Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Interdisciplinar"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento do estudo de funções exponenciais e logarítmicas e suas aplicações interdisciplinares
    (2023-01-03) FARIAS, João Paulo de Azevedo; SANTOS, Welington Lima dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    A Matemática passou por diversas transformações, que nos proporcionaram melhor entendimento, métodos e aplicações dela, pela ciência moderna. E essas transformações estão diretamente ligadas com a necessidade do homem de compreender fenômenos, situações e a própria coexistência das relações homem-natureza. Sendo assim, o desenvolvimento dos logaritmos e exponenciais, ou melhor, das funções logarítmicas e exponenciais, tiveram um papel fundamental para esse desenvolvimento, em vista de que, para o homem dos séculos passados, realizar operações de multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, era uma tarefa árdua, que sem o uso de ferramentas computacionais as quais conhecemos hoje, levar-se-ia anos para a realização de um trabalho como este. Em relação a metodologia é de caráter teórico tendo em vista um formalismo detalhado sobre propriedades, formulações matemáticas e gráficos de funções exponencial e logarítmica e com base na contextualização e interdisciplinar com problemas voltados ao cotidiano do aluno. Dessa maneira, esse artigo enfatiza o desenvolvimento do estudo de funções exponenciais e logarítmicas e suas aplicações interdisciplinares considerando que seja relevante para uma melhor compreensão da teoria além de acrescentar um breve relato histórico do desenvolvimento dos conceitos de exponenciais e logaritmos até a forma como conhecemos hoje, destacando-se alguns dos grandes matemáticos que contribuíram com o tema abordado. Quanto as aplicações das funções inserem alguns problemas contextualizados (ENEM, anos 2012, 2016 e 2017) relacionados com o cotidiano. Conclui-se a pesquisa considerando que a abordagem realizada sobre as duas vertentes teoria e prática, podem ser realizadas e aplicadas no contexto da sala de aula e que podem contribuir para um melhor processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o aluno passa a compreender o campo de aplicação com problemas ligados ao seu cotidiano.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de significação da criança surda através dos sentidos corporais
    (2018-12-19) PEREIRA, Isabelly Coutinho; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    Tivemos como objetivo, principal, compreender o processo de construção da significação inata a partir dos sentidos corporais. Especificamente, identificar a habilidade de compreensão e produção dos sentidos corporais da criança surda dos anos iniciais. Registrar a importância do contexto no processo de significação e o aspecto social da cognição da criança surda. Pressupomos que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir dados contextuais que compõem sua vida diária. Nesta perspectiva, adotamos como aporte teórico Quadros (1997) sobre aquisição da linguagem (AL) em crianças surdas. Participaram deste estudo 4 alunos surdos da educação infantil de uma Unidade de Ensino Especializado na cidade de Belém-Pa, com idades entre 6 e 8 anos, sendo duas do sexo feminino e dois do sexo masculino. O material da pesquisa consistiu de um vídeo de 15 minutos referentes aos sentidos dos participantes: visão, olfato, paladar, tato e audição. Os dados confirmaram que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir de dados contextuais que compõem sua vida diária.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA