Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Interaction"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo da realidade aumentada no ambiente educacional
    (2023-04-19) MELO NETO, José da Silva; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903
    A Realidade Aumentada proporciona a interação do mundo real com o virtual essa tecnologia vem obtendo grandes avanços nos últimos anos, atualmente possui uma gama de aplicações voltadas para a área educacional. Neste trabalho através de pesquisas bibliográficas e estudos de caso, buscou-se trazer a história, conceitos e implemento da RA, assim foram criados três jogos dentro do campo educacional ensino fundamental maior no objetivo de propor ferramenta com dinâmica, interação, criatividade que possa envolver aluno e professor no processo de conhecimento e aprendizado, o referido trabalho demonstra as tecnologias e ferramentas selecionadas no objetivo de identificar o potencial que este recurso possui e a sua capacidade em poder acrescentar e transformar a atual realidade em sala de aula para crianças. Este recurso traz em específico um estudo da utilização de jogos educacionais com marcadores de imagens gatilho, que reagem às aplicações, estas por sua vez criam e simulam ambientes de realidade aumentada buscando uma abordagem de sua utilidade e importância nesta área do conhecimento, de maneira que vir a ser utilizada como recurso pedagógico no que se refere ao aprimoramento do ensino, estímulo ao aprendizado, perspectivas de usuários, aperfeiçoamento e melhorias futuras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Família e escola: como promover essa interação?
    (2018-03-13) SOUZA, Rosângela dos Santos; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124
    Este estudo é oriundo de uma pesquisa que está subordinada ao tema: Escola e Família: como promover essa interação, onde o seu foco principal é saber o que a Escola Municipal de Ensino Fundamental CASTRO ALVES tem feito para promover sua interação com as famílias de seus alunos, por meio da qual, ambas possam firmar uma parceria sólida e eficaz, visando à promoção de uma educação construtiva, justa e de qualidade, através de um trabalho coletivo. Para tanto, foi realizada em um primeiro momento, uma fundamentação teóricas, baseadas principalmente nas obras de Castro e Regattieri (2009), Chaves (1994), Gimeno (2001), Paro (2007), Prado (1985) e Valle (2011). Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da qual, foi possível fazer um levantamento sobre a relação entre a escola EMEF CASTRO ALVES e os pais e/ou responsáveis pelos alunos que a frequentam. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário composto de 11 (onze) questões aos pais de alunos que freqüentam a escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que a interação entre a escola pesquisada com as famílias de seus alunos tem sido insatisfatória, visto que, os pais não têm acompanhado de perto o desempenho escolar de seus filhos, alegando a falta de tempo, a falta de abertura e incentivo por parte da direção da escola e dos professores e falta de interesse em querer participar dos eventos da escola. A escola, por sua vez, tem aceitado de modo passível essa realidade, visto que, nada tem sido feito para mudar essa situação. Dessa maneira, procurou-se no final desse trabalho, sugerir que as informações adquiridas por meio deste, fossem aplicadas no cotidiano da escola-campo, com a finalidade de promover, dia após dias, a parceria e a interação entre família e escola, visando à solução dos problemas relacionados ao processo ensino aprendizagem, bem como, contribuir para a construção de uma escola democrática e de uma educação realmente transformadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Interações e brincadeiras de crianças da comunidade quilombola do rio baixo Itacuruçá, Abaetetuba-PA
    (2022-11-30) LOBATO, Maria Cristina dos Santos; BARRETO, Maria da Conceição da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este Trabalho de Curso trata das interações e das brincadeiras de crianças de 5 a 8 anos de idade que residem na comunidade quilombola do Baixo Itacuruçá. O estudo objetivou analisar como acontece as interações e as brincadeiras no cotidiano das crianças, na perspectiva de valorizar a cultura local também pelas produções infantis. Para isso, nos baseamos em estudos bibliográficos com base em autores como os autores Borba (2006, 2005); Brandão (2015, 2005), Pojo (2021, 2017), mais um ensaio de trabalho de campo tomando as vivências e observações junto das crianças por conversas e entrevistas com elas, e outros participantes, alguns familiares e lideranças da comunidade. De um modo geral, constamos que existe diferentes formas de interação, socialização das crianças com a natureza e com suas famílias. Ainda, ratificamos que a valorização da cultura local como um modo próprio de viver, de interagir e de socializar devem ser preservados e valorizados pela comunidade, sendo as produções infantis tem sua importância, versatilidade e potência pedagógica que nos parece útil ao ensino escolar com as crianças.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    Teoria da relevância: análise da comunicação ostensivo-inferencial nas postagens mêmicas nas redes sociais
    (2019-02-15) LIRA, Marizabeth da Silva; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142
    Este artigo faz uma abordagem da teoria da comunicação e cognição humana, denominada Teoria da Relevância de Dan Sperber e Deidre Wilson, publicada em 1986. Essa teoria aborda a interpretação como um processo cognitivo, ou seja, que explica como uma informação dada é mental e inferencialmente representada e processada pelo ouvinte. Nessa interação entre falante e ouvinte, a Pragmática compreende os mecanismos que são utilizados no momento da interação face a face para que os indivíduos façam conclusões que sejam relevantes no processo comunicacional. O objeto de estudo são as postagens mêmicas publicadas em redes sociais que serão analisadas à luz da Teoria da Relevância. A escolha das postagens mêmicas faz-se necessário por se tratar de um gênero digital sincrético que, abrange em suas imagens contextos variados como: social, político, econômico. O objetivo dessa proposta é demonstrar como as informações dessas postagens são representadas e processadas pelos visualizadores, assim como a intenção comunicacional dos produtores, em fazer com que os visualizadores infiram o que está implícito em tais postagens. A abordagem teórico-metodológica utilizada em nossa pesquisa está embasada nos estudos de Sperber e Wilson (2005); assim como, nos estudos de Levinson (2007), do qual, faremos um esboço sobre a origem do uso moderno do termo Pragmática. A análise nos mostrou que, o processo de comunicação e cognição humana a partir da Teoria da Relevância, existem relevantes pistas para a compreensão no processo de codificação e decodificação de mensagens. Ao longo de nossa pesquisa constatamos que o contexto exerce um papel determinante no processo de comunicação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA