graduação, que regulamenta o Trabalho de Curso no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará e da Resolução do Trabalho de Curso da Faculdade de Química N. 1 de 2024. Nesta configuração de possibilidade, será utilizada uma publicação científica feita em formato de comunicação oral no I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP realizado no ano de 2024 na cidade de Salvador-Bahia. Isto posto, destaca-se que a presente pesquisa versa sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), componente importante na formação de professores, proporciona a aplicação prática de conhecimentos teóricos em contextos reais de ensino. Este estudo qualitativo, de análise documental, com recorte temporal entre 2023 e 2024, objetivou desvelar as contribuições do PRP na formação de professores de Química e Física, com base em experiências vivenciadas por residentes. A análise de conteúdo, inspirada por Bardin (2011), aplicada aos relatórios dos residentes e documentos norteadores do programa, evidenciou três categorias: (I) Regência: o constituir-se professor; (II) Projeto de Intervenção na Residência Pedagógica; e (III) Atividades Específicas. Os resultados descortinaram que a imersão no PRP atua como um catalisador de mudanças, promovendo o desenvolvimento de habilidades docentes e a construção de uma identidade profissional autêntica. A vivência em sala de aula permitiu aos residentes experimentarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, refletir criticamente sobre a prática docente, desenvolver estratégias para lidar com os desafios da sala de aula e construir relações significativas com os alunos e a comunidade escolar. Sumariamente, o programa emerge como um espaço ímpar de formação, proporcionando aos futuros professores de Química e Física a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para atuarem de forma crítica, reflexiva e inovadora na educação contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico(2018-02-27) SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585O presente trabalho de cunho explanatório tem como estudo objetivo relatar alguns resultados de pesquisa realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual são analisados aspectos envolvidos no desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento na língua materna integrada ao conhecimento de ciências. Durante o desenvolvimento das atividades foi possível destacar dois aspectos das análises: (a) o trabalho com temas socialmente significativos, que favoreceu positivamente a inserção do conhecimento científico na EJA e a participação dos estudantes; (b) A abordagem do gênero textual como objeto de ensino que possibilitou a articulação entre a língua materna e ciências em termos de alfabetização e letramento. Ficou claro que a alfabetização científica pode ser usada como forma de potencializar o ensino da língua materna, e para isso foi perceptível o trabalho com o gênero textual ‘receita’ como uma forma de interligar os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Arco e flecha como tema integrador nos anos escolares iniciais(2019-12-16) FERNANDES, Rayanne dos Santos; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; https://orcid.org/0000-0001-5463-1316Artefatos culturais como arco e flecha ajudam a contar parte da história de diversos grupos humanos que viviam em diferentes regiões geográficas do nosso planeta. Neste trabalho, o artefato é problematizado enquanto tema inter-transdisciplinar para se estudar diferentes conteúdos curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, objetivamos descrever, de maneira reflexiva, o percurso laboral desenvolvido durante uma oficina pedagógica cujo ponto de partida foi o instrumento arco e flecha como tema integrador de conteúdos escolares nos Anos Iniciais. Desse modo, ao longo da pesquisa, realizada em setembro de 2019, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Afonso, localizada em Belém do Pará, ministramos uma oficina pedagógica intitulada “O arco e flecha como tema integrador de conteúdos escolares” para 20 alunos do 3º ano. A oficina objetivou abordar, de maneira integrada, conteúdos curriculares a partir do artefato em estudo, relativos aos Estudos Sociais, às Linguagens, às Ciências e à Matemática. As atividades pedagógicas tiveram a finalidade de conhecer a história do arco e flecha, contextualizar saberes e promover a prática da leitura e da escrita a partir do gênero textual história em quadrinhos. Concluímos que os alunos sentiram-se familiarizados e motivados ao desenvolver habilidades que trataram de temas do seu contexto sociocultural, o que possibilitou promover momentos de interação pedagógica e troca entre aprendiz e objeto de aprendizado. Além disso, as atividades integradas, sejam elas desenvolvidas de forma oral ou escrita, foram fundamentais para que os alunos percebessem que os conhecimentos de uma determinada área requerem habilidades dos demais segmentos para que sejam assimilados. Constatamos, ainda, que a oficina configurou-se como instrumento de produção de conhecimento, pois constituiu espaço de diálogo entre professora e alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bioquímica dos quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia: um material didático para aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio(2025-02-19) GONÇALVES, Ruanna Caroline Tenório; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O livreto “Bioquímica do Quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia” é um material didático autoral que tem como objetivo ser uma ferramenta para aulas lúdicas de ciências pautado em três vertentes: interdisciplinaridade no ensino, contextualização regional e a promoção de aulas em espaços não-formais. Têm como justificativa as habilidades e competências pautadas na BNCC para o ensino médio, que colocam o meio ambiente como conexão conjunta com as temáticas das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. O livreto traz como objeto central no viés conceitual para o ensino, o aprofundamento teórico sobre os quelônios presentes no zoológico privado Centro Amazônico de Herpetologia, localizado em Benevides – Pará. A pretensão didática é apresentar um recurso para a divulgação científica e instrumental docente para suporte pedagógico de suas aulas em ambientes não-formais de ensino e/ou considerando seus elementos constituintes como contextualização os quelônios. No Brasil, os quelônios são abundantes, principalmente no bioma amazônico. Diante disto, através de uma pesquisa de campo realizada no Centro Amazônico de Herpetologia, que exibe vários quelônios, o material denominado livreto pôde ser produzido tendo o foco as características morfológicas destes animais correlacionando com a química de modo interdisciplinar. Contendo seis páginas, o produto educacional busca repassar as temáticas usando estratégias de contextualização do conteúdo e através do seu design pensado para aguçar a curiosidade de alunos do ensino médio. O livreto aborda a química orgânica por dois aspectos destes répteis: a carapaça e os lipídios; fazendo a ligação de moléculas, proteínas e minerais com as funcionalidades no organismo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desvendando a matemática aplicada à rotulagem de alimentos(2019) LISBÔA, Laís Ribeiro Corrêa; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914; SANTOS, Orquídea Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/9446483074995655; https://orcid.org/0000-0001-5423-1945As práticas nutricionais são acima de tudo um ato pedagógico de educação. E nesse contexto há necessidade de práticas interdisciplinares emanadas das realidades sociais, como as expressas nas rotulagens de alimentos em diversas vertentes. Nesta pesquisa a interdisciplinaridade tem como tema gerador a rotulagem de alimentos e as expressões de funções matemáticas básicas expressas neste. Assim, o objetivo desta pesquisa foi promover a descrição das funções matemáticas básicas presentes na rotulagem de alimentos. As bases metodológicas seguiram pesquisas nas principais bases de dados de pesquisas acadêmicas. Os resultados encontrados mostram construções em vertentes interdisciplinares que se iniciam na relação nutrição e matemática, e poucas com enfoque na rotulagem nutricional e funções. Assim, esta pesquisa busca evidenciar possibilidade de aplicação de conceitos nutricionais, especificamente a rotulagem de alimentos como tema gerador para práticas interdisciplinares com as bases de algumas noções matemáticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diálogo sobre o cinema na educação do campo: uma proposta inclusiva(2021-10-25) MONTEIRO, Paulo Gabriel Nascimento; SOUZA, César Augusto Martins de; http://lattes.cnpq.br/3353195442153329O cinema é apreciado de diferentes formas e possui objetivos bem específicos, seja uma manifestação artística e/ou estética ou até mesmo uma projeção de uma possível fantasia, um passatempo que foge à realidade. Contrapondo-se a todas as visões citadas, é possível relacionar o cinema com a educação, tanto na possibilidade de dialogar com as vivências e visões de mundo de forma mais simplificada quanto de problemas sociais mais complexos ou passiveis de um debate um pouco mais crítico, tornando acessível assuntos de difícil compreensão. O cinema é capaz de entregar uma certa eficácia nessa proposta, além de promover interdisciplinaridade em um espaço que é cada vez mais comum a “separação” de determinados assuntos. Para agricultores, camponeses e outros que residem em espaços rurais, o cinema pode ser uma boa alternativa para a inserção desses sujeitos no diálogo, uma vez que através dele (cinema) é possível direcionar informações, levar o diálogo para diferentes grupos sociais. Portanto, é importante compreender estes sujeitos, suas especificidades, a política da modalidade que eles estão inseridos, seus processos de luta por garantia de direitos e promover discussões acerca do cinema como uma proposta educativa, uma ferramenta facilitadora nesse processo de ensino-aprendizagem, além de viabilizar a formação de posicionamentos críticos e de possíveis transformações sociais, a partir da conscientização de grupos que outrora lhes foi negado o direito à informação/educação e de que forma contribuem para o ambiente em sua volta e sociedade que fazem parte.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A educação geográfica como meio para o desenvolvimento da educação ambiental no espaço escolar(2024-10-31) FAILACHE NETO, Mário Pitágoras; BITTENCOURT, José da Silva; http://lattes.cnpq.br/4719580090813166; https://orcid.org/0000-0002-4583-6456A Geografia escolar tem por natureza a característica de ser um agente formador do saber crítico, capacitando os alunos a pensar e agir de maneira consciente, seja, de maneira individual ou coletiva, transformando positivamente a sua realidade. Entretanto, o que se testemunha sobre o Ensino de Geografia é a transferência de conteúdos de maneiras repetitiva, semi-pronta e enfadonha. Para propor uma renovação desta maneira ultrapassada de se ensinar Geografia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, associado a assuntos transversais, como, a Educação Ambiental (EA), onde desde que surgiu, se destacou como um instrumento de reflexão em diversas áreas: naturais, sociais, educacionais. Através do tema ambiental, as relações sociais com o ambiente natural tornam-se dinâmicas nas mais diversas escalas da humanidade. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar diferentes percepções sobre o Ensino de Geografia associado a Educação Ambiental, corroborando a (EA) como ferramenta fundamental para uma renovação didática. A pesquisa foi construída através do método qualitativo, levantamento da (BNCC) e revisão bibliográfica das leituras acadêmicas. Bem como, projeta modelos de educação ambiental critica com o intuito de diminuir as dificuldades sentidas atualmente. Aliada à educação ambiental, as propostas são formas de dinamizar o ensino da geografia, construir o pensamento crítico-reflexivo do estudante, da mesma maneira que sua formação cidadã ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática(2021-07-30) QUEIROZ, Suzely Trindade; GONZALEZ, Luciana Pereira; http://lattes.cnpq.br/7068477409092609Este trabalho teve como objetivo implementar uma estratégia metodológica baseada na interdisciplinaridade no ensino da física. As aulas ocorreram de forma remota utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e modelagem matemática baseado nos 3 atos de Dan Meyer. A aplicação foi realizada com 64 alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública localizada na cidade de Belém-PA. Os encontros ocorreram através da plataforma google meet com o tema: Os efeitos da utilização do protetor solar na exposição a radiação ultravioleta. A coleta de dados foi registrada através da participação dos estudantes em atividades interativas na plataforma Mentimeter, e com trabalhos confeccionados nas aulas assíncronas, foi possível ainda observar também tal situação envolvendo aluno com baixa visão, para esse caso foi necessário realizar modificações no material utilizado para promover a inclusão. Este trabalho, portanto busca apresentar uma perspectiva do ensino de física quando integrados a outras áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado: proposta de intervenção no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Belém-Pa(2020-01-06) MORAES, Maria Eliana de Souza; OLIVEIRA, Emília Pimenta; http://lattes.cnpq.br/3683186030112093Tem-se como objetivo, no presente trabalho, relatar uma experiência realizada no período de estágio supervisionado obrigatório, em que tive a oportunidade de aplicar na prática o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica” como proposta de prática de ensino, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Belém. O texto está organizado da seguinte forma: introdução, caracterização da escola onde foi realizado o projeto, trabalho pedagógico desenvolvido pela professora regente, organização do ambiente físico da sala de aula, materiais pedagógicos disponíveis, observação da prática docente, atividades desenvolvidas durante o estágio e práticas pedagógicas, parte em que será relatada a realização do projeto citado. As conclusões a que se chegou foram as seguintes: que o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica”, de natureza interdisciplinar, teve como objetivo unir à abordagem de temas regionais, próximos a realidade e identidade dos alunos às áreas de conhecimento que a explicam, com a oportunidade do aprofundamento de seus componentes curriculares. A escolha do tema “açaí” se deve ao fato deste ser parte da identidade e cultura do paraense. O açaí é cultura material e, ao mesmo tempo, cultura imaterial por meio de mitos, narrativas e lendas. É um elemento formador de identidade, entendida antropologicamente como o “reconhecimento de si mesmo” em contraposição a alteridade, que se refere ao “reconhecimento do outro”. O trabalho com o açaí enquanto recurso e tema de pesquisa e ensino-aprendizagem foi valioso como prática do estágio e para além do esperado, apresentou à Escola a importância de um planejamento integrado, o prazer do trabalho coletivo que diante da realidade vivenciada pelos professores e alunos da referida escola, os quais precisavam respectivamente, no seu fazer docente e vida discente, de experiências que os envolvessem numa formação cidadã sustentável, alicerçada na pesquisa científica e no fortalecimento da cultura paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando a criatividade e a sensibilização ambiental no Ensino Fundamental por meio da robótica sustentável(2024-02-15) REIS, Everson Jyan Brasil; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792Este trabalho é resultante de ações extensionistas do projeto: Robótica sustentável como ferramenta pedagógica aliada à educação ambiental, desenvolvido no período de agosto de 2021 a agosto de 2023, cujo objetivo do projeto foi aplicar a Robótica Sustentável como ferramenta pedagógica para a educação científica e ambiental juntos aos alunos de escola. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições pedagógicas do uso da robótica sustentável para promover a sensibilização ambiental. O projeto foi dividido em duas fases, realizadas em escolas estaduais do município de Capanema, no Pará. Em ambas as fases foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas com a construção de experimentos de robótica sustentável, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis. O público alvo foram estudantes do ensino Fundamental (Anos finais) e médio. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um formulário estruturado (Fase 1) e anotações em diário de bordo (Fase 2), para facilitar o registro das atividades. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de conteúdo de Bardin (2011), organizadas em três etapas: I) pré-análise, II) exploração do material, e III) tratamento dos resultados. Os resultados mostraram uma participação ativa dos alunos, promovendo habilidades como criatividade, e resolução de problemas, em busca de possíveis caminhos para minimizar o impacto dos resíduos no ambiente escolar. A abordagem interdisciplinar possibilitou a conexão entre diferentes áreas do conhecimento e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. A continuidade do projeto reforçou a conscientização ambiental e a busca por soluções sustentáveis no contexto escolar, além de proporcionar de maneira simples e acessível que a educação aconteça em diversas áreas do conhecimento, contribuindo assim não só para a discussão ambiental, mas também no uso pedagógico para o ensino de outros componentes curriculares (ensino de física, química, matemática).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando as dificuldades de aprendizagem de conceitos físicos em uma abordagem investigativa: uma perspectiva pela teoria dos campos conceituais de vergnaud(2021-10-06) SILVA, Amanda Cristina Soares da; MAGNO, Fátima Nazaré Baraúna; FRAIHA, Simone da Graça de Castro; http://lattes.cnpq.br/6398509825377181O estudo sobre novas abordagens para ensinar Ciências tornou-se importante para entender de que forma estas novas metodologias podem potencializar o aprendizado dos aprendizes. Neste contexto, a abordagem investigativa e a abordagem STEAM vem ganhando cada vez mais força e notoriedade na literatura da pesquisa na área. A fim de averiguar as potencialidades dessas abordagens para o ensino de Física em turmas do Ensino Médio, a oficina intitulada “Construindo um Músculo Artificial” foi criada pelo projeto de extensão Ciência em Foco, vinculado à Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará e ao Núcleo de Estudos REPENSE. Por ser de cunho interdisciplinar, a oficina tem como vertentes três áreas da ciência: Biologia, Física e Biofísica – que são abordadas em três momentos distintos. Durante as primeiras implementações da oficina, ao serem abordados conceitos matemáticos atrelados aos conceitos físicos que estavam sendo trabalhados (Lei de Hooke), ficou evidente a grande dificuldade dos participantes: entender a proporcionalidade entre grandezas físicas. A partir desta observação, buscou-se entender a raiz do problema e, após a realização de um levantamento bibliográfico sobre o processo de ensinoaprendizagem tendo como fundamentação teórica o desenvolvimento cognitivo, chegou-se à teoria cognitivista neopiagetiana chamada Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Gérard Vergnaud. Assim, neste trabalho tendo como base a teoria de Vergnaud, foram analisados: 1. Os campos conceituais das chamadas “estruturas multiplicativas”, que estão relacionadas aos conhecimentos que envolvem conceitos matemáticos na Física (proporcionalidade); 2. A configuração de um campo conceitual, sendo descrita por quatro pilares (conceitos, situações, esquemas e invariantes operatórios) cujo seu domínio requer tempo e experiência adquirida; 3. A construção do conhecimento científico através de experiências pessoais do aprendiz. Na aplicação da oficina no modelo on-line, foram identificados conceitos e situações inerentes à construção matemática da Lei de Hooke. Os resultados se deram por meio da análise das discussões dialéticas orais entre os participantes e os aplicadores da oficina. Por meio das respostas aos questionários aplicados ao final de cada momento e destas discussões durante toda a oficina, houve indícios de que os participantes melhoraram seu domínio dos conceitos abordados, demonstrando as potencialidades do uso de abordagem investigativa e STEAM no ensino de conceitos de ciências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada(2021-10-07) PONTES, Agatha Karolline Figueiredo Srur Santos; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Este trabalho estuda e narra o papel da literatura infantojuvenil no decorrer de uma experiência vivida durante um estágio, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e durante estudos e trabalhos com o Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura infantojuvenil, cibercultura, formação e trabalho docente.Objetiva tecer caminhos entre literatura infantojuvenil e trabalho pedagógico interdisciplinar e multidimensional favorecendo a aprendizagem e utilizando a linguagem e a literatura infantojuvenil como base de interlocução. A partir de uma perspectiva discursiva de pensar as alfabetizações, este trabalho tem a intenção de discutir um modo de trabalhar a linguagem e a literatura nas diversas áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, levando em consideração que o conhecimento não é um saber linear e possui diversas complexidades , fatores externos e internos, psicológicos, afetivos e culturais, que devem ser considerados quando pensamos em ensino-aprendizagem. Imersos em experiências em sala de aula, em conjunto com as vivências no laboratório Sertão das águas pude, de maneira implicada, viver momentos formativos com os alunos de fato, alinhando a perspectiva discursiva, literatura infanto juvenil e práticas interdisciplinares, de diversas maneiras, conforme o currículo e calendário escolar vigente de maneira a auxiliar a professora regente em sala de aula, criando planos e sequências didáticas, elaborando estratégias interdisciplinares tomando como base a literatura, a tornando-a foco e protagonista em conjunto com as crianças, os sujeitos primeiros deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero discursivo e a interdisciplinaridade na Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens(2018-12-27) CARNEIRO, Maida Ondena Magalhães; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Esta monografia tem por objetivo analisar as relações integradoras de gênero discursivo e interdisciplinaridade na licenciatura para a formação do professor alfabetizador. Propõe responder o seguinte questionamento: “Que resultado de formação docente subsidiada pela Licenciatura Integrada estamos obtendo a partir da perspectiva do gênero discursivo e a interdisciplinaridade para a alfabetização¿‘. O interesse por esta temática da linguagem, gênero discursivo, surgiu como um sanar de inquietudes relativas principalmente à alfabetização e aspirações que a linguagem produz, aliada à atração que gera no sujeito em que percebe a língua como um artefato integrador e constituidor de uma sociedade. Destacamos a formação docente, baseado em princípios inovadores, dos quais cito a interdisciplinaridade. Encontro nesse diálogo uma aspiração de progresso ao qual desejo e me identifico. Apresentamos aqui estudos e implicações a cerca da temática mencionada. Adotamos no presente trabalho a perspectiva de pesquisa qualitativa-quantitativa. A pesquisa realizou-se com 20 alunos concluintes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, Campus Guamá em Belém, dos turnos vespertino e noturno, através de questionário semiestruturado, comportando 09 questões abertas e fechadas. Diante do processo ocorrido, compreendemos uma importante articulação do ensino por meio de gênero discursivo para a educação, principalmente para a alfabetização, trazemos a interdisciplinaridade e a formação de professores para educação básica (em que destacamos a Licenciatura Integrada em Ciências, matemática e Linguagens) como uma articulação potente para alcance de êxito no processo ensino-aprendizagem para o contexto educacional brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interdisciplinaridade na formação arquivística: uma análise a partir dos cursos de Arquivologia no Brasil(2019) OLIVEIRA, Bárbara Carolina dos Santos de; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A interdisciplinaridade na formação dos futuros profissionais em arquivística no Brasil é notória, por isso este trabalho se propõe a fazer o levantamento das grades curriculares de 05 (cinco) cursos de graduação de Arquivologia no Brasil, dais quais, as regiões Norte (Universidade Federal do Pára -UFPA), Sul (Universidade Federal do Rio Grande- FURG), e Centro-Oeste (Universidade de Brasília - UNB) com os cursos com as grades curriculares mais recentes, e a regiões, Sudeste (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) e Nordeste (Universidade Federal da Bahia - UFBA) com as grades curriculares mais antigas. E identificar as tendências interdisciplinares com a arquivística, nas grades curriculares. A pesquisa identifica-se como qualitativa e quantitativa, uma vez que, uma abordagem não exclui a outra, nesse caso específico, pois existem dados quantitativos, e uma discussão qualitativa e teórica, a cerca dos dados encontrados. Concluímos que a interdisciplinaridade é a interação dos saberes, ou seja, das disciplinas, conversando entre si de forma menos especializada, e essa relação foi encontrada através dos resultados obtidos na análise das matrizes curriculares dos cursos apresentados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens(2019-01-11) LIMA, Dioenio Paixão de; OLIVEIRA, Emília Pimenta; http://lattes.cnpq.br/3683186030112093O presente artigo visa a investigar os indícios da interdisciplinaridade no Projeto Pedagógico do Curso do ano de 2012 (PPC) da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará. Escolheu-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental como metodologia usando técnicas da análise do discurso por tratar-se de um caminho possível para elucidar a concretização da integração dos conteúdos curriculares, vislumbrada nessa proposta inédita de formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA),a pesquisa passou pela origem do curso, pelos breves fundamentos da interdisciplinaridade e sua finalidade ao decorrer do tempo chegando ao Projeto Político Pedagógico do curso (PPC) tudo analisado de forma exaustiva para que se pudesse chegar ao objetivo, foi encontrar vestígios da relação interdisciplinar no PPC, que consiste o curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, diante de vários fatos e este artigo trouxe em sua análise uma evidencia explicita que é a criação do curso e dentro do PCC encontrou-se vários vestígios no qual podemos afirmar juntamente com os autores utilizados neste artigo que confirmam a presença da interdisciplinaridade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo Desafio Científico das Lendas Amazônicos para o ensino interdisciplinar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias(2025-02-19) PEREIRA, Kézia Cristina Rendeiro; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A Química ainda é uma das componentes curriculares mais temidas pelos estudantes do Ensino Médio, devido ao seu elevado nível de abstração e muitas vezes, pela prática de um modelo meramente expositivo de ensino. Nesta direção, este trabalho visa apresentar um Produto Educacional autoral intitulado “Desafio Científico das Lendas Amazônicas”. Ele é um jogo de tabuleiro octógono com perguntas e respostas pautadas na BNCC que contextualiza os conteúdos curriculares do Ensino Médio da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. É uma importante ferramenta pedagógica, pois integra saberes culturais de contação oral de histórias, mitos e lendas e conhecimentos científicos, utilizando as lendas amazônicas, como ponto de partida para explorar conceitos de forma contextualizada e lúdica. Foram selecionadas as seguintes narrativas para compor o jogo: Matinta Pereira, Curupira, Iara, Boto Cor-de-Rosa, Mandioca, Saci-Pererê, Corpo Seco e Vitória-Régia para a contextualização conceitual. De modo informal, isto é, semTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A pandemia da covid-19 no município de Salinópolis: uma análise a partir da modelagem matemática(2024-02-28) SANTOS, Carla do Socorro da Silva; TABORDA, Symone Lima; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida na perspectiva da Educação Matemática no contexto da pandemia no ano de 2020. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula e a perspectiva de Modelagem. Este estudo caracteriza uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino em Salinópolis – Pa. O objetivo geral é mostrar através da Modelagem Matemática os números da COVID-19 no ano de 2020 por meio dos boletins de saúde do município de Salinópolis/Pa e questionar os alunos sobre a utilidade da matemática no contexto da pandemia. Como resultados, trouxemos debates interdisciplinares, de cunho social, da área da saúde, educação, geografia, biologia e da própria matemática buscando analisar suas contribuições para o diagnóstico, disseminação da doença, a descoberta de remédios e vacinas. Foi possível entender também, que por meio do contexto da pandemia da COVID-19, como a matemática atuou por meio de seus modelos matemáticos como eixos estruturantes e quais os papéis desses modelos frente a sociedade, a saber: informar por meio de números, entender a doença num contexto global e local, entender a velocidade de contaminação e mortes por dia, mês e ano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica(2023-12-21) SILVA, Elizama Félix da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O Trabalho de Curso cumpre os aspectos estruturais baseados na instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará, que assegura de forma excepcional e temporária sobre as atividades relativas ao Trabalho de Curso, flexibilizadas em consequências decorrente da pandemia da COVID-19. Sendo assim, foram utilizados os relatórios semestrais entregues à CAPES, feitos em decorrência de minha atuação como bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022/2024), como quesito de análise pela banca avaliadora para cumprimento do crédito. Isto posto, destaca-se que os relatos produzidos abordam as experiências de dois semestres de imersão no referido Programa executado pelo núcleo da UFPA/Campus Ananindeua. Sobre isso, apresento experiências vivenciadas dentro e fora da escola-campo, como, por exemplo, a participação no Programa Futuras Cientistas feita em parceria entre a Universidade Federal do Pará, Secretaria de Estado de Educação do Pará e o Governo Federal. Também apresento as experiências vivenciadas em turmas da terceira série do ensino médio divididos em três momentos. O conteúdo do relato aborda sobre a importância da construção e utilização de sequência didática no processo de ensino-aprendizagem para atribuir sentido aos conhecimentos e colaborando para uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Como resultado geral das reflexões, observo um grande êxito em aplicar cálculos químicos atrelados à poluição atmosférica tornando o ensino de química mais aplicável e atrativo para os estudantes. Para além disso, também ressalto que minha participação como Residente possibilitou várias situações desafiadoras na formação deste lidar com a sala de aula, escrever relatórios, produzir uma cartilha, atuar com projetos de investigação e projetos de vida dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O sistema hidropônico como complemento metodológico para as aulas de Ciências(2021-08-07) FERREIRA, Brucy Dasaiev Mendonça; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437As críticas sobre melhorias na estrutura do ensino são constantes, principalmente se tratando das ciências naturais. Dessa maneira, é importante aproximar os alunos à sua realidade, de modo que os conteúdos que eles estudam nas escolas sejam trabalhados de forma prática. Este trabalho traz a temática de implantação do sistema hidropônico como proposta complementar nas metodologias de ensino, enfatizando seu funcionamento mediante a difusão dos conteúdos estudados em química, física e biologia. A proposta resulta de pesquisas que mostram que o sistema hidropônico é composto por uma série de propriedades estudadas nas disciplinas citadas anteriormente e traz como foco: conceito científico, processo de construção e o funcionamento nas técnicas de plantio. Dessa maneira, procura-se expor os conteúdos de ciências, mas dando destaque para os de física, como a hidrodinâmica e a maneira que seus tópicos podem ser explicados utilizando-se o sistema hidropônico. As informações expressas neste trabalho foram retiradas de artigos científicos direcionados à prática hidropônica no intuito de comprovar que tal técnica pode ser trabalhada nas escolas, relacionando o funcionamento do sistema aos conteúdos estudados, propriedades e características. O estudo demonstra que apesar do sistema hidropônico ser uma técnica de plantio, não se pode afirmar que este pode ser trabalhado apenas pela biologia e suas especializações. É necessário considerar o trabalho de plantio por completo, pois a falha ou ausência de algum fator pode gerar complicações no sistema hidropônico e comprometer o desenvolvimento do vegetal.