Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Integration"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os processos de integração de saberes e educação ribeirinha: o papel do SOME na formação de jovens trabalhadores
    (2025-02-21) CRUZ, Raisa Chaves da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484
    O presente artigo analisa os processos de integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), no contexto vivido por jovens ribeirinhos, na escola EMEIF Professora Maria Regina Aquime, localizada na comunidade de Mapiraí de Baixo, no município de Cametá, Pará. O estudo investiga como ocorre a integração entre os saberes locais e as práticas pedagógicas no Ensino Médio, levando em conta os desafios enfrentados por estudantes e professores nessa modalidade de ensino. A pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante, mostra como os(as) jovens trabalhadores e trabalhadoras vivenciam o Ensino Médio a partir de práticas pedagógicas e educativas, destacando a relevância do SOME para democratizar o acesso à educação em áreas rurais; revela também problemas estruturais que dificultam sua plena eficácia, como evasão escolar e infraestrutura inadequada nas escolas onde o SOME funciona.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de banco de dados de serviços de engenharia para o Estado do Pará.
    (2024-11-06) PANTOJA, Lucas Miranda; LUCAS, Ana Clara Colares; KATO, Ricardo Bentes; http://lattes.cnpq.br/6500017854436524
    Este trabalho aborda a criação de um banco de dados regionalizado de serviços de engenharia para o estado do Pará. O problema identificado é que os bancos de dados atualmente utilizados, como o SINAPI, refletem custos centrados na capital, desconsiderando as variações regionais significativas, o que compromete a precisão dos orçamentos e a execução de obras públicas no interior do estado. O principal objetivo do trabalho é desenvolver uma ferramenta que permita a elaboração de orçamentos mais justos e alinhados à realidade local, considerando as peculiaridades econômicas e logísticas de cada região. Para isso, foi adotada uma metodologia que inclui a coleta semestral de preços in loco, a categorização dos insumos como locais ou importados, e a projeção dos custos de transporte a partir da capital. Os dados coletados são validados e comparados com as composições do SINAPI e SEDOP, com o uso de ferramentas como o Sisplo BIM para a gestão da base de dados e relatórios. Como resultado, espera-se que o banco de dados melhore a precisão orçamentária de obras públicas, fomente o desenvolvimento econômico regional, aumente a competitividade nas licitações, especialmente nas regiões mais afastadas. Os desafios incluem a adequação da infraestrutura digital nas regiões mais remotas e a integração de sindicatos para ajustes salariais, mas o impacto esperado é positivo tanto para contratantes quanto para a sociedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA